Andrea Dovisiozo é oficialmente um dos “MotoGP Legend!”

Uma das notícias mais bacanas que eu já postei aqui. Eu sou muito fã do Dovi.

Muitos são os motivos. Primeiro, ele corria com o número 4 do nosso Coelhão. Depois ele destacou-se em minha amada Ducati. Muito gente boa, sério, meticuloso, competitivo, cerebral, rápido, combativo. Nós, o MotoGP, a Ducati e até Marc Marquez devemos muito ao excelente piloto Andrea Dovisiozo.

Caía muito pouco, a Desmosedici GP jamais chegaria onde chegou sem o seu trabalho. Gigi Dall’Igna deve também, apesar de depois de tantos anos terem se cansado um do outro.

Eu, como já escrevi aqui algumas vezes, conheci-o pessoalmente no RioGP. Ainda garoto, correndo de 125 onde seria campeão no ano seguinte. Ele trouxe umas peças da Europa, enviadas pelo Sr. Polini, com a missão de me entregar em mãos. Conversamos um pouco. Uma pena eu não ter conhecido o Dovi de uns 15 anos depois, já piloto de MotoGP e um homem maduro.

Certamente é uma injustiça das corridas ele, tendo feito o que fez no MotoGP, ter se aposentado sem um título no MotoGP. Não deu sorte né, teve que enfrentar Marc Marquez no seu auge. Mas fez bonito demais e só podemos ter um vencedor. Ele bateu na trave 3 vezes. Jamais esqueceremos suas batalhas com MM.

Como escapou de se quebrar todo no MotoGP, vai tentar se arrebentar no Motocross. Aí tenho certeza de que ele consegue.

Muito merecido. Randy Mamola também não conseguiu ser campeão, Dani Pedrosa também, e são Legends.

Parabéns Dorna, mais do que merecido.

Está chegando a hora da Dorna dar este status para Alex Barros, que também é Legend, sem dúvida.

Vejam abaixo o release da Dorna:

Andrea Dovizioso agora é oficialmente uma lenda do MotoGP™! O Campeão do Mundo de 125ccc de 2004 e três vezes vice-campeão do MotoGP™ foi introduzido no Hall da Fama no Gran Premio d’Italia Oakley na quinta-feira, quando o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, presenteou o italiano com sua medalha Lenda do MotoGP™. O Autodromo Internazionale del Mugello forneceu o cenário perfeito, um local onde Dovizioso reinou no MotoGP™, e a casa estava lotada para a cerimônia.

Dovizioso venceu o Campeonato do Mundo de 125cc em 2004, subiu para se tornar um desafiante consistente nas 250cc e depois estreou-se no MotoGP™ em 2008, conquistando o seu primeiro pódio na categoria rainha como estreante. Na temporada seguinte, Dovizioso conquistou sua primeira vitória na categoria rainha e até sua saída da Honda no final de 2011, era uma ameaça consistente ao pódio. Na temporada seguinte, estreou-se com a Yamaha Tech3, onde novamente conquistou vários pódios, antes de uma mudança para a equipe de fábrica da Ducati em 2013, quando os dois iniciaram uma longa jornada até o topo.

Em 2014, Dovizioso conquistou dois pódios, em 2015 cinco e em 2016 outros cinco – incluindo uma vitória histórica no Grande Prêmio da Malásia, a primeira desde 2009. Isso deu início a um renascimento da incrível forma de liderança, já que Dovizioso foi vice-campeão em 2017 , 2018 e 2019, conquistando 12 vitórias em apenas três temporadas. Sua última vitória veio em sua última temporada com a Ducati no Grande Prêmio da Áustria de 2020.

Depois de uma breve pausa nas corridas, Dovizioso voltou à pista no final de 2021 como piloto da Equipe Independente com a Yamaha antes de se aposentar após Misano em 2022. Seu último hurra viu o paddock aplaudir as conquistas e a classe de uma chave figura da era moderna – e protagonista de alguns dos melhores duelos do esporte!

Agora, Dovizioso se junta a uma lista de Lendas do MotoGP™ que inclui Valentino Rossi, Giacomo Agostini, Hugh Anderson, Kork Ballington, Max Biaggi, Alex Crivillé, Mick Doohan, Stefan Dörflinger, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Nicky Hayden, Jorge Lorenzo , Daijiro Kato, Eddie Lawson, Marco Lucchinelli, Randy Mamola, Anton Mang, Jorge ‘Aspar’ Martinez, Angel Nieto, Dani Pedrosa, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Kenny Roberts Jr, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Luigi Taveri, Carlo Ubbiali e Franco Uncini.

Dorna

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.