Corridaça! Mugello 2016 MotoGP

Meus camaradas, que corridaça!

Aqui pelo Rio a temperatura começou a baixar e finalmente está bom novamente colocar o macacão para andar nas estradas. Hoje então, fez um dia bacana, e um grupão subiu a serra de Petrópolis para ir assistir a corrida na Casa do Alemão de Itaipava.

Galera na Torcida!
Galera na Torcida!
Ducati na Casa da Alemão!
Ducati na Casa da Alemão!

Foi muito divertido, a maior torcida para o Valentino Rossi, como sempre, mas a torcida da Ducati estava lá presente para azucrinar. Estávamos correndo em casa e largando da primeira fila né?

Não analisei os treinos mas o Rossi está realmente determinado e rápido. Fazer a pole não foi pouca coisa não e na corrida estava muito competitivo. Lorenzo largou muito bem mas o Rossi pendurou no seu cangote dando mostras de que poderia passar a qualquer momento. Pressionou Lorenzo para um erro mas o Lorenzo não rachou, não errou nada. Já Rossi errou umas duas vezes na difícil freada do final da reta, afinal, são 340 km/h, uma bestialidade.

Mas recuperou fácil, deu mostras de que realmente estava competitivo. Deu mostras também de que o vácuo nesta pista estava  forte, pois vinha atrás do Lorenzo na reta e parecia que sua moto andava mais. No fim da corrida iríamos ver a importância disso.

Infelizmente o motor da Yamaha abriu o bico e nunca saberemos o que o velho iria aprontar. Soube depois, que aconteceu o mesmo com o Lorenzo no warm-up, fumou um dos motores dele. As Yamaha’s estão andando muito mesmo, assim quebra motor!!!

As modificações que o Dorna trouxe, a ECU única, realmente animaram um pouco as coisas. Voltei a ver motos empinando, motos sacudindo horrores, coisa que não se via antes.

Depois falo do Marc Marquez. Mais atrás Viñales e Iannone largaram mal e vieram babando. Eu torço mais para o Dovi, acho um piloto mais técnico e menos afobado, mas é inegável que o Crazy Joe está mais rápido. Quando não faz merda, vira mais rápido. Hoje fez merda, largou pessimamente, ao contrário de Dovi, que sempre larga bem, mas sua velocidade o fez andar horrores e colocou a Ducati no pódium. Dovizioso e Pedrosa fizeram ótima corrida também, pena que no pódium só caibam 3.

E Marc Marquez? Ele é muito bom! Carrega a RCV nas costas, todo de lado, sacudindo. Fez as duas últimas voltas com a faca nos dentes e duas voltas andando a 110% ele já provou que consegue. Agressivo  demais, fez uma aproximação de tarado, ultrapassagens de tarado e por 0.019 não levou uma prova onde ficou claro que não tinha moto para vencer. Sensacional o Marc.

E o Lorenzo? Incrível como não rachou sob pressão. Primeiro do Rossi e depois do Marc. Devolveu ultrapassagens na mesma agressividade e no final usou o vácuo e a melhor aceleração da Yamaha para ganhar uma prova que parecia perdia na última volta. É disso que Marc e Pedrosa reclamam da RCV 2016, falta aceleração, falta drive, não falta potência.

Corridaça, sensacional. Uma pena o Rossi ter ficado fora desta, mas ainda falta muito.

Abraços

Mário Barreto.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.