Nós ficamos brincando que Toni Bou dificilmente perde uma etapa de Trial, mas este ano o bicho está pegando, não está fácil e ele está em segundo no campeonato. Um dia, depois de mais de 30 títulos, isso iria acontecer. Será que será gora em 2023?
Tivemos neste sábado e domingo a Etapa do Japão, estava de casa para a equipe Honda. No sábado venceram, mas no domingo ficou em segundo e com isso está empatado em pontos com o líder do campeonato, Jaime Busto da equipe de fábrica da Gas Gas. Algum detalhe do regulamento o coloca na frente da classificação.
Seu companheiro de equipe na Honda, o Gabriel Marcelli, também está empatado em pontos com o terceiro colocado, Adam Raga. Incrível não é?
Vejam abaixo os releases de imprensa da Equipe Honda para as duas etapas do TrialGP do Japão.
TrialGP 2023 Round TrialGP – 3
Bou conquista terceira vitória e Marcelli fica em quarto lugar no Japão
O atual campeão se torna o líder absoluto do TrialGP World Championship, enquanto seu companheiro de equipe permanece em terceiro na classificação.
Depois de três anos fora do calendário, o lendário circuito de Motegi, no Japão, recebe a terceira rodada do Campeonato Mundial de TrialGP neste fim de semana. A forte chuva do dia anterior fez da falta de aderência um fator chave na sexta-feira, mas os pilotos da Repsol Honda Trial Team conseguiram bons resultados depois de uma intensa luta com seus rivais.
A terceira etapa da temporada começou da melhor forma possível para Toni Bou, com mais uma vitória. Apesar do resultado final positivo, a primeira volta em Motegi não foi fácil para o piloto da Repsol Honda Trial Team, que terminou a primeira volta no terceiro lugar. Este resultado o fez arriscar mais na segunda volta para tentar a vitória, e a aposta valeu a pena enquanto ele navegava habilmente nas seções finais decisivas.
Também foi um dia positivo para Gabriel Marcelli. Apesar de ter cometido alguns erros na primeira volta que o derrubaram para o quarto lugar, na segunda volta Marcelli conseguiu melhorar seus resultados em relação à volta anterior, brigando pelo terceiro. Ele finalmente ficou em quarto lugar.
Depois dos resultados da primeira jornada do TrialGP japonês, os pilotos da Repsol Honda Trial Team mantêm-se no topo da classificação geral. Bou é o líder absoluto e Marcelli mantém o terceiro lugar.
No domingo, a segunda rodada do evento japonês será realizada às 9h, horário local.
Toni Bou
“Estou muito feliz com o resultado de hoje. Esta corrida é sempre especial porque é a casa da Honda e vencer no Japão é muito importante para nós. Esta vitória também é importante pelo andamento do campeonato; agora temos alguma vantagem, então estamos muito felizes. Foi uma corrida difícil. As seções foram difíceis e quase falhamos algumas na primeira volta. Na segunda volta as áreas secaram um pouco e o nível de dificuldade caiu consideravelmente. Para a corrida de amanhã imagino que algumas zonas vão mudar porque não se espera mais chuva”.
Gabriel Marcelli
“As coisas não correram como eu gostaria hoje. Terminamos em quarto em um dia um tanto difícil, afetado pela chuva de ontem. O molhado talvez não seja o melhor para mim e conquistamos mais alguns pontos na primeira volta. Na segunda volta as zonas secaram um pouco e estivemos melhor. Amanhã as secções vão ser muito mais fáceis, mas penso que, apesar dos resultados de hoje, as secções com um nível mais elevado favorecem o meu estilo de pilotagem. O quarto lugar é positivo para o campeonato. Amanhã teremos de ter cuidado, não errar e partir para o pódio”.
Takahisa Fujinami
Líder de equipe
“Hoje os pilotos provavelmente tiveram um pouco mais de pressão porque, sendo esta a casa da Honda, queriam obter um grande resultado. Estou muito feliz com o primeiro lugar do Toni e também com o resultado do Gabri, que lutou pelo pódio. Algumas áreas provavelmente mudarão amanhã, mas Toni tirou um pouco da pressão sobre si mesmo com a vitória de hoje e terá uma certa vantagem; Gabri terá mais uma oportunidade de conseguir um ótimo resultado amanhã”.
Isso foi no sábado, mas no domingo, conforme eles mesmos previam, as condições mudaram e os adversário reagiram!
Bou em segundo e Marcelli em quarto no Dia 2 do TrialGP japonês
O 32 vezes Campeão do Mundo é co-líder da classificação, com Marcelli em terceiro.
O segundo dia do Campeonato Mundial de TrialGP no Japão viu uma mudança de condições em relação ao dia anterior. A falta de chuva e o aumento das temperaturas deixaram o terreno completamente seco. Os pilotos da Repsol Honda Trial Team conseguiram adaptar-se à situação e conseguiram bons resultados.
A primeira volta foi muito apertada desde o início para Toni Bou, que lutava pela frente e conseguiu terminar em segundo. Na volta 2 ele conseguiu melhorar seus resultados e ser muito mais consistente em todas as zonas. O piloto da Repsol Honda Trial Team terminou o dia empatado em 33 pontos com Jaime Busto e finalmente, devido ao tempo, conquistou o segundo lugar.
Gabriel Marcelli teve uma primeira volta difícil. Os erros que cometeu o situaram na sexta posição, longe da luta pelo pódio. Na segunda volta conseguiu recuperar e melhorar nas zonas onde tinha falhado anteriormente. Competindo para subir ao pódio, ele ficou em quarto lugar, apenas três pontos atrás de Adam Raga à sua frente.
Bou é co-líder da série com Jaime Busto. Marcelli está em terceiro lugar com Adam Raga. O próximo desafio para os pilotos da Repsol Honda Trial Team será na sexta-feira, 9 de junho, no San Marino TrialGP.
Toni Bou
“Foi um dia difícil para nós, com muitos problemas na primeira volta. Pegamos dois cincos por parar, cometemos muitos erros e até pensei que teríamos que brigar pela segunda posição. Ao final da segunda volta tivemos a oportunidade de brigar pela vitória e ficamos empatados, mas ficamos em segundo devido ao tempo. Jaime jogou em alto nível hoje e quando você comete tantos erros, não consegue vencer. Na próxima corrida tenho que estar muito concentrado porque a luta pelo título está muito acirrada, não cometer erros e voltar ao nosso melhor”.
Gabriel Marcelli
“Hoje as coisas não correram como gostaríamos. Conseguimos um quarto lugar que tem um sabor levemente agridoce. Fiz uma primeira volta muito ruim, na qual cometi muitos erros, mas felizmente consegui me recuperar bastante no que considero uma boa segunda volta. Levamos para casa duas quartas posições do fim de semana que não eram o que estávamos procurando. O positivo é que ainda estamos na luta pelo Top 3 do campeonato e aprendemos muito com este fim de semana. Todos nos trataram muito bem aqui e os fãs japoneses me fizeram sentir muito bem apoiados.”
Takahisa Fujinami
Líder de equipe
“Hoje não esperava tantos cincos do Toni na primeira volta e acho que foi por causa do sistema non stop, que é muito difícil de controlar. Apesar de aceitar a decisão é muito difícil psicologicamente para o piloto. no segundo troço conseguiu lutar pela vitória contra o Jaime, porque fez dois cinco nos últimos troços, mas acabou por ser segundo por apenas 30 segundos. Temos que aceitar e lutar na próxima corrida. Quanto ao Gabri, ele estava muito perto do pódio hoje, mais do que ontem. Foi uma pena a primeira volta porque ele cometeu muitos erros, mas ainda estou feliz com a mentalidade que ele tem este ano, ele tem a mentalidade de estar sempre no pódio e isso é importante”.