GP de San Marino e Rimini

Meus camaradas, curtiram a corrida?

Tenho amigos que sim, tenho amigos que não. Tem gente que nem vê corrida, vive apenas para ver o Rossi na pista e como o coroa quebrou a canela, nem ligaram a TV.

Pois é, que azar do Valentino Rossi. Seguinte… os pilotos não podem usar suas motos de GP para treinar, é proibido pelo regulamento, uma maneira de manter os custos sobre controle e a disputa mais justa. Senão as grandes fábricas, as que podem sustentar os custos enormes de manter uma moto de GP rodando na pista, iriam treinar muito mais do que as outras equipes e moto de corrida, o quanto mais anda, mais rápida fica. Os pilotos também não gostam de usar as motos de SBK, Rossi por exemplo não poderia testar de R1. Não é bom para os reflexos andar em uma moto parecida mas tão diferente. Mas eles precisam treinar os reflexos e para isso o off-road tão usado. Motocross, dirt track, são os favoritos. O enduro não. E Rossi se danou no enduro. Foi uma fratura daquelas que o osso desloca, mas felizmente não lascou ou perdeu partes, de modo que a operação foi para colocar no lugar e aparafusar. Mesmo assim, o tempo mínimo é de 40 dias. Rossi quer tentar apenas 22 dias, e vai tentar. Vamos ver se os médicos do GP vão deixar, vamos ver se com 38 anos ele consegue esta proeza.

MAS VAMOS voltar a corrida de hoje. Maverick Vinãles fez a pole e já está aproveitando a ausência do Rossi, voltando a ser o número 1 e com a equipe trabalhando só para ele, fazendo o que ele pede. Rossi detona isso e causa problemas com todos os companheiros de equipe rápidos que ele encontra. Ou o parceiro se conforma com isso ou vai ao inferno. Livre do inferno Vinãles andou bem e fez a pole, mas não deu sorte, pois o tempo mudou, choveu. No seco ele era o favorito.

Maverick Vinãles em foto do site MotoGP.com

As Ducati’s treinam muito ali. Pirro já foi a Lua e voltou umas 10x apenas dando volta em Misano com todos os tipos de Ducati de corrida. Tanto que Pirro chegou em quinto hoje. As Ducati’s estão a cada corrida mais constantes.

Com a mudança do tempo aconteceu aquilo, pilotos lá de trás chegam mais perto e existem alguns que são especialistas em chuva, como o Petrucci, como o Miller. Na chuva as motos menos potentes, os pilotos mais acostumados com motos que rebolam o tempo todo por falta de recursos ($$$$) ficam bem a vontade. Sem falar que estes pilotos tem menos o que arriscar. Lorenzo, que a cada dia está mais acertado com a Ducati, ainda não chegou no nível do Dovi mas está se especializando nas largadas e em liderar o início das provas.

Largou de forma sensacional e veio da segunda fila para a liderança. Na chuva, calando a boca de quem afirma que ele é ruim no molhado. E foi abrindo, abrindo… até se estabacar. Tombaço, mas enquanto estava na pista, estava rápido e confortável. Acontece, Lorenzo além de tudo não está com sorte este ano. Mas vai se acertar, a sorte vai virar e vai andar bem com a Desmosedici GP. A cada dia ele curte mais.

Petrucci em foto do site MotoGP.com

Ao cair deu a liderança para o Petrucci, que adora chuva e veio lá de trás passando todo mundo. Mas eu já disse antes… os Deuses das Corridas nunca irão perdoar o Petrucci pelas palhaçadas que ele já fez na pista, e acredito que nunca irá ganhar uma corrida por conta disso. Eu não o perdôo pela babaquice de abrir para o Rossi passar naquela corrida em que o Rossi foi condenado a largar de último. Depois, ao deixar o Rossi ganhar a corrida, respeitando e achando que segundo tava bom demais… Bem, eu não perdôo e nem o Marc Marquez, que ficou por ali e no final deu um passadão, deu aula, sacaneou e ganhou a corrida. E depois este bunda mole declarou que não abriria para o Dovi, mas aposto que se fosse para o Rossi ele abriria, como já abriu. Um pateta. Nunca vai ganhar uma corrida no MotoGP.

Dovi fez pódium, mas não demonstrou a força de outras corridas, não tirou do Lorenzo, do Marc ou do Petrucci.

Vinãles na chuva fez um discreto quarto lugar e agora o campeonato está empatado nos pontos entre Marc Marquez e Dovi.

Marc Marquez não tem a melhor moto, vejam Pedrosa e Crutchlow, mas é o melhor piloto na pista, de longe. Está carregando a RCV nas costas. Dá gosto ver a formiga atômica preparando os seus botes de final de prova.

E a Suzuki hein? E quem reclamou dizendo que Ianonne tinha que ficar na Ducati? Hahahahahahaha… Iannone está em décimo sexto no campeonato, uma IMENSO passo para trás da Suzuki, que merecia coisa muito melhor. A moto não parece ruim assim.

Andrea Dovizioso em foto do site MotoGP.com

Vamos ver como fica… é Dovi x Marc agora, apesar de matematicamente o campeonato estar aberto. Matematicamente só, Dovi é cerebral e Marc a cada dia mais esperto. A Yamaha não vem para o pau,

Abraços
Mário Barreto

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.