E a Ducati finalmente supera a marca de 50 mil motos ano e cresce o faturamento. Depois do grande investimento da Audi na operação, com a renovação de toda a linha e de uma agressiva política de investimento em marketing e na área esportiva, a Ducati finalmente está desabrochando.
Eu mesmo, duvidei que isso fosse acontecer e diversas vezes “pedi” a cabeça do Domenicali. Nas competições então… tanto dinheiro investido e tão pouco resultado, até 2022, quando papou tudo e preparou-se para continuar ganhando em 2023. Ao final, Mr. Claudio está entregando, mas demorou.
A linha de motos está muito rica, com vários estilos, todos lindos, todos bons. As V4 revelaram-se boas motos de vender, enfim, chegou um círculo virtuoso que tem potencial para crescer ainda mais. Téquinfim!!!
Leiam abaixo o release que a fábrica soltou hoje:
Ducati supera receita de 1 bilhão de euros pela primeira vez em sua história, apresenta lucro operacional recorde de 109 milhões de euros e desempenho recorde de vendas de 61.562 motocicletas entregues. A lucratividade também cresce, atingindo uma margem de dois dígitos de 10%.
Claudio Domenicali CEO Ducati:
“Pela primeira vez em nossa história, ultrapassamos a marca de 60.000 motos e superamos 1 bilhão de euros em receita. Isso estabelece 2022 como o melhor ano de todos os tempos para a Ducati em vários aspectos, começando pelas grandes vendas e desempenho financeiro aos sucessos no MotoGP e no Mundial de SBK. Estamos em uma tendência positiva que nos últimos anos viu a Ducati crescer e se firmar como uma empresa cada vez mais sólida. Como uma marca que é uma expressão do Made in Italy, inovação, design e tecnologia, mantemos nosso foco em oferecer experiências emocionantes dentro e fora das motocicletas para apaixonados Ducatisti em todo o mundo”.
Henning Jens, CFO da Ducati:
“Estou feliz que, pelo segundo ano consecutivo, possamos anunciar um desempenho financeiro recorde e um crescimento no nível de lucratividade da Ducati. Alcançar esses resultados apesar da interrupção da cadeia de suprimentos que afetou fortemente o automóvel e as motocicletas ao longo de 2022 é um feito notável de todo o Grupo Ducati. Também conseguimos prosseguir com o plano de investimentos autofinanciados em I&D, infraestruturas e digitalização que estava na nossa agenda para 2022.”
A rede de vendas continuou a crescer ao longo do ano passado, aproximando-se dos Ducatisti em todo o mundo. No final de 2022, são 821 os concessionários Ducati, o maior número de sempre, que, com a adição dos novos mercados Brunei, Equador, El Salvador e Mongólia, representam a Ducati em 96 mercados.
Para 2023, a Ducati apresentou ao público oito novos modelos para completar a sua vasta gama, capaz de oferecer a todos os Ducatisti a moto mais adequada para expressar a sua paixão pelas duas rodas.
Entre os modelos mais aguardados certamente estão a Multistrada V4 Rally, a moto para os grandes viajantes e a nova Diavel V4, o modelo que ganhou o prêmio de “Bicicleta Mais Bonita do Salão” na feira EICMA de Milão. Também a novíssima segunda geração da Scrambler Ducati, que confirma a simplicidade e autenticidade que sempre representaram valores essenciais para todos os entusiastas da Scrambler Ducati, e se torna mais contemporânea, colorida e dotada de uma personalidade ainda mais viva.
A partir de 2023 e até 2026, a Ducati será a única fornecedora de motocicletas para o FIM Enel MotoE™ World Championship, que começa oficialmente em 13 de maio de 2023 no Grande Prêmio da França. Com este projeto, a Ducati estuda a fundo as tecnologias para o futuro do mundo do motociclismo, investindo e experimentando para construir expertise para estar pronta quando a tecnologia das baterias permitir a criação de uma emocionante bicicleta de estrada elétrica com peso, desempenho e alcance que os entusiastas esperar de uma Ducati.
Em dezembro de 2022, a Ducati inaugurou a nova fábrica “Finitura e Delibera Estetica” que acolherá a última fase do ciclo de produção, que consiste no acabamento final das motos realizado pela Ducati com uma abordagem de alfaiataria e atenção meticulosa aos detalhes. O novo edifício é resultado de um significativo investimento em infraestrutura totalmente autofinanciado. Os investimentos na infraestrutura da sede continuarão também ao longo dos próximos anos.
Muito legal ver um resultado positivo de uma marca “pequena” mas muito valiosas em tempos turbulentos como os últimos 3 anos, Parabéns equipe Ducati!!!