É isso, contratos existem para serem exercidos. Rea tinha um contrato com a Kawasaki, mas que certamente tinha cláusula de saída ou rompimento. Pode ter custado caro, e se custou, a Yamaha pagou, porque a Yamaha precisa muito de um incrível piloto, após perder Toprak.
A R1 certamente é uma moto mais competitiva do que a Kawasaki ZX10 e Jonathan Rea não pode perder tempo se quiser ser campeão mais uma vez, precisa de uma moto mais competitiva do que a que ele tem hoje.
A Ducati tem a melhor moto e tem Alvaro Bautista, não é a toa que lidera o campeonato e deve vencer. A BMW precisa de um milagre e de Toprak, está com meio caminho andado. A Yamaha, com Rea, terá o melhor para enfrentar a concorrência em 2024. A Kawasaki é que ficou na mão… um problemão… quem substituiria Rea? Talvez Axel Bassani, já que não acredito mais em Rinaldi.
Leiam o comunicado da Yamaha:
A Yamaha Motor Europe tem o prazer de anunciar que o seis vezes Campeão do Mundo de Superbike da FIM, Jonathan Rea, correrá ao lado de Andrea Locatelli na Pata Yamaha Prometeon WorldSBK Official Team em 2024, tendo garantido um contrato de dois anos.
Rea é o piloto de SBK de maior sucesso de todos os tempos, conquistando seis títulos consecutivos num incrível período de domínio entre 2015 e 2020. Os recordes não param por aí, já que ele também detém o maior número de vitórias na classe com 119, o a maioria dos pódios (256) e voltas mais rápidas (102), tudo em 401 largadas históricas.
O norte-irlandês também marcou mais pontos do que qualquer outro no WorldSBK e acumulou mais de 6.000 desde que subiu para a classe de produção principal em 2008. Além disso, Rea também detém o recorde de maior tempo entre o seu primeiro (Misano 2009). e últimas (mais 2023) vitórias, tem 41 pole positions em seu nome e tem estado sempre presente entre os três primeiros na classificação final do Campeonato Mundial de SBK desde 2014.
Apesar da sua carreira fenomenal, a fome de sucesso de Rea não diminuiu, e o seu objetivo é claro, aumentar o seu recorde de vitórias e tornar-se o primeiro piloto a ganhar sete títulos mundiais de SBK.
A Yamaha Motor Europe está muito satisfeita por ter garantido os seus serviços num contrato de dois anos. O novo acordo fará com que Rea forme uma parceria formidável ao lado do companheiro de equipe, o italiano Andrea Locatelli, com a dupla a competir a bordo da altamente competitiva Pata Yamaha Prometeon WorldSBK R1 até 2025.
Eric de Seynes: Presidente e CEO, Yamaha Motor Europe
“Estamos muito felizes em receber Jonathan na família Yamaha e muito motivados para colaborar com ele no futuro. Temos a mesma motivação para vencer e a mesma paixão pelas SBK. Assim como ele, fomos campeões mundiais nos últimos anos e queremos voltar ao topo da tabela mais uma vez. A motivação, a determinação e a fome de sucesso de Jonathan têm sido constantes ao longo de sua carreira e esses atributos contribuirão para o nosso futuro sucesso comum. Nós realmente acreditamos que Jonathan pode aumentar sua contagem no campeonato mundial, escrevendo seu nome ainda mais nos livros de história, e estamos igualmente confiantes de que ele pode conseguir isso conosco. Estamos trabalhando duro para melhorar ainda mais nossa Yamaha R1, comprovada em corridas, para garantir que forneceremos a Jonathan exatamente o que ele precisa para atingir os objetivos dele e da Yamaha em 2024 e 2025.”
Disse Jonathan Rea:
“Quero agradecer a todos no KMC e KRT por acreditarem em mim e me darem a oportunidade de provar meu valor ao mais alto nível. Aprendi e cresci muito como pessoa e piloto desde o primeiro dia em que joguei minha perna sobre a superbike Ninja ZX-10R de fábrica”.
“Vencer seis Campeonatos Mundiais de SBK consecutivos será sempre o destaque mais óbvio do meu tempo com a Kawasaki; mas também serão as memórias incríveis, as lições de vida e as risadas que levarei comigo para o futuro. E, com certeza, é nossa missão de concluir a temporada de 2023 com a força e o comprometimento que sempre demonstramos.”
“Agora, olhando para trás em nossa jornada, fico orgulhoso da alegria e felicidade que trouxemos aos fãs e proprietários de Kawasaki ao redor do mundo. Isso não é um adeus, porque você não diz adeus à família, mas é simplesmente o final deste capítulo incrível. Desejo a todos da KRT boa sorte nos capítulos que certamente se seguirão. Vejo vocês na pista”