A Acerbis é mais conhecida por seus acessórios de plástico. O principal deles é a linha de tanques de gasolina de grande capacidade. Muitos pilotos recorrem a esses complementos para quilometragem extra entre os abastecimentos. A Acerbis levou esse conceito ao enésimo grau quando decidiu capturar o Recorde Mundial do Guinness para a distância percorrida com um único tanque de gasolina.
Em homenagem ao 50º aniversário da empresa, a Acerbis criou o projeto AC50. O empreendimento começou com uma Honda Monkey. A equipe então retirou o tanque original, os paralamas e laterais. Em seu lugar, a Acerbis fabricou um tanque de gasolina de quase 108 litros de plástico reforçado com fibra de vidro. A unidade de peça única funciona como a carroceria da moto, mas também adiciona cerca de 104,3 quilos a miniMOTO. Para contextualizar, uma Monkey totalmente abastecido pesa 104,8 kg no chão do showroom.
O tanque de combustível XXL oferece uma capacidade de 107,8 litros.
Com base na estimativa de 55 km/litro reivindicada pela Honda, a Monkey modificado deve cobrir até 7.155 quilômetros antes de retornar à bomba. Isso é alcance mais do que suficiente para cobrir a distância de Los Angeles a Chicago – e vice-versa. Para os propósitos da Acerbis, o Monkey bebedor de gasolina pode facilmente percorrer os quase 4.184 quilômetros entre a sede da marca Albino no norte da Itália até o Cabo Norte da Noruega, a ponta norte da Europa.
O projeto AC50 embarcou nessa jornada recorde em 10 de junho. Deixando a Itália pelo Brenner Pass, a rota passou pela Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Finlândia antes de chegar à linha de chegada na Noruega.
O AC50 Honda Monkey da Acerbis viajou para o ponto mais ao norte da Europa com um tanque de combustível.
A rota da sede da Acerbis em Albino até o Cabo Norte abrange sete países e quase 4.200 quilometros. Foto Acerbis.
Para manter a Monkey em movimento, a equipe dividiu o tempo de assento entre três pilotos: Alicia Sornosa, Andrea Rastrelli e Maurizio Vettor. O trio lutou contra o mau tempo durante a etapa final da jornada, mas finalmente chegou a North Cape em 15 de junho. distância percorrida com um único tanque de combustível por um protótipo de motocicleta.
Apesar de chegar ao ponto mais ao norte da Europa e conquistar um recorde mundial no processo, a equipe do AC50 ainda não desistiu.
“A jornada continua e só terminará com a última gota de combustível”, proclamou o CEO da empresa, Guido Acerbis.
Sem reabastecer o recorde Monkey, a equipe rumou para o sul para a viagem de volta a Albino. Os fãs podem acompanhar a viagem de volta para casa na página dedicada do AC50, mas o que eu realmente quero saber é quando a Acerbis oferecerá seu tanque de gasolina AC50 Monkey para as massas.