Ele está de volta!!

Uma pergunta recorrente nas conferências pré-eventos de 5as-feiras era “Marc, você tem chances de vencer?”. E a resposta era invariavelmente a mesma “Para vencer esses caras que estão no auge da forma andando de GP24 só se eu tiver um fim de semana perfeito”.

Neste fim de semana os planetas se alinharam e aconteceu tudo que precisaria acontecer a favor de uma vitória do Formiga:
1) o circuito de Aragon é anti-horário, e Marquez já tinha vencido lá por 5 vezes
2) o asfalto é novo, tornando a pista uma incógnita
3) não houve corrida em 2023, então não havia dados que facilitassem o pre-ajuste de acerto
4) choveu na noite de 6a para sábado, o que dificultou o processo de ajuste fino da Ducati LeNovo
5) tornou a chover de sábado para domingo, resultando em um warm-up de pista úmida, ou seja, inútil para o acerto da corrida de domingo
6) Pecco, o melhor largador, partiu da 3a posição em uma área suja e pouco emborrachada da pista, ocasionando duas largadas muito ruins

Em pistas escorregadias o piloto influencia mais no resultado e, dentro do grid atual, há três pilotos que se destacam nessas condições: Zarco, Miller, e o próprio MM. Zarco conseguiu a façanha de botar uma Honda direto no Q2 e ainda largou à frente das duas Aprilias oficiais. Miller estava fazendo tempo para ir direto ao Q2 quando caiu na última curva, atrapalhando também o Bastianini.

Marquez liderou os dois treinos livres, bateu o recorde da pista no classificatório para o Q2, fez a pole, liderou a Sprint de ponta a ponta fazendo a volta mais rápida, e liderou a corrida de ponta a ponta também fazendo a volta mais rápida. Só não liderou o warm-up em pista molhada porque nem marcou tempo: não viu sentido em ficar rodando e correndo riscos desnecessários.

Foi uma aula. É possível que repita outra aula dessas ainda em 2024? Minha opinião é bem dividida. Pela lógica acho difícil, a menos que encontre um fds chuvoso daqui até o final do ano. A Ducati possui muitos recursos para melhorar a moto durante o fds de corrida, então as GP24 que vão para a pista no domingo estão sempre muito melhor ajustadas do que as que terminaram o treino livre de sexta-feira. No entanto, acho que essa vitória que acabou com 1043 dias de jejum pode despertar uma ambição que estava oculta pela insegurança. Além disso me parece que ele encontrou um bom acerto para sua GP23 e está ganhando confiança na moto. Veremos.

DR. JEKYLL AND MR. HYDE
A única sombra deste fds brilhante foi o acidente entre Bagnaia e Alex Marquez. Para mim, um acidente de corrida e essa também foi a opinião dos comissários.

Particularmente eu acho que o Bagnaia tem duas personalidades. Quando está liderando uma corrida ele é calmo, controlado e preciso. Como o Dr. Jekyll da fantasia “O médico e o monstro”. Quando, no entanto, está correndo atrás, disputando posições, ele é muito afobado e corre riscos desnecessários. É também um tanto xiliquento. No sábado, ao acabar a Sprint em nono, entrou no boxe esculachando seu técnico da Michelin. Depois deu uma entrevista culpando o pneu pelo seu desempenho, sem citar o pneu: “o problema não foi meu, não foi da moto, nem da equipe: foi na única coisa que não conseguimos controlar”. A sabedoria sugere ficar calado nesses momentos. Ele também foi bastante vocal em criticar a direção da prova por não limpar o lado esquerdo da pista, por onde as motos não passam e ele iria largar. Acontece que a direção da prova limpou a pista tanto no sábado quanto no domingo, mas a chuva estragou a qualidade do trabalho. No warm-up de domingo, Bagnaia teve a oportunidade de treinar largadas do ponto em que partiria. Nas duas vezes ele não se posicionou no lugar certo, para desespero do Tardozzi e do seu engenheiro, que apontavam o lugar correto. Não precisam acreditar em mim: basta ir no instagram do motogp, assistir ao video, e testemunhar a frustração do Tardozzi e do Gigi Dall’Igna.

Voltando ao acidente, Bagnaia estava mais de meio segundo por volta mais rápido que o Alex. Tinha 6 voltas pela frente e nenhuma possibilidade de alcançar o Martin, que ia em 2°. Alex abriu muito em uma curva, Bagnaia o passou por fora e fez a tangente sem dar nenhum espaço para o espanhol, que vinha pendurado à direita da moto sem ver a moto vermelha à sua esquerda. Pra mim os dois erraram e tentaram ocupar o mesmo espaço na pista. Bagnaia fez isso com o Viñales em Le Mans no ano passado e fez o mesmo com o Marquez em Portimão este ano e em todas as vezes atribuiu 100% da culpa ao outro piloto. Vai continuar repetindo o risco.

O pior desta vez é ele insinuar que o Alex bateu nele de propósito, como se fosse alguma vantagem pro espanhol perder 13 pontos de um 4° lugar e correr o risco de se machucar. Achei uma baixaria que só visa alimentar a rivalidade Espanha x Italia. Não é uma postura de campeão. Jogou fora 16 pontos e um pódio por ter se precipitado e esses pontos vão lhe fazer falta.

Martin correu com a cabeça no sábado e no domingo. Logo no início deixou claro que não estava competindo com o Marquez. Chegou a Aragon 5 pontos atrás do Pecco e vai para Misano 23 pontos à frente, com uma medalha de prata e mais um troféu na estante.

Acosta, segundo o próprio, deu “dois passos atrás para dar três para frente”. Retornou o acerto da moto para os que usava no começo do campeonato e comemorou muito o 3° lugar na Sprint, quando declarou, com muita sensatez, que foi seu primeiro pódio de fato, sem que ninguém caísse à sua frente. Sua honestidade foi premiada com mais um pódio herdado no domingo, quando corria para chegar em 5°. Não deu chances para o Binder, que tentou acompanhá-lo mas não teve ritmo.

Oliveira e Quartararo foram muito bem no sábado, fruto de uma boa largada. Foi bonito ver a Yamaha disputando com a Ducati e levar o 8° lugar. Infelizmente ambos caíram cedo no domingo. Acompanho uns sites portugueses e eles realmente valorizam o seu piloto, mesmo quando não está na sua melhor fase.

Zarco não conseguiu se aproveitar da boa posição de largada. No sábado foi derrubado pelo Miller, no que os comissários consideraram um acidente de corrida. No domingo largou mal e foi o 3° na Copa Japão, atrás de Rins e Nakagami, e à frente do Mir. Marini foi o último e não pontuou.

E as Aprilias? Conseguiram colocar as 4 motos no Q2 na sexta-feira. No sábado as oficiais sairam de 11° e 12°. Aleix caiu ma 1a curva no sábado e fechou em 10° no domingo, a mais de 40s do líder. Viñales se arrastou no sábado chegando em último a mais de 37s (em 11 voltas). No domingo rodava 5s mais lento por volta até abandonar. Tá feia a coisa em Noale.

Por fim, a imagem mais bem captada pelo diretor de TV no domingo foi a do Santi Hernandez torcendo pelo Marquez na última volta da corrida. Quando perceber que estava sendo filmado pegou a prancheta e disfarçou, mas foi uma bela demonstração de amizade.

O bom é que Misano começa na quinta-feira agora. Teremos corrida, seguida de testes dos protótipos 2025, um fds de folga e nova corrida. Depois Indonesia. Serão 9 corridas em 12 semanas. Mal posso esperar.

Até lá!

Pai orgulhoso do João e da Nanda, botafoguense, motociclista e cabalista. 15 anos como CIO e membro do Board de empresas multinacionais, participando no desenho e implantação de processos de logística, marketing, vendas e relacionamento com clientes e canais de vendas, inclusive por dispositivos móveis; Morador em Londres, é Fluente em Inglês e Espanhol, com conhecimentos avançados (leitura) e intermediário de Francês e Italiano; Possui cidadanias brasileira e francesa.

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