Tenho andado muito preguiçoso em escrever aqui no meu Blog Motozoo®. É que o Facebook deu uma matada boa nos blogs, e além disso tem blog para caramba por aí. Tem um monte de jornalistas com blog, quase sempre com as mesmas notícias e releases de imprensa.
E descobri que é isso que as fábricas curtem, que os blogs republiquem seus releases, suas fotos, igualzinho recebem em lindos pendrives. Qualquer coisa diferente disso já não é “tão legal” para elas.
O Motozoo® é um blog de opinião, não um mero republicador de releases e talvez por isso eu não tenha conseguido me firmar no círculo de convidados das fábricas. Recebi alguns convites mas eles minguaram o que junto com a minha preguiça ajuda.
Além disso, como Presidente do ForzaRio DOC , uma espécie de embaixador da Ducati, isso me pinta como parcial, e pode ser mais um problema.
Mas não desanimei não, vou continuar com o Blog do Motozoo® e tenho ainda grandes planos para ele, é questão de tempo e de oportunidade. Não faltam motos para teste, não falta assunto.
Depois desta longa introdução, vamos falar do nosso bi-campeão Marc Marquez. O genial Marc.
Antes eu não gostava dele, achava que sua moto era muito superior e ele muito arrogante e duro, quase perigoso com seu comportamento na pista. Agora já gosto, mas retiro apenas o arrogante, estou achando ele até simpático, mas continua com uma moto muito superior e perigoso na pista. Mas como bi-campeão, todos tem que aturar.
Assim como outros campeões do passado, Marc mudou o jeito de pilotar a Honda, e todos estão imitando, usando o excepcional comportamento do pneu dianteiro da Bridgestone, chegando nas curvas com a moto totalmente apoiada na roda dianteira e depois deixando ela ir de lado, um jeito que mesmo não sendo o mais rápido naquele trecho, é extremamente eficiente e bonito, pois é radical. E este estilo bloqueia quem vem atrás pois não há como o piloto mais técnico usar sua técnica na curva, pois freando todo torto ele já aparece na frente do cara, que não tem outra coisa a fazer senão diminuir um tico e deixar ele passar. Já com a moto em pé a Honda RCV empurra quase tanto quanto a Ducati Desmosedici, só que acelera antes, então nem a Ducati pega. Só no início, com os pneus novinhos, quando a Desmo é osso duro para qualquer um.
Deste jeito Marc Marquez moeu recordes este ano e demonstrou estar mais maduro, diminuindo o ritmo para ser campeão, sem tirar méritos da Yamaha, que melhorou a moto e seus pilotos, mas não dá, a Honda RCV tem dois features que sobram, seu câmbio rápido zeroshift e a informação dos torsiômetros nos eixos da moto, uma sofisticação que as outras não possuem.
Parabéns ao jovem bi campeão, enquanto estiver andando assim e a Honda tão afinada, ganhará mais vários campeonatos, pois não vejo na molecada que está subindo, condições para enfrentá-lo.
Abraços
Mário Barreto