Meus amigos, eu tentei… mas não consegui. Assisti aos treinos, ao Q1 e Q2. Botei o iPhone para me acordar 5 minutos antes da Sprint Race mas não teve a menor chance, eu desliguei e continuei meu sono, que estava maravilhoso.
Acordei, com calma, já conformado em não comentar a corrida, mas liguei a TV justo na hora que estava começando a reprise da corrida, que sorte!!!!
A situação está preta para a Ducati Corse e Pecco Bagnaia… a moto e o piloto não estão funcionando na Indonésia. Ao ponto de Pecco não passar para o Q2. Martinator também parece estar meio nervoso. Não por largar de sexto, acontece, mas ao olhar prá ele, percebe-se uma tensão extra. Reta final do campeonato, pertinho nos pontos… muita pressão.
E hoje na corrida Sprint, Jorge Martin foi praticamente o único que correu na pista. Largou de sexto e passou Binder, passou Quartararo, passou Bezzecchi, passou Marini e passou Viñales. Todos os outros pilotos não fizeram ou ultrapassaram ninguém. Bagnaia não passou ninguém, nem Enea. De Gigia está andando bem, sonhando com uma vaga na Honda, e não passou ninguém. Quartararo brigou um pouco quando foi ultrapassado, mas não passou ninguém. Viñales não passou ninguém, no final acabaram seus pneus e ele foi sendo ultrapassado.
Na verdade, Bezzecchi fez uma ultrapassagem, sobre Quartararo, e que vale o dobro, pois ele correu com a clavícula remendada esta semana. Bravos. Bravíssimos, acabou a corrida e meteu um saco de gelo no ombro. Ele e Luca Marini, outro que acaba de consertar a clavícula. Mas Jorge Martin passou muito mais e passou duro, com coragem, com velocidade. Jorge Martin está entrando na pista para ser campeão inédito, nunca um piloto satélite conseguiu isso. A Ducati vai inovar também neste quesito.
O resultado é que Martinator agora lidera o campeonato, quarta vitória seguida, sétima corrida seguida que marca mais pontos que Pecco Bagnaia. A Pramac é líder do campeonato de equipes, é lider do campeonato e equipes independentes e a Ducati já é campeão mundial, pentacampeã mundial de construtores. E hoje, Ducati em primeiro, segundo e terceiro… Sendo que Luca e Marco com motos do ano passado. É uma lavada. Certo está Marc Marquez, Zarco que descasque esta pedreira.
Quartararo andou sozinho e andou até bem, chegando em quinto. Tem mais linhas e troca entre elas com mais facilidade do que as Ducatis, vimos hoje com ele dando o X nas Ducatis, a Yamaha é mais estável nas curvas, mas…, estou cansado de falar, isso não adianta nas pistas e nesse campeonato. Talvez por isso TODOS tenham escolhido fazer suas motos com motores em V4. Os títulos de Suzuki e Yamaha em 2020 e 2021 foram o resultado de circunstâncias muito especiais. As mais importantes, Honda sem Marquez e Ducati sem Dovi. Mir foi campeão com UMA vitória. Quartararo também enfrentou uma Honda sem Marc Marquez e uma Ducati sem Dovizioso.
Vou tentar ficar acordado para a corrida de amanhã…juro.