Ducati Monster Senna protagonista no MAUTO

Borgo Panigale, Bolonha/Turim, 9 de outubro de 2024

Ducati e MAUTO (Museu Nacional do Automóvel de Turim) unem forças para homenagear a lenda de Ayrton Senna, Ícone da Fórmula 1® e motociclista apaixonado e Ducatista, por meio de uma série de iniciativas como parte da exposição “Ayrton Senna Forever”, organizada pela MAUTO em memória do Campeão Brasileiro.

Até 3 de novembro de 2024, dentro dos espaços expositivos do Museu, junto com os carros mais significativos pilotados por Ayrton em sua carreira e algumas recordações pessoais, estará também a Monster Senna: uma motocicleta especial criada pelo Centro Stile Ducati com a participação da Senna Brands, que homenageia o sólido relacionamento estabelecido entre a Ducati e o campeão brasileiro. Uma paixão mútua entre dois ícones do automobilismo que será analisada e contada em detalhes no final da tarde de quinta-feira, 17 de outubro, durante o Senna Talk intitulado “Senna e Ducati: quando as lendas se encontram” com a participação do curador do Museu Ducati, Livio Lodi, e Lorenzo Corghi, gerente de projetos de marca e design da empresa Borgo Panigale.

A Ducati Monster Senna é uma moto de colecionador. Uma homenagem à lenda em uma edição limitada, numerada em 341 unidades: 3, o número de títulos mundiais conquistados por Senna na Fórmula 1®. 41, o número de Grandes Prêmios que Ayrton concluiu no degrau mais alto do pódio. Apresentada em maio de 2024, no Grande Prêmio de F1 de Imola, a Monster Senna esgotou em poucas horas, como já havia acontecido com todas as séries anteriores de motocicletas dedicadas pela Ducati ao campeão brasileiro.

A escolha da Monster como modelo para criar esta edição limitada está ligada à história de Ayrton, que foi um dos primeiros donos da Monster 900, uma moto usada em seus passeios pela cidade ao redor de Monte Carlo e na qual ele apareceu na noite de gala para a apresentação do Grande Prêmio de Mônaco de 1993.
Ayrton gostou do conceito simples e ainda extremamente contemporâneo da Monster de querer trazer a diversão na pilotagem para o centro da experiência motociclística. A Monster Senna homenageia o talento do tricampeão mundial com uma pintura especial inspirada na cor do capacete que o piloto usou ao longo da carreira, com partes em amarelo, verde e azul, homenagens claras à bandeira brasileira.

A Monster representa toda a essência da Ducati na forma mais compacta, essencial e leve possível. A receita é a original de 1993: um motor esportivo, mas perfeito para uso em estrada, combinado com um quadro derivado de Superbike. Tudo o que você precisa para se divertir, todos os dias. Ela é movida pelo motor Testastretta 11°, um bicilíndrico de 4 válvulas refrigerado a líquido com distribuição desmodrômica que entrega 111 cavalos de potência, confiável e divertido graças a uma curva de entrega de potência total em todas as velocidades. Ela apresenta um chassi extremamente racional e eficaz inspirado nas Superbikes Ducati, suspensão totalmente ajustável e esportiva, rodas forjadas, um sistema de freios com pinças dianteiras Brembo e flanges de alumínio para os discos de freio e eletrônica no topo do segmento.

A família Monster, que pode ser personalizada por meio do novo configurador Ducati, é composta pelos modelos Monster, Monster+ e Monster SP. Todas essas versões também são oferecidas em uma versão de 35 kW depowered para portadores de licença A2. Todos os motociclistas podem reservar um test drive em sua concessionária local diretamente no site da Ducati.

Mais informações sobre a exposição “Ayrton Senna Forever” e a palestra “Senna and Ducati: When Legends Meet” estão disponíveis no site do MAUTO – Museo Nazionale dell’Automobile em Torino.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.