E hoje no GP, sem as inesperadas quedas de ontem, deu o “normal”. Pecco largou de segundo, perdeu a pole por pouquinho, certamente a sua Ducati estava bem preparada para a prova. Ontem mesmo, teria vencido, se não tivesse caído. Então, apesar da pole da Aprilia e Alex Espargaró, que ganhou a vitória de ontem assim como um presente de despedida, o que poderia indicar uma superioridade da Aprilia, hoje o que vimos foi um passeio da Ducati.
A Ducati Corse tem esta característica e o Pecco também. Eles vem acertando cada vez mais a moto e quando chega no domingo eles estão em “ponto de bala”, sempre melhores do que no sábado, que ontem, já estava bom.
A Ducati e seus sistemas eletrônicos e mecânicos de largada são muito bons. Dizem as boas línguas que a KTM é ainda melhor. Dizem também que a Aprilia tem o pior. Fazendo valer estes disse-me-disse, Pecco novamente largou para a ponta com as KTM de Pedro Acosta e Brad Binder largando muito bem e perturbando. Martinator nunca esteve tão bem quanto Pecco neste fim de semana, tanto que largou lá de trás, o que para ele é sexto. Para Jorge Martin, o pole position man, largar de sexto é fracasso. Mas até que veio bem, passando em quarto. Aleix novamente largou relativamente mal, mas não de marcha ré como Maverick Viñales. Mavecão inclusive SUMIU neste fim de semana, ofuscado pelo El Capitan e apresentando um desempenho pífio, quando até a Aprilia do Raul Fernandez andou bem.
Vimos um Jorge Martin começar a prova determinado, passar geral e assumir a ponta, com o Pecco discretamente caindo para terceiro. Pedro Acosta estava afobadasso, correndo agressivo, bonito, mas infelizmente e talvez até previsivelmente, caiu. O ritmo ficou pesado para as KTM, tanto que Binder foi sumindo até chegar em oitavo.
Neste ponto Pecco assumiu o segundo lugar e progressivamente, de uma maneira Jorge Lorenzo de ser, Martelo e Manteiga, foi descontando a diferença para a ponta. Eu sabia que Pecco tinha mais ritmo desde o sábado, porque Martinator não saberia? Ele sabia e foi sábio, manteve o seu ritmo, Pecco passou de passagem e no final das contas ele marcou 20 pontos do segundo lugar, muito bons.
Pecco Bagnaia fez uma corrida ao seu estilo, calculada e rapidíssima. Fez a melhor volta da prova, recolheu na hora de recolher e atacou na hora de atacar. Hoje não errou nada e quando é assim, ele está sempre na boca de vencer. Ele é sempre muito calmo.
Já o terceiro lugar, conquistado com milésimos de diferença, teve mais emoção. Novamente Marc Marquez bota no chão uma corrida espetacular, larga de décimo quarto e chega no pódium. Escolheu o pneu macio para a traseira, diferente do resto da galera que escolheu o médio e explicou que fez isso para ter um extra no início da prova, quando precisaria ultrapassar um monte de gente. O fez rezando para conseguir segurar a rabiola no final da prova. Conseguiu, veio passando geral e no final da prova fez a proeza de ultrapassar e segurar o ataque do Aleix Espargaró. Mais uma excelente prova da Formiga Atômica, mas que desta vez chegou longe, 10 segundos e meio da ponta.
Digno de nota foi também o desempenho do El Capitan Espargaró, que perdeu o pódium por milésimos em um dia de Ducatis. Raul Fernandez desta vez não caiu e fez também uma ótima prova para as suas possibilidades, chegando em sexto e ofuscando o Mavecão e o seu companheiro de equipe com melhor handicap, o nosso querido Miguel Oliveira, que chegou em décimo.
Olhando para as japonesas é de se louvar o nono lugar do Quartararo, mesmo chegando a mais de 20 segundos da ponta, mas na frente de motos teoricamente melhores. Já as Honda, mesmo contando com excelentes pilotos, continuam gramando, com a primeira a chegar sendo Nakagami a 33 segundos, com todas as outras chegando em pé e em ordem atrás dele, as últimas. Prá vcs verem… Pedro Acosta caiu, quebrou a sua moto, levantou, voltou e passou todos eles para marcar os pontos do décimo terceiro lugar. Pontos estes que Luca Marini ainda não viu nesta temporada. Mais vergonha, eu acho que impossível.
Dito tudo isto, foi um dia que deu Ducati, Ducati e Ducati. Parabéns ao Pecco Bagnaia, uma excelente corrida hoje. Parabéns ao Jorge Martin, uma boa corrida hoje. Parabéns ao Marc Marquez, uma excepcional corrida hoje. Parabéns a Ducati Corse, a Ducas estão no momento praticamente imbatíveis. Forza Itália e que venha Mugello!!!