DESMO RULES AGAIN!!! DOVI MUITO MACHO!!!!

MEU DEUS! Que corridaço tivemos na Áustria hoje. Como disse Marc Marquez, “this is MotoGP, this is the show!” Show que ele sempre ajuda a fazer.

Este autódromo é largo, lindo, fluido, liso, é tudo de bom. Mesmo depois das Olimpíadas por aqui, onde tudo surpreendentemente funcionou muito bem, ver a pista, a organização e as redondezas de Spielberg me faz sentir-me um bicho da floresta tropical… Absolutamente tudo certinho, tudo limpinho, não se vê uma florzinha fora do lugar, sujinha ou rasgadinha. Tudo parece zero, bem cuidado e arrumado… é de matar a nossa esculhambação.

Para mim estão ficando cada vez mais claras algumas coisas: 1 – Marc Marquez estava escondendo o jogo, Após o início espetacular da Yamaha no campeonato, a Honda tem se provado mais rápida e MM estava ficando por ali economizando forças. Mesmo assim virou o ano na frente com aparente tranquilidade. 2 – A Ducati finalmente conquistou a consistência e estabilidade. Velocidade ela nunca deixou de ter, mas agora a moto está conseguindo manter a velocidade e consistência em diversos tipos de pista, uma imensa conquista. 3 – A Yamaha está ficando para trás em tudo, em motor, em aerodinâmica. A moto é redondinha mas isso não está adiantando mais,

A corrida foi um show do início ao fim. A largada do Lorenzo foi incrível, a pista parece ter muitos atalhos e linhas disponíveis, e ele fez umas trocas mágicas de linha na primeira volta, que foram capazes de jogar ele lá na frente quase 1 segundo na frente do MM. Lorenzo é ótimo de largada e primeiras voltas. Segurou-se na ponta por um bom tempo, duelou mas quando a moto degradou teve que ceder posições. O quarto ficou de ótimo tamanho.

As Yamahas até ensaiaram uma progressão ali pelo meio da prova, com Rossi, Zarco e Maverick, mas depois começaram a errar…típico de desgaste de pneus… vai-se perdendo o feedback. O agressivo Zarco aproveitou-se bem dos erros de Rossi e Maverick, mas não conseguiram chegar no Lorenzo.

Pedrosa andou muito, mas menos embolado e por isso não tenho muito o que falar dele. Hoje foi o dia de DOVI! Dovi está um novo homem, muito mais macho!!! Hahahaha. Este negócio de Mr. Nice Guy acabou e tinha mesmo que acabar. Para ganhar corridas, para ser campeão tem que ser macho e sair fechando e arriscando mesmo. Ainda mais quando atrás de você é o Marc Marquez.

Marc tem o domínio completo da moto. Ninguém anda com uma moto com pneus gastos e patinando igual a ele. Nas últimas voltas a Honda vinha de lado, escorregando, sacudindo, com um mapa de TC soltinho. A Ducati nitidamente mais no chão e acredito que as asas estão ajudando muito nisso, colando a frente no chão. O custo disso, uns 7 km/h de final, é acabar deste negócio de a GP17 descolar das Hondas em qualquer retinha. Hoje vimos que a Ducati não deu chão para as Hondas nas retas, só isso, não ganhou chão.

E acho que isso foi bom para a moto… acelerando do jeito antigo a Ducati dificultava demais a sua freada, ela está ficando mais redonda  de curva.

As últimas voltas foram antológicas, a última manobra do Marc então… sem frear, atravessado tentando dar um block pass no Dovizioso… Dovi já tinha espremido o Marc na linha, já tinha mergulhado por dentro e por fora, Dovi esta impossível e quase irreconhecível. Tem que agradecer ao Marc a oportunidade que ele deu na última manobra, pois Dovi livrou-se da crocodilagem de maneira magistral, não errou 1 mm sequer, deixou a Honda passar e colocou por dentro na posição perfeita para cortar o drive do Marc e sair rumo a vitória com uma única mão no fundo, roda no ar e a outra mão dizendo para o Marc – “TOMA!!!!!!”

Sensacional!!!! Desmo rules!!!! Dovi agora sim se firma como um adversário que deve ser levado a sério e a Ducati vai se dedicar a ganhar este campeonado. Não vai ser moleza, mas agora tem moto e piloto para isso. Lorenzo é que podia melhorar mais rápido né?

Parabéns para a Ducati Corse, Dovi, Gigi e todos. Parabéns para o HRC e MM, Corridaço, chupa F1.

Abraços
Mário Barreto

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

2 comentários em “DESMO RULES AGAIN!!! DOVI MUITO MACHO!!!!”

  1. Não vou nem escrever texto, já que o seu está irretocável.
    Eu torço para Ducati, Márquez e Zarco: esta corrida foi um presente de Dia dos Pais. As disputas de três motos se esfregando foram demais!!
    O francês fez a melhor vilta da prova e foi a Yamaha melhor colocada. Podia até ter tentado o 4o lugar, mas andou vacilando em estratégia nas últimas corridas e preferiu colocar os 11 pontos no bolso e abrir 22 nas disputas de Rookie do Ano e Melhor Piloto de Equipe Independente.
    Rossi e Vinales fizeram corridas burocráticas e me pareceu que sofreram com os freios.
    Notas negativas: Suzuki se arrastando; Crutchlow 15o, muito mal para uma Honda oficial; Smith, Rabat e Lowes correram de Moto2…
    Nota positiva: Bautista fazendo uma bela corrida de recuperação, foi oitavo, Loris Baz fazendo um bom nono com a Avintia, Mika Kallio fazendo um top ten em corrida “normal” para a KTM.
    FORZA DOVI! FORZA DUCATI!

    1. Zarco fez uma corrida muito boa, depois de outras em que não foi tão bem. Ser a melhor Yamaha não é pouca coisa não. Ianonne e Suzuki foi uma combinação que não deu certo, Cruthclow é inconstante. Sempre fui fã do Kalio e o Sam Lowes deve estar “downbeat”… Espero que ele se recupere, espero que a Aprilia não sacaneie ele, pois ele precisa de boas atuações para procurar emprego.

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.