2022 não será um ano fácil de esquecer, e só há uma coisa que pode ser feita para elevar ainda mais o sarrafo – preparar metodicamente a nova temporada:
2023 começa hoje com a apresentação da renovada equipe de MotoGP. As novidades são poucas, a começar pela Desmosedici 2022 com novas cores: mais do icônico vermelho Ducati com um toque moderno combinado com um azul claro brilhante (levemente perolado) para dar ainda mais força a uma já bela e vencedora motocicleta.
A chegada de Alex Marquéz é seguramente a maior novidade. O piloto espanhol será auxiliado por Donatello Giovanotti (engenheiro de pista) e Andrea Mattioli (engenheiro de dados), enquanto herdará o restante da equipe que no ano passado comemorou quatro vitórias ao lado de Bastianini.
Do outro lado do box, Fabio Di Giannantonio tem uma notícia importante quando o (ex-Suzuki) Frankie Carchedi entra como chefe de equipe. A sensação no recente teste de Valência já foi bastante interessante e será apenas uma questão de tempo para ver toda a equipe em ação no teste oficial de fevereiro em Sepang, que abrirá oficialmente a nova temporada.
FABIO DI GIANNANTONIO #49
“Começamos 2023 com uma pitada a mais de vermelho, que significa determinação, paixão, fogo… Estou ansioso para continuar crescendo e me sair bem. Queremos levar esta nova temporada corrida a corrida, com a consciência de que este é o momento certo: os dez primeiros devem ser a ocorrência regular, enquanto os cinco primeiros devem ser uma meta realista. A equipe está empolgada e treinei 300% forte para este ano – estamos prontos!”
ALEX MARQUEZ #73
“Hoje é um dia muito especial: ver esse time tão unido e pronto é algo que me traz grandes emoções. Estar aqui nesta apresentação é algo muito especial. Ver tanta garra e empolgação dentro da equipe e das pessoas que vieram nos ver é algo que eu gosto muito. Agora começa o trabalho, para uma pré-temporada que esperamos nos permita estar 100% prontos para a primeira corrida em Portimão. O objetivo é ter um ótimo início de temporada porque vai definir o ritmo para o resto de 2023. Temos as ferramentas e a vontade de fazer bem; não vai ser fácil, obviamente, mas a abordagem certa ajuda muito nesses cenários.”
NADIA PADOVANI – DONA DA EQUIPE
“Estamos muito entusiasmados com esta nova aventura. 2022 foi incrível em todos os sentidos, mas a ideia é continuar melhorando e surpreendendo. Somos uma equipe jovem com grande ambição: Fabio terá a chance de mostrar todo o seu potencial em seu segundo ano e Alex está ansioso para voltar ao palco… faremos o possível para garantir que ambos tenham sucesso. Hoje é quase um regresso à normalidade com uma apresentação tão importante e com as pessoas a juntarem-se a nós: um grande obrigado aos patrocinadores e a toda a equipe que trabalhou arduamente para estarmos prontos.”
E temos também o MOTO2
EQUIPE MOTO2 QJMOTOR GRESINI RACING PRONTA PARA A BATALHA NO CAMPEONATO DE 2023 COM SALAČ E ALCOBA
Filip Salač, o piloto checo que já tem uma temporada ao serviço da Gresini. No ano passado, ele esteve muito perto de fazer isso acontecer em seu ano de estreia na Moto2, ao conquistar o segundo lugar sob uma chuva torrencial na Tailândia, para o que acabou sendo seu primeiro pódio na categoria “médios” do MotoGP. Na caixa, encontraremos Jeremy Alcoba, uma nova entrada da equipe de Moto2, mas também um rosto bem conhecido dentro da Família Gresini ao enfrentar o Campeonato Mundial de Moto3 no período de dois anos 2020-2021 com a equipe baseada em Faenza.
O que é totalmente novo e extremamente excitante são as cores. O vermelho, que imediatamente captura a sua imaginação, misturado com o azul pálido da Gresini para dar as boas-vindas à QJMOTOR, o novo patrocinador principal da Gresini Moto2 Team para os próximos três anos. A empresa, com sede na cidade de Wenling (China), é especializada na fabricação de motocicletas de alta cilindrada, scooters e veículos elétricos de duas rodas. Exportando seus produtos em 130 países e regiões, a QJMOTOR escolheu a Gresini Moto2 Team para aumentar ainda mais a visibilidade da marca em todo o mundo, com seu logotipo em destaque nas motocicletas da equipe, macacões, roupas de equipe, painéis de boxes e caminhões… como nas scooters QJ MOTOR que os pilotos utilizarão para transporte dentro do paddock.
Mal podemos esperar para começar esta aventura juntos!
FILIP SALAČ #12
“Estou feliz por começar meu segundo ano na Moto2 com uma equipe que já conheço. Fizemos um bom trabalho nas últimas corridas de 2022 e espero começar exatamente de onde terminamos. O meu objetivo é ganhar o máximo de experiência possível e tentar terminar todas as corridas entre os 10 primeiros e pontos. Para mim, como piloto, será uma temporada muito importante, já que não sou mais um novato e é hora de mostrar meu verdadeiro potencial. Agora estou indo para a Espanha para treinar da melhor forma e estar pronto para o primeiro teste da temporada. Espero que tudo corra como planejei e que encontremos na equipe o mesmo clima do ano passado, que foi incrível!”
JEREMY ALCOBA Nº 52
“Estou muito feliz por estar de volta à Família Gresini, a equipe que me deu a primeira chance de ingressar no campeonato mundial. Este será o meu segundo ano nesta categoria e ambiciono o top5 em todas as corridas e porque não, pódios e vitórias. Sei que devo trabalhar muito principalmente aos sábados, que foi meu ponto fraco no ano passado. No domingo, temos potencial para permanecer nas primeiras posições. Sei que vai ser difícil, o nível é tão alto que apenas um piloto avança para o MotoGP. Mas isso vai ser mais uma motivação para fazer o meu melhor. mal posso esperar”
E para ficar completa, a apresentação da Gresini incluiu também a sua equipe de MOTOE
A EQUIPE MotoE FELO GRESINI DE VOLTA AO GRID PARA A TEMPORADA DE 2023 COM A DUCATI
Mesmo patrocinador titular, mesmos pilotos, mas uma nova e espetacular pintura brilhante em uma nova motocicleta elétrica Ducati. O primeiro a ser revelado em 2023, que promete ser uma temporada muito emocionante: 16 corridas em oito circuitos diferentes, e é por isso que a MotoE ganha o status de Campeonato Mundial oficial.
Matteo Ferrari estará no boxe da Gresini pelo quinto ano consecutivo. Depois de vencer o primeiro campeonato da MotoE em 2019, ele continuou fechando todas as temporadas seguintes no top3 do ranking, incluindo a última. 2023 será um desafio completamente novo para ele, com a nova moto Ducati, pronta para lutar pelo bicampeonato. Do outro lado encontramos Alessio Finello, que estreou com as cores da Gresini na categoria elétrica no ano passado. Agora ele ganhou alguma experiência e está pronto para dar o seu melhor descobrindo corrida a corrida cada detalhe da sua nova moto Ducati.
Mais uma vez, lado a lado com a FELO, confirmada até 2025, estamos prontos para curtir a temporada 2023 e alcançar tantos objetivos juntos.
MATEO FERRARI #11
“Este é o nosso quinto ano juntos, mas muitas coisas são diferentes: um novo formato de fim de semana e uma nova moto Ducati com tantos regulamentos para trabalhar. Este vai ser o primeiro ano como Campeonato Mundial oficial e será incrível, com todas essas mudanças, repetir o mesmo resultado em nossa primeira estreia na motoE. O mais importante e nosso objetivo é começar a temporada exatamente onde terminamos a temporada passada de 2022, com os mesmos resultados. Quero agradecer a toda a Gresini Racing pela confiança e por acreditarem em mim mais uma vez: vou tentar retribuir com ótimos resultados!”
ALESSIO FINELLO #72
“Este ano começa um novo desafio com a nova Ducati. Será essencial trabalhar duro desde os testes para poder confiar na nova moto o mais rápido possível. Não estou com medo porque já conheço minha equipe e temos um método de trabalho específico do ano passado que será uma base sólida de onde começar nosso trabalho. Espero alcançar alguns resultados importantes nesta temporada, após um ano inteiro de experiência na categoria elétrica. Mal posso esperar para começar, estou 100% focado no nosso objetivo. Agradeço a toda a Gresini Racing por me dar mais uma chance: tenho certeza que juntos conseguiremos grandes satisfações.”
É um POST grande, porque a Gresini tem muita coisa para mostrar e falar. A Yamaha, só duas motos… Assim não dá.