A Ducati MotoE entra em pista pela primeira vez no circuito de Misano

Borgo Panigale (Bolonha, Itália), 20 de dezembro de 2021

A moto Ducati MotoE foi à pista pela primeira vez no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, justamente onde o acordo com a Dorna Sports foi anunciado em outubro. Na verdade, a partir da temporada de 2023, o fabricante de motocicletas Borgo Panigale será o único fornecedor de motocicletas para a Copa do Mundo FIM Enel MotoE ™, a classe elétrica do Campeonato Mundial de MotoGP ™.

O protótipo da motocicleta elétrica, com o codinome “V21L”, é o resultado do trabalho conjunto da equipe da Ducati Corse e dos engenheiros de P&D da Ducati, liderados por Roberto Canè, Diretor da Ducati eMobility, e foi levado para a pista por Michele Pirro, profissional piloto e piloto de testes da Ducati desde 2013, que avaliou as características técnicas e potencial da primeira moto elétrica da Ducati.

Roberto Canè, Diretor da Ducati eMobility:

“Estamos vivendo um momento verdadeiramente extraordinário. Acho difícil acreditar que é uma realidade e ainda não um sonho! A primeira Ducati elétrica na pista é excepcional não só pela sua singularidade, mas também pelo tipo de empreendimento: desafiador tanto pelos seus objetivos de desempenho como pelos seus prazos extremamente curtos. Justamente por isso, o trabalho de toda a equipe que se dedica ao projeto tem sido incrível e o resultado de hoje nos retribui o esforço realizado nos últimos meses. Estamos certamente ainda não terminou; na verdade, sabemos que o caminho à frente ainda é muito longo, mas entretanto, colocamos um primeiro ‘tijolo’ importante. ”

Michelle Pirro, piloto de testes:

“Testar o protótipo do MotoE no circuito foi uma grande emoção, porque marca o início de um capítulo importante na história da Ducati. A moto é leve e já tem um bom equilíbrio. Além disso, a ligação do acelerador em a primeira fase de abertura e a ergonomia são muito semelhantes às de uma moto de MotoGP. Se não fosse pelo silêncio e pelo facto de neste teste termos decidido limitar a potência a apenas 70% do desempenho, poderia facilmente imaginei que estava andando de bicicleta. ”

Os desafios mais importantes no desenvolvimento de uma motocicleta elétrica de corrida continuam relacionados ao tamanho, peso e autonomia das baterias. O objetivo da Ducati é fazer com que motocicletas elétricas de alto desempenho e caracterizadas por sua leveza estejam disponíveis para todos os participantes da Copa do Mundo FIM Enel MotoE ™. O foco do projeto são, além da melhor performance, a contenção do peso e a consistência do fornecimento de energia durante a corrida, obtidos graças à atenção no desenvolvimento de um sistema de refrigeração adequado ao objetivo.

A experiência da Ducati na Copa do Mundo FIM Enel MotoE ™ será um suporte fundamental para P&D de produtos. O objetivo é criar, assim que a tecnologia permitir, um veículo elétrico Ducati para uso rodoviário que seja esportivo, leve, emocionante e capaz de satisfazer todos os entusiastas.

Usuário usado para a republicação de releases de imprensa recebidos pelo Motozoo®.

Um comentário em “A Ducati MotoE entra em pista pela primeira vez no circuito de Misano”

  1. Eu ainda sou completamente contra essa nova era de motos elétricas,onde já se viu acelerar sem ouvir seu coração (o motor) pulsando a 9,10 ,14, 15.000 Rpm onde a adrenalina nós move !
    Espero de verdade que ainda exista alguma Ducati a combustão daqui 5, 7 anos !

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.