Meus camaradas,
Fui para uma pizza na casa de um amigo e junto com a mudança para o horário de verão, foi fácil ficar acordado até alta madruga para ver a corrida da Austrália. Este circuito de Phillip Island é sensacional, um dos meus favoritos no PlayStation, hahaha. No vídeo game ele já é sensacional, imagino como deve ser incrível andar lá nesta pista.
Não acompanhei os treinos com cuidado mas vi que Ianonne recebeu uma ajuda do Lorenzo e mandou um super tempo para largar em segundo. Se pudesse, Lorenzo daria ajuda para quem mais precisasse e pudesse, pois tinha todo o interesse em colocar pilotos entre ele e o Rossi. Na largada a Ducati tomou a ponta, previsível pois Marc Marquez não é um excelente largador e a Ducati além do motorzão, tem um launch control demoníaco.
Não chegou a curtir muito porque Lorenzo se jogou em uma ultrapassagem lançada muito bonita e tomou a ponta, deixando a briga para Ianonne, Marc e Rossi. E este trio fez a corrida pegar fogo! O maior passa e repassa com direito a cabeçada do Iannone na gaivota, que ainda abriu um buraco na carenagem da GP15. Mas Lorenzo não conseguiu sumir na ponta, ficou por ali liderando mas ainda perto.
E nesta de perto, Marc Marquez, que foi o pole position, botou prá cima e ultrapassou o Lorenzo. Lorenzo e Rossi estão correndo um tico mais cautelosos, nenhum dos dois quer cair e decidir o campeonato antes da hora. Porém o Marc para alcançar o ritmo suficiente para passar o Lorenzo, superaqueceu o pneu dianteiro (palavras dele) e a moto desequilibrou. Lorenzo estava por perto e aproveitou para passar de novo.
A Desmosedici é um foguete nas retas, atropela sem piedade tanto as Yamahas como as Hondas. Estas são bem melhores no miolo, Rossi pode escolher qualquer traçado atrás do Iannone, mas com a moto de pé e mão no fundo era até covardia. Reparei que o Dovi, lá atrás, era o mais veloz no retão, 340 km/h! Porém, a velocidade da Ducati faz ultrapassar mas dificulta a freada e a curva né? É mais difícil frear de 340 do que de 328…
No passa e repassa do meio da corrida, todas lindas, teve uma que me fez gritar, quando o Iannone apareceu do nada e passou dois de passagem, foi sensacional esta. Foi mais sensacional do que as outras, por passar 2, pelo traçado que ele usou, por serem quem são os ultrapassados, e por ele aparecer do nada, de fora da tela. Espetáculo.
Atrás Pedrosa, Crutchlow e um espantoso Viñales de Suzuki, também botaram para quebrar. A Suzuki é a menos veloz das motos de fábrica e o Maverick Vinãles chamou a atenção de todos com o seu desempenho.
Aleix Espargaró e Andrea Dovisioso estão levando couro de seus números 2… isso nunca é bom para o ambiente da equipe e para os próprios pilotos. Desmoraliza os pilotos número 1 e no final o clima acaba ficando ruim.
Apesar do excelente desempenho da Ducati GP15, temos que notar que até o momento, e acho que até o final do ano, o plano do Gigi fracassará, pois eles tinham como meta ganhar pelo menos 1 corrida este ano, e com o Dovi. Vai dar não.
As duas últimas voltas foram eletrizantes. Rossi mesmo cauteloso, é um Rossi, doidinho para ligar o dane-se, Iannone enlouquecido e o Marc Marquez sem nada para perder. Tanto que decidiu dar tudo na última volta e surpreendeu o Lorenzo. E todos nós! Pulverizou o recorde da pista na última volta, com pneus gastos (mas já esfriados um pouco), botou prá cima do Lorenzo também cauteloso e ganhou a prova.
Que corrida!!!!
Marc foi pole, bateu recorde, fez lindas ultrapassagens e ganhou!!! Nota 11
Lorenzo fez o de sempre, ritmo, velocidade, boas ultrapassagens, técnica, só não segurou um nota 11. Por isso dou 9.5
Iannone fica com 10, pois sua GP15, apesar de mais veloz de reta, não é redonda como as Yamaha’s e esta velocidade ajuda a passar, mas complica as freadas. Hoje andou barbaridade e quando todos esperavam que a sua Ducati iria começar a perder rendimento, ele passou logo Rossi e Marc de uma vez só. Reparem que só a Ducati dele andou hoje, Dovi e os outros ficaram lá atrás.
Rossi fez um corridaço também, mas correr com calculadora na mão é muito mais difícil. Durante todo o campeonato tanto Lorenzo como Marc foram mais rápidos do que ele, sua posição no campeonato é primeiro, mas na pista é terceiro. Como hoje o Iannone estava encapetado, perdeu o pódium. E não podia! Por isso vai levar a minha nota 9. Muito bom também.
Já estão dizendo que foi a melhor corrida da década… talvez, tem tempo que não vemos 4 embolados assim. Que venha Sepang.
Abraços
Mário Barreto