E deu Honda no GP dos EUA!

Caramba, e não é que deu Honda na cabeça do GP dos EUA?

Não devia ser nada inesperado, afinal a Honda dominou este GP enquanto teve Marc Marquez em cima da moto. Os caras sabem como fazer a RC213V render bem neste circuito. É um circuito que exige um setup diferente, por conta das costelas que ele sempre teve na pista e por sua subidona, freadas fortes, mix de curvas… é um acerto que deve ter suas manhas.

Alex Rins andou bem todos os dias, largando de segundo e chegando em segundo na Sprint Race. Mas Pecco Bagnaia estava ainda melhor no sábado, aproveitando a velocidade da Ducati na reta para controlar a corrida e não dar chance de enrosco.

Estava fazendo o mesmo na corrida de hoje, largando bem e andando na ponta tranquilo, controlando a prova quando levou outro estabaco do nada… Pecco e a Ducati entregaram a corrida para o Alex Rins.

Não sei, Pecco é um piloto calmo e concentrado, este tipo de tombo pode indicar talvez uma falta de feedback da moto. Será que a Desmosedici GP23 precisa melhorar este feedback para que o piloto sinta melhor a moto na pista? Estes tombos são estranhos porque a moto simplesmente sai de baixo quando o piloto parece estar fazendo tudo certo, na linha boa. Não mordeu linha branca, não freou tarde, não pegou buraco… nada, o caboclo está de boa na sua linha e a moto vai embora… dá meda!!!!

Muitas quedas na corrida de hoje, só chegaram 14 pilotos. Até Jonas Folger marcou pontos. Aliás, Folger não andou nada, levou 4 segundos por volta, uma imensidão.

Pois é, Tardozzi se jogou de joelhos no chão e já era para a Ducati Corse, que inclusive está lá atrás no campeonato de equipes. Hoje novamente venceu uma equipe satélite, com outra equipe satélite em segundo. Michele Pirro também caiu e a Ducati Corse zerou de pontos hoje.

Mas a vitória caiu em boas mãos. Alex Rins é um excelente piloto, já tinha uma vitória em Austin e com esta vitória torna-se um membro da elite que ganhou provas com duas marcas diferentes. Ganhou de Suzuki e agora de Honda. Alex Rins tem 18 vitórias, sendo que 6 no MotoGP. Mais uma vitória e ele encosta no Alex Barros, o único com 7. Com 6 vitórias ele iguala-se a Marco Luchinelli que foi campeão do mundo e é o trigésimo segundo na lista de maiores vencedores. Dos que estão em atividade, apenas Marc Marquez (59), Pecco Bagnaia (12), Fabio Quartararo (11) e Maverick Vinales (9) tem mais do que ele. Prá vocês verem como a vida de piloto é cruel, Joan Mir tem uma única vitória, mas pode gabar-se de ter sido campeão do mundo e hoje veste o manto sagrado da Repsol…

Os sites de motociclismo agora viraram revista de fofocas. No afã de conseguirem mais likes e clicks, toda notícia agora é dada de forma provocativa, mesmo que não seja totalmente verdade. Mas saiu por aí que Rins estava reclamando que a Honda não confia nele para desenvolver a moto (fofoca 1) e que Marc Marquez tinha ficada chateado da Honda ter deixado ele andar com o seu chassi na Argentina e ter caído com ele (fofoca 2). Acho que é tudo fofoca. Primeiro ele é contratado e pago pelo HRC, e recebe tanta atenção que deixaram ele andar com o chassi do MM. Ele é de equipe satélite, é natural que esteja na segunda leva de desenvolvimentos, até as pedrinhas dos autódromos sabem disso. É claro que a Honda quer ouvir ele, pois Marc Marquez ainda é dúvida e a Honda precisa fazer uma moto que seja menos exclusiva. E Rins tem melhorado progressivamente com a moto, e tem dito que a moto não é tão ruim assim, que tem suas qualidades e que com o tempo ele julga ser capaz de se acertar nela. Já a segunda fofoca não combina com Marc Marquez. MM é tão seguro de si e de seus resultados, que jamais iria se incomodar com uma bobagem destas. Ao contrário, caso Rins, Mir ou Nakagami melhorem a moto, ele será o primeiro a usufruir das melhoras, já que ele é melhor, mais bem sucedido, mais talentoso, mais bem pago e mais perseverante do que os dez primeiros do grid juntos.

Estão me provocando por aí perguntando se esta vitória do Rins enfraquece o Marc… brincadeira de pergunta. Digam com sinceridade, se MM está na pista hoje, não tem prá ninguém. Se até Alex Rins venceu com a Honda, imagine Marc Marquez, que já ganhou corridas com um braço e meio. Me poupem.

Alex Rins deve ter se aproveitado do fato de ter sido a melhor Honda desde os testes. Com todos os técnicos da Honda dedicados a fazê-lo andar, os técnicos que estariam servindo ao Marc, por exemplo… com todos os dados vencedores acumulados a sua disposição e mais o seu próprio talento e competência, não deu outra.

Mas se Pecco não cai, mesmo assim não daria para vencer.

Luca Marini fez uma ótima corrida e novamente ridicularizou a Yamaha na reta… Pareceu Panigale x N-Max… ridículo. Foi bom para ele afinal, seu companheiro de equipe lidera o campeonato e ele é irmão do dono da equipe, kkkkk.

Talvez o único jeito de fazer o motor da M1 andar mais seja voltar a configuração do tipo screamer mas aí a moto vai ficar mais difícil de andar e gastar mais pneus. Talvez a Yamaha já esteja fazendo isso, pois de moto mais fácil de pilotar no grid, está tornando-se a mais difícil. Mas a vergonha que ela passou a Honda também está passando, Pecco fez o mesmo com a RC213V, então não é o motor em V que vai resolver. Também não sei se é o comando desmodrômico, pois tanto a Yamaha como a Honda usam comando pneumático que em teoria seria tão bom quanto. Acho que a Ducati simplesmente tem uma fluxometria e um mapeamento melhor mesmo, o motor é melhor e mais potente by design, e os outros não conseguem fazer isso.

Fabio Quartararo largou bem e veio pendurado na sua M1 para arrancar um belo pódium. Mas vê-se a dificuldade que ele tem em brigar com uma Ducati… e temos 8 delas na pista. Não dá nem para o cheiro. Alguém vai ter que tomar vergonha na cara e construir um motor como o GRX dos episódios do Speed Race, um motor sensacionalmente mais forte e páreo para as Ducatis. Morbidelli fracassou novamente.

A Yamaha precisa de uma reformulação geral, de um novo motor, de uma nova moto. A Suzuki fez isso, abandonou o GSV-R que usou no início e até os 800cc, pelo GSX-RR. A Honda tb já mudou de motor 3x, o RC211V, depois RC212V e agora está no RC213V. Este motor da M1 parece que já deu o que tinha que dar. Tem que vir uma M2.

Foi maneiro ver a alegria do Lucio Chechinello, do Rins, da Honda. É inusitado ter duas corridas seguidas com equipes satélites no topo do pódium, ver Bezzecchi liderando o campeonato, ver da Ducati Corse em sexto lugar no campeonato de equipes.

E Martinator arrancou Alex Marquez da pista, machucando o Alex, que vinha andando muito bem. As viúvas do Rossi não vão falar nada? Pedir punição, banimento do campeonato? Dizer que Jorge Martin é estabanado, que estava no início da prova? Que ele é perigoso e precisa de um basta? Que está andando mais do que a moto? Cadê vocês meninas choronas?

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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