Uma corrida diferente. A começar pelo vencedor, Alex Marquez, que nunca tinha vencido no MotoGP. Diferente porque os campeões mundiais Bagnaia (14o), Marc Marquez (18o), Fabio Quartararo (21o) e Joan Mir (17o) chegaram lá atrás… bem longe.
Pista molhada, Jack Miller largou para a ponta, mas não conseguiu ficar lá por muito tempo. As KTMs, que em teoria são boas de chuva, hoje ficaram devendo. Miller e Binder chegaram em sétimo e nono, respectivamente, o que é ruim para eles. Mas um oitavo para o Augusto Fernandez, já foi bom.
As Ducatis GP22 reinaram na pista, com a vitória do Alex Marquez, que fez uma corrida impecável, seguido pelo Marco Bezzechi. A primeira GP23 foi a de Zarco, em quarto, fazendo a sua já tradicional recuperação de final de prova.
As Aprilias até vieram bem, mas nunca ameaçaram vencer. Terceiro para o Maverick Viñales teve gosto de vitória e por isso ele estava tão sorridente no final da prova.
Miguel Oliveira fez um bom e invisível décimo lugar e Pol Esparagaró chegou em um bom décimo sexto, pertinho do Morbidelli, a primeira moto japonesa. Eu esperava menos do Pol. Na verdade, duvidei que ele voltasse a correr, é um guerreiro.
As Hondas, todas se arrastando, dizem que mudaram o objetivo nas corridas. MM disse que cometeu um erro no início do ano, vindo para o pau com um equipamento sem condição. Daqui para o final do ano o objetivo é apenas preparar a temporada de 2024. Adquirir dados e fazer testes, não dá para brigar. Meio ano de pista testando, com MM, é uma boa vantagem. A Ducati fez isso em 2006, adiantando os testes meio ano e quando chegou 2007 Casey Stoner veio estrondando.
Sobre a sua corrida, disse Alex Marquez:
“Eu soube imediatamente que eu estava muito bem. Comecei um pouco ‘sonolento’ e perdi algumas posições, mas depois encontrei ritmo e confiança. Rodei bem, apesar de ter cometido um erro na última volta que poderia ter piorado muito a minha vida. Além disso, eu estava no controle e foi emocionante conquistar esta primeira vitória, que dedico primeiro a esta grande equipe.”
Já Bagnaia e a Ducati Corse, não sabe o que aconteceu, vão estudar. Enea Bastianini também não andou como devia.
Que venha amanhã a grande corrida.