De madrugada, totalmente acordado

As corridas da Australia aconteceram as 5h (sprint) e 4h (corrida) de Londres, além do Q2 ter rolado no meio da madrugada de 6ª para sábado, mas valeu a pena sacrificar algum sono para acompanhar ao vivo provavelmente o melhor fim de semana do ano. Jerez e Emilia Romagna também tiveram duelos pela liderança, mas a beleza de Phillip Island e a fluidez da pista sempre geram boas corridas. Marquez também ajudou largando mal no sábado e no domingo e fazendo várias ultrapassagens que tornaram a corrida mais interessante.

No sábado foi sugado pelo vácuo do Martinator. No domingo teve que se livrar de uma sobreviseira borrada por um mosquito australiano na chegada ao grid. E consenso entre os pilotos que tirar a sobreviseira antes da largada deve ser evitado desde o ocorrido entre Quartararo e Miller em Misano 2020, quando o a Pramac do australiano colheu a tear off do francês, causando seu abandono, mas também não dá para largar sem enxergar direito. No final, a sobreviseira acabou exatamente debaixo do pneu traseiro do Formiga, que chegou na primeira curva em 13º.

Quando estava em 3º atras do Bagnaia ficou evidente a vantagem da GP24 na aceleração, pois Marquez saia da última curva mais veloz que o italiano, mas no terço final da reta o bicampeão abria uma distância tranquila, se defendendo bem no resto do circuito. Ironicamente foi um erro do Martin na curva 1 que permitiu a vitória do Formiga. Pecco passou o Martinator mas não conseguiu abrir na curva Stoner. Martin fez um block pass na curva 4, o que finalmente abriu caminho para Marquez assumir a 2ª colocação. Acredito que o catalão não arriscaria uma manobra arriscada sobre o seu futuro companheiro de equipe, mas uma vez que a oportunidade se apresentou… so long!

Passar o Martin era uma questão de tempo e ele estudou o suficiente para entender onde seria. Até a Pramac sabia, e mandou aviso pro líder: RIDER BEHIND #4, indicando a curva em que ele deveria tomar cuidado. Os comentaristas do MotoGP criticaram muito essa mensagem da Pramac porque poderia tirar a concentração do seu piloto. Logo depois, Martin abriu um pouco a linha e Marquez passou. So que o líder do campeonato recuperou a liderança na reta com extrema facilidade, portanto era evidente que o Formiga tinha que abrir pelo menos 4 décimos antes do início da reta, o que ele conseguiu com um block pass limpo na mesma curva 4 seguido por duas voltas no limite.
Obviamente Martin correu com a cabeça essas duas últimas voltas já que estava aumentando a sua vantagem em mais 4 pontos.

Sai da Australia com 20 pontos a frente e vai para Burilam onde ganhou as duas no ano passado. Bagnaia estava bem murcho na conferência pós-corrida. Tentou mostrar otimismo para a prova da Tailandia, mas favorito mesmo ele será na Malásia. Alguns comentaristas, e o meu amigo Artilheiro, dizem que Marquez tem uma grande vantagem por não ter nada a perder e os dois candidatos ao título não vão querer disputar posição com ele. Racionalmente até concordo, mas existe a questão do ego. Nenhum dos dois quer ver o Formiga crescer na reta final para entrar em 2025 com a moral lá no alto. Tenho certeza de que o hexacampeão não vai jogar duro com seu futuro companheiro, assim como tenho certeza de que ele prefere que o Martin seja campeão. De qualquer maneira ele jogou a favor da Ducati LeNovo, roubando 5 preciosos pontos do líder do campeonato.

De resto, a Ducati conseguiu um Top 6, um fato que não acontecia desde o GP da Franca de 1997, quando a Honda fez o Top 6 com Doohan, Checa, Okada, Criville, Aoki e Barros. Binder fez o 7º, seguido de Vinales e Quartararo, Yamaha chegando apenas a 2s da Aprilia. Espargaro já se aposentou. Zarco, otimista, foi a primeira Honda, em 12º, a 20s do vencedor. Considerando que esta corrida foi 51 segundos (!!!) mais rápida que a do ano passado, o francês ganhou meio minuto em relação a sua única vitória. Só que os japoneses ainda vão ter que trabalhar muito.

A Moto3 assistiu a mais uma vitória do campeão David Alonso, que igualou o recorde de vitorias do Valentino Rossi na classe de entrada e fez uma bela homenagem ao Dottore. Já na Moto2 aprendemos que vale mesmo tudo pela vitória na última volta, porque o que o Aldeguer fez com o Canet foi indecente. Tudo acabou bem, com todos comemorando no parc ferme, que teve o rookie australiano Senna Agius em 3º lugar. Ogura administrou bem, chegando em 4º e ampliando sua vantagem para 65 pontos. Pode perder até 15 pontos para o Canet, segundo colocado, e 16 para Aldeguer e Sergio Garcia (3º e 4º), que conquista o campeonato no próximo fim de semana. Nosso Diogo Moreira fez uma corrida muito madura e chegou em 5º, a 12 MILESIMOS do japonês.

Semana que vem veremos se o Martinator está pronto para ser campeão. Se ele sai de Burilam com 27 pontos ou mais de vantagem, o Pecco vai tremer.

Até lá.

Pai orgulhoso do João e da Nanda, botafoguense, motociclista e cabalista. 15 anos como CIO e membro do Board de empresas multinacionais, participando no desenho e implantação de processos de logística, marketing, vendas e relacionamento com clientes e canais de vendas, inclusive por dispositivos móveis; Morador em Londres, é Fluente em Inglês e Espanhol, com conhecimentos avançados (leitura) e intermediário de Francês e Italiano; Possui cidadanias brasileira e francesa.

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