E a Aprilia foi uma das últimas a apresentar sua equipe para o MotoGP 2021. Ainda sem conseguir evoluir, é a única equipe que ainda pode usar o status de “em desenvolvimento” e tem concessões. Pode testar mais, pode ter mais motores, pode mexer mais na moto.
Com o seu sucesso extraordinário nas categorias antigas de 125 e 250, onde ganhou uma penca enorme de títulos, seu desempenho na categoria top sempre decepcionou. No início correu nas 500 com uma 400 de dois cilindros, que cresceu para 500 mas sem bons resultados. Depois tentou com a Cube, uma moto de 3 cilindros, a primeira ride-by-wire do grid, potentíssima mas que quase matou Colin Edwards e Haga, que sofreram com ela.
Com a morte de seu fundador, Ivano Beggio, com a venda para a Piaggio, eu imagino que a Aprilia tenha sofrido bastante, mas eles parecem ter investido bastante no projeto MotoGP ultimamente. Sem muitos resultados. A moto é inconfiável, quebra, anda bem algumas vezes, mas não mantém uma linha de constante desenvolvimento.Tem dificuldade até para conseguir um piloto de ponta. Dovizioso, por exemplo, dropou um lugar na equipe. E ainda teve o rolo com Andrea Ianonne.
Agora para 2021 já começa perdendo Fausto Gresini, fará falta. Para quem não acompanha, a Aprilia atualmente é tocada pela equipe Gresini, apenas ano que vem ela terá uma equipe de fábrica puro sangue, como a outras. A dupla de pilotos com Espargaró e Savadori não é a mais impressionante. Terá que fazer mágica.
Tenho Aprilia, adoro Aprilias, torço muito pela marca, mas meu prognóstico é pessimista. Acho esta moto feia demais e que teremos que esperar uma revolução maior na equipe para vê-la candidata ao título.
Vejam abaixo o vídeo do lançamento da equipe, com uma emocional edição mostrando momentos de Gresini na equipe.
Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica.
Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos.
Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet.
Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais.
Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999.
Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje.
Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee.
É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br.
Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto
Um comentário em “Aprilia apresenta seu time para o MotoGP 2021”
Vai dar trabalho esse ano