Durante o mesmo evento no qual tivemos o nosso primeiro contato com a Monster 1200, conhecemos também a nova no Brasil Diavel 2015. Falo de novo, nova no Brasil, porque ela já é uma velha conhecida no exterior.
O Motozoo® já teve a oportunidade de testar a Diavel Carbon, leia sobre isso clicando aqui ó : https://www.motozoo.com.br/index.php/teste-diavel-carbon/
As mudanças são pequenas, mas significativas. O motor é o mesmo, mas com 2 velas por cilindro (twin spark é mais tech), para segundo eles uma melhor combustão nas baixas rotações. Melhor no sentido de mais redonda e menos poluente. O menos poluente eu não sei mas mais redonda é sim. Nunca reclamei do motor da anterior, mas de fato, este motor é mais “cheio” e redondo em baixas rotações. O motor é também mais potente, mas aí não faz a menor diferença pois ela é uma locomotiva de potência e assim como a Monster, não dá para acelerar tudo sem uma proteção aerodinâmica.
Quando acelera sai de baixo. Ela protege mais um pouco do que a Monster pois é maior, vc senta mais baixo e o banco te segura na sela. Mas se acelerar firme é o terror. Desta vez não fiquei tonto como da outra vez, mas quando peguei ela para andar o vento estava meio de contra, uma parede. O motor empurraria, mas meu pescoço não aguenta. Gente, é uma loucura o que andam estas motos com o Testastretta 11.
Mudaram também o farol, agora totalmente de LED e que o Marcelo da Ducati disse ser muito bom, o guidom um pouco mais alto e para trás, O NOVO BANCO, muito mais confortável , e detalhes, como ponteiras da descarga e a adição de um muito pedido marcador de gasolina.
O novo banco é retinho, mais macio e dá um suporte gostoso na lombar, mil vezes melhor do que o anterior e dá até a impressão de que a moto ficou mais macia de suspensão.
No geral a impressão é a mesma e a familiaridade é total. Só um especialista notará as diferenças. Peguei uma preta fosco muito bonita para voltar para São Paulo, descendo a serra de Campos do Jordão. Estava tudo engarrafado, andando lentamente e quando abriu espaço eu tentei novamente seguir o Marcelo e levei um baita escorregão com o pneuzão frio. Fica o alerta, mesmo com toda a tecnologia das motos, elas não são a prova de idiotas e idiotices, o controle de tração também tem seus limites e depois não adianta chorar sobre o leite derramado, ou sobre os cacos de moto no chão… Do muito lento, com o pneuzão gelado, eu tentei conectar com uma arrancada rápida e logo uma curva bem fechada, quase deu merda. Com certeza foi pior para mim do que para quem olhava, pois me recuperei rápido e após esquentar bem o pneuzão até consegui acompanhar o ritmo da galera, mas com a Monster é mais fácil né?
A Diavel nunca foi a minha Ducati favorita e acho que nunca será, mas é uma moto que tem fans que a idolatram. Ela freia bem, anda como uma besta, impressiona. O modelo 2015 não estronda, mas é um update que faz os brasileiros se sentirem em sync com o resto do mundo, nós merecemos isso.
Abraços
Mário Barreto