Bosch anuncia sistemas de segurança baseados em radar de última geração

Bosch revoluciona a segurança em motos com nova tecnologia de radar

A Bosch acaba de apresentar seis sistemas de assistência ao piloto baseados em radar, prometendo tornar o motociclismo ainda mais seguro e confortável. Entre as novidades, cinco sistemas são considerados pioneiros no mundo, indo além do já conhecido controle de cruzeiro adaptativo.

Parceria exclusiva com a KTM

Em novembro, a KTM será a primeira marca a equipar um de seus modelos com quatro desses sistemas inovadores, todos com sensores de radar voltados para a frente. Essa parceria exclusiva com a Bosch demonstra o compromisso da KTM em oferecer o que há de mais moderno em tecnologia para seus motociclistas.

Como funcionam as novas tecnologias?

  • Adaptive Cruise Control Stop and Go (ACC S&G): Além de manter uma distância segura do veículo da frente, o sistema agora permite paradas e reinícios automáticos, ideal para motos com transmissão automática.
  • Group Ride Assist (GRA): Perfeito para quem gosta de rodar em grupo, o GRA adapta a velocidade para manter uma distância segura tanto do veículo à frente quanto do motociclista que vem logo atrás.
  • Riding Distance Assist (RDA): Mesmo com o controle de cruzeiro desligado, o RDA monitora o tráfego à frente e ajusta a velocidade automaticamente, evitando colisões.
  • Emergency Brake Assist (EBA): Em situações de emergência, o EBA aumenta a pressão dos freios para reduzir a velocidade o mais rápido possível.
  • Rear Distance Warning (RDW): Avisa o motociclista quando um veículo se aproxima perigosamente por trás.
  • Rear Collision Warning (RCW): Além de alertar o motociclista, aciona as luzes de emergência para sinalizar aos veículos traseiros.

Um futuro mais seguro nas estradas

Segundo a Bosch, essas novas tecnologias têm o potencial de evitar até 16% dos acidentes nas estradas alemãs, um número expressivo que demonstra o impacto positivo dessas inovações.

E o que esperar do futuro?

Embora a parceria com a KTM seja exclusiva por um período, é esperado que outras marcas adotem essas tecnologias em breve, especialmente dentro do grupo Pierer Mobility. A Bosch, por sua vez, continua investindo em pesquisas para desenvolver soluções ainda mais avançadas e garantir a segurança dos motociclistas em todo o mundo.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.