Foi boa a corrida de hoje, porque um tiquinho diferente. Tudo o que a Dorna mexe nos regulamentos e nos sistemas de disputa é para dar audiência, e a audiência, nós, detestamos corridas previsíveis e sem emoção.
Hoje teve emoção? EMOÇÃO assim EMOÇÃO não. Mas foi legal ver as KTM, Yamaha e até Aprilia ali pertinho. Com oito foguetes na pista e com os pilotos que tem, vitória parece ser um privilégio apenas da Ducati nesta temporada.
Talvez um dos segredos da Ducati, além da competência sua e do Gigi, pode ser a extrema competitividade que ela impõe entre seus pilotos e equipes. A VR46 estava no rabo das prioridades da Ducati, ultrapassada que foi pela Gresini e lógicamente pela Pramac. Chegou a ser cogitada como futura equipe B da Yamaha, mas está esperneando e este ano supera a Gresini, lutando para atingir uma relevância de Pramac.
Marco Bezzecchi, por sua vez, luta contra o Enea e Martinator, e até contra Pecco, para pilotar de vermelho e neste fim de semana está andando muito bem. Fez a pole position e hoje venceu sem contestação. Desta vez não achei que Pecco se poupou, embora tenha a certeza de que Pecco não se arriscaria mais para pescar os poucos pontos de diferença que estavam em jogo hoje. E Bezzecchi agora é terceiro no campeonato, Jorge Martin passou ele por ser mais regular. Hoje as Pramac tiveram problemas e a GP23 só andou com o Pecco.
A GP22 continua firme e forte, não sei se algum desenvolvimento está sendo feito para ela, acho que não, mas estas motos são assim, quando mais andam, mais rápidas vão ficando.
A KTM continua sua saga de ser boa de Sprint Race, e não sei dizer porque. Porque Binder teria um histórico de largar bem nas sprints e largar mais ou menos nas corridas? Na verdade observamos que as KTM andam bem no final das provas, talvez o tanque vazio… vimos que Binder ficou por ali pertinho virando rápido, mesmo sem condições de dar bote.
A boa surpresa do sábado foi que a Yamaha funcionou bem. Visivelmente mais ágil, lembrou levemente a Suzuki, que escolhia diversas linhas atrás de suas oponentes V4. Chegava junto, andava junto nas retas, mas não conseguia se colocar definitivamente no ataque. Ela parece não ser tão boa de freada como a KTM e Ducati, ou a aerodinâmica atual atrapalha. Alguma coisa parece segurar o Quartararo e sua Yamaha. Ter herdado o terceiro lugar depois da penalização do Binder foi uma boa, deve dar um gás. Vamos ver amanhã, mas quarto lugar está bom demais para a Yamaha de hoje.
A Aprilia também andou bem na mão do Aleix. O problema é que todas tem que andar mais do que as Ducatis e isso está fora do alcance. Não andam mais nem do que as Ducatis velhas, quiçá a do Pecco.
Sobre as Hondas não há nem o que falar. Notícia nas corridas são o pole-position, o último vencedor, o líder do campeonato, o vencedor do ano passado… daí prá frente só com boa vontade do repórter, e em artigo exclusivo. Como a Honda não fez pole, não foi o último vencedor, não lidera o campeonato e não venceu no ano passado, não há porque falar nela. Arrastou-se luxuosamente lá atrás.
Que venha a corrida de amanhã! Danadinho como está, Marco Bezzecchi é favorito para amanhã também. Pecco estará no pódium e podemos esperar uma reação das Pramac. Veremos.