E na virada de sexta para sábado tivemos a primeira corrida australiana, a Sprint Race de Phillip Island, uma das minhas pistas favoritas em todo o circuito. Ela é uma pista para corajosos, pois é lançada, o piloto fica deitado em curvas rápidas quase que o tempo todo e o cenário em torno é lindão. Até no Playstation, era uma pista que eu adorava correr. As corridas lá sempre são boas e as lembranças também.
O clima na ilha, junto com o vento e a presença de animais na pista, também são característicos e a chuva esbodegou com os treinos. Quando finalmente vieram os treinos para Q1 e Q2, com a pista ainda preta, mas seca, The Martinator fez uma volta matadora e arrancou uma pole imperial, com a Formiga Atômica, que tinha treinado bem com a pista molhada, em segundo. O bi-campeão Pecco Bagnaia até que salvou um lugar na segunda fila. Este ano a pressão em cima dele parece estar maior. Jorge Martin está um piloto mais completo e ambos já esgotaram o estoque de vacilos do ano. A Ducati Corse sempre demora um pouco mais para ficar pronta.
Na largada Jorge Martin, que tem largado bem, saiu bem e tomou a ponta, onde ficou até o final. Marc Marquez vinha bem até errar a freada da primeira curva, abrir e voltar lá pelo nono lugar, que vacilo. Pecco voou para o segundo lugar, uma boa largada, mas estava fraco das pernas, sem ritmo para acompanhar os ponteiros. Marc Marquez veio de trás passando geral até chegar em segundo, La Bestia também passou o Pecco, que acabou chegando em quarto. Ficou tranquilo porque o Bez encheu a traseira do Maverick Viñales no final do retão, senão ele teria dificuldades em manter este quarto lugar.
O Mavecão embutiu na Ducati do Bez, passou, mas na hora de frear a moto do Bez perdeu o controle, uma parada muito esquisita, não freou e deu um porradão na Aprilia, jogando os dois pilotos em altíssima velocidade para fora da pista. Não duvido nada se aparecer uma explicação aerodinâmica para o acidente, que foi feio. Graças a Deus nenhum dos dois se machucou, embora o Bez tenha ficado estirado no chão e saído de maca. Mas não morreu, foi visto voltando de carona no scooter do fiscal de pista.
No final vimos uma masterclass do Jorge Martin, que promete outra para amanhã. Marc Marquez felizão, recuperou o terceiro lugar no campeonato e se divertiu passando uma galera. Para a corrida certamente a Ducati vermelhinha estará mais acertada, mas meu palpite é que Marc Marquez não irá repetir o vacilo e irá vencer, seguindo de Jorge Martin que se contentará em chegar na frente do Pecco.
Veremos…