Marc Marquez com a mão na Taça!

Que corrida boa de ver!!!! Mais uma.

O pau comeu em Aragón, com Marc Marquez resolvendo correr riscos e dar um basta na série de vitórias seguidas da Ducati. Hoje teve saúde, talento e moto para isso, mas não foi fácil. Longe disso.

Depois de liderar os treinos de sexta, o campeão perdeu a pole para as Ducati. Mas treinou bem, largou na primeira fila, teve uma moto muito boa. Para dar mais emoção, mandou trocar o pneu traseiro para o macio na última hora, o que me pareceu arriscado. Marc e a Honda RCV usam muito o pneu traseiro.

A aposta deu certo, sua moto chegou mais inteira de grip nas voltas finais e Dovi não conseguiu impedir a sua vitória. Emocionante pacas, porque com motos tão diferentes no momento, é natural que a parte forte de uma na pista, seja diferente da outra. Marc atacou muito, Dovi respondeu atacando também. Com isso Iannone chegou perto e o pau comeu feio, mas na precisão, na técnica. Teve uma hora em que o Iannone chegou a assumir a liderança por alguns metros, mas a Suzuki tem que comer ainda um feijãozinho para querer disputar na retomada com a Ducati e também com a Honda.

Esta parte da corrida foi sensacional, valeu a conta da NET do mês!!!

Lorenzo, o pole position e favorito para a prova, fez merda imensa na primeira curva, caindo com um highside dolorido. E continuou fazendo merda, falando bobagem e acusando o MM de ter causado isso. Idiotice. Todos viram que ele caiu sozinho e ficou feio, deselegante e burro acusar o futuro companheiro de equipe. Dá margens a ser chamado de Chorenzo. Deu mole. Treinou bem, largou da Pole, mas não fez nem uma curva e depois falou bobagem e o pior, com o futuro pentacapeão e companheiro de equipe, que vacilão. Disse que Marc arruinou sua prova e seu pé. Nada mais injusto e escroto para falar.

Dovi fez uma corrida linda, foi macho quando teve que ser, puxou um ritmo forte, mas no final sua moto esta menos no chão do que a do Marc. Tá dando sorte que o Lorenzo tem marcado zero pontos, mas comparem a comemoração do Marc e a do Dovi. Dovi fica com cara de bunda toda hora, não é um cara fotogênico, não faz palhaçada, não joga para a torcida. Não pode, os pilotos que entendem que as corridas são um show e trabalham para além de pilotar bem, são os que são campeões, que ganham mais e conseguem mais fãs. Dovi precisa melhorar isso urgentemente.

Iannone fez uma ótima corrida, valorizada pelo companheiro de equipe Rins, que perturbou e forçou o quanto pode. Completou o pódium e Rins comemorou o quarto lugar como se estivesse no pódium também. A Suzuki é uma linda moto, e está melhorando. Com 4 em linha, diga-se de passagem.

Pedrosa mandou bem melhor hoje e também destaco o sexto lugar da Aprilia com o Aleix Espargaró.

Vamos falar brevemente da Yamaha… A Yamaha só tem feito bobagem desde que o Rossi voltou para a equipe. E enquanto não se livrar dele, vai ficar piorando. Todos acham que eu não gosto do Rossi, mas a questão é técnica e simples de entender. Sou iconoclasta e critico quem cultua o mito do Rossi inoxidável e para sempre insuperável.

Vou repetir: Na pista é o seguinte, a moto não anda sozinha e nem o piloto. Portanto o tempo é o resultado do conjunto de moto+piloto. O auge do físico do homem se dá em meados dos vinte anos. Isso é fisiológico. Dali vai caindo, em alguns de forma suave, em outros e forma abrupta. Rossi é excepcional, vem caindo de forma lenta e invejável, mas é muito uma questão de fé achar que fisicamente o Valentino Rossi não seja um tiquinho, digamos 1 décimo, mais lento do que os young guns. Se ele tem este handcap de um décimo, para o conjunto ser competitivo, a Yamaha M1 teria que ser este décimo melhor do que as outras. Simplificadamente. Do ponto de vista técnico, foi uma burrice fazer a moto para o Rossi, tirando-a de Maverick Viñales. Tornou tudo mais difícil, pois ela terá que ser excepcional. Rossi fez por merecer andar em motos excepcionais e só assim se ganham corridas e títulos. Rossi faz o que é bom para ele, a Yamaha vai no reboque. Ah! e porque as outras Yamaha não andam? Zarco começou bem, mas a equipe não será mais Yamaha e ele vai para a KTM, ou seja, nada mais para a Tech 3. O outro é apenas um excelente estreante. Viñales está andando na moto do Rossi. E a Yamaha pressionada mexe em tudo, a moto está perdida. Rossi fez isso com a Ducati.

Marc está com a mão na taça. E merecido, está no topo do seu desempenho e a moto está ótima, para ele. Enfrenta as Ducatis no braço e no motor, enfrenta Lorenzo, enfrenta Dovi. Não tem prá ninguém em 2018.

Abraços
Mário Barreto

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.