Dovi no gás!

E o campeonato começou do mesmo jeito que terminou, os mesmos protagonistas, as mesmas manobras.  Marc Marquez e Dovizioso brigando pela ponta, Rossi comboiando. Vinãles vacilando, Zarco de coelho, Pedrosa sendo Pedrosa (vacilão) e Crutchlow como o best next da Honda. Igualzinho.

Já podemos definir um estilo Dovizioso de vencer. Calmo, vindo de trás, economizando pneus, passando no motor sem assumir riscos e pau puro nas 3 últimas voltas, com destaque para o capricho na última curva, porque até as pedrinhas dos circuitos sabem que na retomada de velocidade, sem embalo, não tem nada de duas rodas que passe a Desmosedici.

Dovi está casado com a moto, está maduro para vencer mais, está maduro para ser campeão. A moto tinha poucos defeitos e ainda deve ter alguns, mas em teoria melhorou um pouquinho. Para o desespero do Jorge Lorenzo, a moto funciona com ele. E muito bem. A cada vitória mais confiante, a cada vitória a situação fica mais difícil para o Lorenzo que lembrem-se, ainda não venceu de Ducati. É insustentável.

Mal acompanhei os treinos e na sorte vi o classificatório, foi eletrizante, nos últimos segundos todos postando voltas “vermelhas” e no final uma mudança total nas primeiras posições para o grid.  As Suzuki’s aparecendo bem, com Rins na frente, todos bem juntos, Zarco batendo recorde. Zarco é danado e é lógico que ele e Crutchlow merecem esquemas melhores.

Na corrida Zarco partiu de coelho e segurou bem até faltarem 8 voltas para o fim. As Ducati’s largaram de marcha ré, assim como Vinãles. Já Rossi largou bem, agressivo e embolado com Petrucci e Crutchlow. Zarco se manteve na frente mas não sumiu, Marc Marquez e Rossi ficaram por ali seguindo mas até o sexto lugar estava compacto. Lorenzo e Vinãles se arrastando de décimo para cima, e Dovi subindo de posições devagar e sempre. Estava bom de ver mas eu nunca acreditei que Zarco fosse vencer. E não deu outra.

Quando a contagem de voltas regressiva chegou em 10, quem apostou na economia de pneus começou a usar o saldo. Dovi partiu para a ponta, Vinãles começou a passar todo mundo, Zarco a andar para trás. Rins infelizmente caiu, bem como Lorenzo, em fim de semana miserável. E pela imagem da camera foi um tombo esquisito pois apareceu uma moto azul na linha dele, isso o “desconetou” e ele abriu passando no verde e caindo. Estranho porque parecia que a moto azul estava caindo ou lenta, mas não deu para entender. Vou ver se ele fala alguma coisa. Deve estar muito puto com ele mesmo e com o resultado. Lorenzo tem que partir prá cima e ganhar corridas, não pode ficar levando pau do Dovi e caindo.

Faltando 3 voltas Dovi meteu a volta mais rápida da prova, Vinãles babando mas lá atrás e todos acelerando tudo. Rossi sem condição de atacar mas nestas condições, ter defendido o pódium já foi um prêmio, estavam ferozes atrás dele.

Marc Marquez abriu a caixa de ferramentas e fez o que depois contou no parc fermé, fechou a frente, usou a traseira, atrasou ao máximo as freadas. Ele é mestre em guiar no limite, e incrivelmente, o tempo que perde rebolando a moto ele ganha freando depois e apesar de ser evidente que Dovi estava mais consistente, colocou-se em posição e atacar na última curva. Contando com a sorte, porque já podemos dizer que todos estavam esperando esta manobra, e Dovi fez a parte dele, dando o X e metendo a mão. Mesmo assim a diferença foi de 0.027. Sensacional a chegada, gritei!

Dovi mereceu a vitória, cavou ela no estilo Dovi, depois de 3 segundos lugares nesta pista que favorece a sua Ducati.

Marc Marquez fez o que pôde e quase quase deu. Rossi mostrou-se forte e vai apostar na regularidade. Crutchlow, quem diria, foi o melhor privado apesar da visibilidade que o Zarco conseguiu.

KTM e Aprilia estão atrasadas. A promessa é a Suzuki, que também é factory, e que tem dois pilotos precisando mostrar serviço. Mas sabemos que todas as motos e pilotos vão melhorar, principalmente quando chegar na fase européia.

Muito bacana o SporTV contar com os comentários do Alex Barros, tomara que repitam sempre.

DESMO RULES!!!! Parabéns ao Ducati Corse, parabéns ao Dovi. Vamos para muitas mais.

Mário Barreto.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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