Borgo Panigale (Bolonha, Itália), 14 de setembro de 2023
A Ducati conclui a sua primeira temporada como fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial FIM Enel MotoE com grande satisfação. Em menos de dois anos desde as primeiras voltas em circuito do protótipo V21L, a empresa sediada em Bolonha desenvolveu, produziu e colocou em pista 18 motos de alto desempenho e confiáveis, dando origem a um campeonato muito disputado que viu Mattia Casadei tornar-se o primeiro campeão mundial de MotoE na rodada final em Misano. O protótipo V21L, que surgiu da colaboração entre o departamento de I&D da Ducati e a Ducati Corse, é uma moto elétrica única, que integra soluções técnicas nunca antes adotadas para bateria, motor e inversor.
A Ducati MotoE é o MotoGP das motos eléctricas e desde os primeiros testes, que ocorreram em Março passado no circuito de Jerez, todos os pilotos do campeonato do mundo elogiaram a performance e a dinâmica de condução. O protótipo V21L tem peso total de 225 kg (com distribuição de peso de 54% na frente e 46% na traseira) e distância entre eixos de 1.471 mm. O motor tem valores máximos de potência e torque de 110 kW (150 cv) e 140 Nm respectivamente (dados técnicos da moto aqui). A bateria representa um exemplo único no mundo das motos elétricas em soluções técnicas e desempenho. Pesa 110 kg, possui case em fibra de carbono e é composto por 1.152 células de bateria cilíndricas do tipo “21700”, ou seja, células com 70 mm de comprimento e 21 mm de diâmetro, as células de melhor desempenho disponíveis no mercado quando o MotoE projeto iniciado. As suas pequenas dimensões permitiram aos técnicos da Ducati desenvolver uma bateria com células distribuídas de forma a preencher todo o espaço disponível no interior da moto, uma solução nunca vista antes. O que torna a bateria V21L ainda mais única é a refrigeração líquida, que consegue manter uma temperatura constante em cada célula e, portanto, permite recarregar a moto imediatamente após cada utilização e garante um desempenho constante da primeira à última volta da corrida. .
Graças ao elevado desempenho e confiabilidade do protótipo V21L, o Campeonato do Mundo de MotoE caracterizou-se por ser muito equilibrado, com um nível altamente competitivo por parte dos pilotos e equipes participantes. Nas 16 corridas realizadas, dos 18 pilotos inscritos, oito venceram pelo menos uma corrida e dez, ou mais da metade do grid, subiram ao pódio pelo menos uma vez com quatro pilotos que permaneceram matematicamente na disputa pelo título mundial até o rodada final.
Nas corridas, o V21L conseguiu melhorar os tempos das voltas anteriores em cada circuito, chegando mesmo a baixar os recordes de voltas da categoria por margens de até três segundos. Além disso, em quase todos os circuitos o protótipo V21L também conseguiu quebrar recordes na categoria Moto3. No Grande Prémio de França, o primeiro da temporada, todos os pilotos do grid foram mais rápidos que o recorde anterior.
A Ducati V21L também foi recentemente protagonista da edição de 2023 da IAA MOBILITY em Munique, onde foi exibida com uma pintura especial inspirada na história das corridas do fabricante de motos com sede em Bolonha. Os novos gráficos apresentam o Vermelho Ducati combinado com o branco das matrículas, detalhes dourados e preto da fibra de carbono exposta e foram criados pelo Centro Stile Ducati em colaboração com Aldo Drudi especificamente para a ocasião.
Os próximos testes de desenvolvimento da Ducati MotoE começarão em breve, com o objectivo de melhorar ainda mais o desempenho deste fascinante e ambicioso projecto tendo em vista a temporada do campeonato mundial. Na verdade, o compromisso de experimentar tecnologias inovadoras continua, para adquirir mais experiência e competências preparatórias para a futura realização de uma moto desportiva elétrica Ducati que seja desportiva, leve, emocionante e, portanto, capaz de satisfazer todos os entusiastas da marca de Borgo Panigale.
Aqui estão os números do Campeonato Mundial de MotoE de 2023:
- – 35 pessoas da Ducati envolvidas no projeto “V21L”
- – 33 anos é a idade média das pessoas da Ducati envolvidas no projeto
- – 23 Ducatis “V21L” produzidas (18 entregues às equipes, 5 como peças de reposição sempre prontas para uso na garagem da Ducati)
- – 471 o número total de voltas da pista completadas
- – 38.500 quilômetros percorridos no total
- – 1080 o númerode recargas feitas
- – 26.496 células de bateria usadas no total
- – 1,4 MWh a quantidade de energia regenerada durante a frenagem
- – 282 km/h a velocidade máxima alcançada (GP da Itália, Mugello, 10 de junho de 2023)
- – 2,5s o valor médio de aceleração de 0-100 km/h registrado pelo V21L
- – 2,2s de melhoria média nos tempos por volta em comparação com a temporada anterior
- – 9,27s a diferença média entre os 10 primeiros, 2,77s a mínima (GP da Alemanha, corrida 1)
- – 3,04s a diferença média entre os 5 primeiros, 0,49s a mínima (GP da Catalunha, corrida 2)
- – 0,43s a diferença média entre o vencedor e o segundo (incluindo 3 corridas molhadas), 0,021s o mínimo (GP de San Marino, corrida 1)
- – 10 pilotos no pódio (de 18 participantes)
- – 8 vencedores diferentes (de 18 participantes) demonstrando o equilíbrio do campeonato
- – 7 equipes (de 9) no pódio
- – 5 equipes (de 9) venceram pelo menos uma corrida, mais uma prova do nível dos participantes
- – 10 posições recuperadas na melhor recuperação de um piloto na corrida (GP da Áustria, corrida 1) – certamente não faltou espetáculo!