Leiam abaixo o release de imprensa da Equipe SRT. Estarei torcendo muito pelo Dovi, sou seu fã. Adorarei se ele chegar na frente do Viñales, mas acho difícil que isso aconteça. Aguardemos…
Mário
O italiano Andrea Dovizioso vai juntar-se à PETRONAS Yamaha Sepang Racing Team até ao final da temporada de 2021, substituindo o compatriota Franco Morbidelli – que está indo para a Monster Energy Yamaha MotoGP.
‘Dovi’ estreou no MotoGP em 2008 depois de arrematar o título do Campeonato do Mundo de 125cc em 2004. Na sua primeira temporada na categoria rainha terminou como melhor piloto de equipe independente e conquistou a primeira vitória um ano depois. Desde a sua primeira corrida na categoria rainha, o italiano somou um total de 62 pódios, 15 vitórias e 7 pole position. Além disso, Andrea também esteve na luta pelo campeonato em 2017, 2018 e 2019 – encerrando os três anos como vice-campeão.
Marcando o tão esperado regresso ao campeonato, Dovizioso vai juntar-se à equipe da Malásia como companheiro de equipe de Valentino Rossi no resto da época de 2021, começando com o GP de San Marino neste fim-de-semana.
Voltando a juntar-se ao seu antigo companheiro de equipe Fabio Quartararo, Franco Morbidelli alinha na equipe de fábrica Monster Energy Yamaha MotoGP no Grande Prémio deste fim-de-semana. O vice-campeão de 2020 conquistou os seus primeiros pódios de MotoGP e venceu com a PETRONAS Yamaha SRT em 2020, e todos gostariam de agradecer sinceramente a Franco pelo tempo que passou com a equipe e desejar-lhe as maiores felicidades na sua promoção.
Razlan Razali
Estamos absolutamente entusiasmados com a decisão coletiva entre a Yamaha e a PETRONAS Yamaha SRT em receber Andrea Dovizioso a partir desta corrida até o final do ano. É claro que ele é um piloto extremamente talentoso e muito conceituado e estamos entusiasmados por o ver de volta ao paddock de MotoGP depois do seu ano sabático e a usar as nossas cores. Estamos muito satisfeitos com a escalação de Dovi ao lado de Valentino e por termos dois heróis da corrida em casa em Misano este fim de semana.
Claro, isso é possível porque Franky está se mudando para a equipe de fábrica ao lado de seu antigo companheiro de equipe Fábio, e estamos absolutamente encantados e animados por ele. Ele teve um desempenho notável para nós, especialmente no ano passado como vice-campeão, e essa progressão é exatamente o objetivo de uma equipe independente – desenvolver pilotos para a equipe de fábrica e ajudá-los a ter o melhor desempenho possível. Pela primeira vez, a formação da equipe de fábrica da Yamaha é composta por dois pilotos que se formaram na nossa equipa e estamos excepcionalmente orgulhosos disso. Para mim, este é um sinal claro da colaboração mais forte e profunda entre nós e a Yamaha. Estamos sempre prontos para apoiar a fábrica e acho que com essa solução e flexibilidade todos vemos um benefício claro, por isso estamos muito satisfeitos e, claro, agradeço sinceramente a Franky por todo o seu trabalho árduo e desejo a ele tudo de bom.
Andrea Dovizioso
Embora não esperasse estar de volta ao MotoGP assim, nunca fechei a porta a isso e é bom estar aqui com a Yamaha e a PETRONAS Yamaha SRT. Queria experimentar uma nova situação e estou muito feliz por estar de volta. Vai ser interessante estar em uma moto completamente diferente da que eu usei antes e estou ansioso pela experiência. Visitei a equipe em Aragon e parecia quase como se estivéssemos de novo em 2012 e sentar-me na moto Yamaha foi igualmente bom. Foi muito bom sentar-se na moto pela primeira vez e fazer os ajustes iniciais, de modo que já estamos um passo à frente do FP1 aqui em Misano. Preciso entrar na pista para entender os detalhes e teria sido melhor fazer um teste antes de entrar na corrida, mas começo sem pressão e será ótimo ir em Misano para as últimas cinco corridas da temporada.