Que beleza ver alguma equipe dando uma pressão na Ducati. Melhor ainda quando é a também adorada Aprilia.
Hoje o Maverick Vinales largou bem, quem diria! Mas o Aleix não estava para brincadeiras e veio passando geral. Martinator estava disposto a participar da briga, mas errou e foi lá prá trás.
Lá na frente Pecco Bagnaia estava andando rápido, bateu o recorde da pista e por um instante eu cheguei a achar que ele repetiria a corrida da Áustria. Mas ainda bem que eu fiquei achando por apenas uma volta, pois assim que o Aleix Espargaró se livrou do Viñales e foi prá cima, bateu o recorde da pista novamente, colou na Ducati e deu um bote lindo. Ambas as motos no limite, mas muito compostas e no chão. A RS-GP colou no vácuo, não levou couro de motor na reta e no Apex, bem atrasado para os dois, Aleix estava no ponto exato onde devia estar para passar. Foi cirúrgico e indefensável. Passou e abriu, hoje a Ducati não era a melhor moto na pista.
Para provar isso, Maverick Viñales veio, colou e, segundo o André Bertrand, faltaram culhões para passar. Eu já tenho minhas dúvidas, achei que o Pecco se defendeu über bem. Viñales teria que arriscar muito demais da conta para passar. Talvez seja isso que o André chame de culhões.
Com isso Pecco salvou um segundo, rindo à toa, pois Martinator chegou em quinto e as Aprilias não estão em seus calcanhares nos pontos. Na verdade, ninguém está. Linda corrida fez o Pecco e a sua GP23, que esteve no chão o tempo inteiro.
Maverick largou bem hoje, andou muito, mas levou couro do Aleix. Brad Binder fez uma excelente corrida, segurando o também excelente Miguel Oliveira, que com uma moto velha esteve por ali perturbando geral. Miguelito e Binder são também pilotos excepcionais.
Martinator após o erro voltou andando muito e no final até passou o Miguel. Não tivesse errado no início eu acredito que chegaria atrás do Viñales.
Mais para atrás Marc Marquez fez uma corrida excepcional para o equipamento que tem. Largou de décimo oitavo e chegou a andar nos top 10, embolado com motos muito melhores, enquanto Mir, Lekuona e Nakagami eram os 3 últimos na pista. Depois deles, um tal de Fabio Quartararo. Meu Deus, Honda e Yamaha devem estar rezando para este ano acabar, é muita vergonha.
Para amanhã a Ducati deve melhorar um pouco. Eles usam tudo o que aprenderam nas oito motos para acertar melhor a GP23. As Aprilias devem vir boas novamente, se Deus quiser teremos um bom pega italiano (entre as motos) na pista novamente. A Aprilia quando anda, anda muito. Só precisa de mais constância.