Aprilia RSV4 Ex3ma

Aí vem a braba da Aprilia! Esquece a RSV4 normal, a nova moto é a RSV4 X Ex3ma (que se pronuncia “Extrema” com o “3” igualzinho ao “tre” dos italianos). São só 30 unidades numeradas dessa máquina, feitas pra comemorar os 30 anos do título mundial 250 GP do Max Biaggi com a Aprilia lá em 1994. Tá afim de ter uma raridade na garagem? É essa!

A Ex3ma tá longe de ser só bonita. A moto faz parte do programa Factory Works da Aprilia, que basicamente pega a tecnologia do MotoGP e joga na sua moto. Quer dizer, essa RSV4 X Ex3ma tem muita coisa inspirada na Aprilia RS-GP 24, principalmente na parte aerodinâmica, com direito a “asa dupla” na carenagem frontal, “colherzinha” na balança e até umas “asas de curva” na roda dianteira.

A Aprilia fala que esses acessórios aerodinâmicos aumentam a pressão pra baixo em curva (pra você colar no asfalto) e na reta (pra te segurar e não te deixar empinar feito louco). E tem mais! As laterais também tem um formato especial pra te deixar grudado no chão.

A moto vem com uma pintura especial “Perla Nera”, inspirada nas motos de corrida da Aprilia do passado, inclusive na RS 250 que o Biaggi usou pra ganhar três campeonatos mundiais (de 1994 a 1996).

Debaixo da carenagem tem o V4 de 1099cc da Aprilia, turbinado com uma taxa de compressão mais alta, filtro de ar especial e um escapamento SC Project que parece o da RS 250 (pra te dar aquela nostalgia). A potência tá lá em cima, com 230 cavalos a 13.500 rpm e torque de 13,3 kgfm a 11.000 rpm.

Pra te dar controle de tudo isso, a moto usa o sistema eletrônico APX da Aprilia, o mesmo usado no Mundial de Superbike. Quer dizer, frenagem, controle de tração, wheelie control e motor, tudo certinho pra você acelerar sem medo. E o legal é que dá pra ajustar tudo isso na hora, com um botãozinho na moto, ou então conectando a moto no seu laptop (que vem de brinde, aliás).

Suspensão? Öhlins. Freios? Brembo. Rodas? Fibra de carbono, calçadinha com os mesmos pneus slick da Pirelli usados no Mundial de Superbike.

Tá afim de garantir a sua? Corre pro site da Factory Works da Aprilia (factoryworks.aprilia.com). As entregas tão previstas pra 2º trimestre de 2025. Mas corre, que são só 30 unidades!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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