Excelente corrida tivemos hoje na França, com disputa até a última curva nas posições de ponta, algo que não tem sido tão comum.
Bagnaia, mesmo chegando em terceiro e sendo o atual bi-campeão do mundo, foi humilhado nas voltas finais, quando não poderia ter deixado, e deixou, ser ultrapassado tanto por Jorge Martin quanto por Marc Marquez. Como marcou zero pontos ontem, quando abandonou a Sprint Race, precisava recuperar alguma coisa nos pontos sobre Jorge Martin. E, sobre Marc Marquez tem a moral de ser o piloto de fábrica, com a moto 2024, é ruim perder para equipe satélite com moto 2023. Na última corrida fez jogo duro e esfregou a moto no macacão da Formiga Atômica, precisa manter o ritmo para mostrar que não tem moleza. Mas hoje não deu, a Formiga deu um passadão limpo e não deu para fechar.
Correndo hoje com sua moto principal e, segundo ele muito melhor, Pecco largou bem e segurou a ponta por quase toda a prova, mas sempre comboiado por Jorge Martin e de uma maneira que até as pedrinhas do autódromo sabiam que ia ter encrenca no final.
Martinator largou na pole, venceu a corrida ontem, estava com uma moto muito acertada e acertadamente poupou-se para dar o bote no final da prova. Um pouco na sorte, contou com a ajuda do Marc Marquez, que chegou chegando para perturbar o Pecco e facilitou sua vida. Digo isso porque ficou claro que Pecco estava super competitivo e a qualquer momento poderia ter repassado o Martinator, as motos, os pneus, estavam iguais, era uma disputa no braço.
Mas Pecco ficará ainda mais perigoso, ele tem a cabeça fria, sua equipe é a melhor do paddock e ele aprendeu com a corrida de hoje. Faltam muitas corridas e seus dois títulos mundiais foram conquistados com dificuldade, Pecco nunca teve moleza, esta é apenas mais uma pedreira.
E falando em braço, vamos agora falar da corrida do Marc Marquez… largou bem novamente, um tiquinho pior só do que ontem, mas muito bem. Veio no braço passando Diggia, Viñales e posicionou-se ali em terceiro com pista livre a frente. Já estaria bom de mais um pódium para quem largou de décimo terceiro. Mas, como ele disse, o ritmo estava ali, e ele foi demolindo a distância para a ponta até colar nos ponteiros. Chegou… estudou… deixou abrir um pouco e na volta final mergulhou certeiramente para o segundo lugar. Pecco Bagnaia e seu mentor Valentino Rossi devem ter ficado muito putos. Dito isto, quem mais andou na prova foi Marc Marquez, porque veio de trás e descontou para chegar na ponta, onde chegou a meros 0.446 segundos. Foi o que deu para fazer. Tivesse largado da frente, venceria a prova, é o que os dados de pista devem comprovar. Chupem enfermeiras. A hora da vitória está chegando e todos sabem disso. Agora MM em terceiro no campeonato e a apenas 2 pontos do campeão Bagnaia.
Em quarto chegou um rapidíssimo Enea Bastianini, que em uma mistura de falta de sorte nos treinos e falta de cancha na pista, não conseguiu aproveitar este desempenho. Restou o consolo de ter pegado o recorde da pista e ter brigado bastante hoje. Não segurou MM, mas dispensou as Aprilias.
Viñales fez uma boa prova, mais uma na frente do Aleix, que também andou bem. Estava gostando de ver Quartararo andando em sexto com a Yamaha, uma melhora expressiva, mas ele acabou caindo, uma pena. Acosta tentou uma ousada ultrapassagem dupla, deu ruim e foi para o chão. Neste episódio não sei como não derrubou mais ninguém. Coisa de corrida, mas se é o Marc Marquez que faz uma coisa destas, as enfermeiras do Doutor iriam todas pedir o banimento dele do campeonato. Só rindo.
Mais para trás eu nem vi, com tanta ação na ponta… apenas reparei que Joan Mir esfregou sua RC213V novamente no chão. E olha que ele, antes da Honda, era um dos pilotos que menos caía e assim foi campeão do mundo com apenas 1 vitória. Esta Honda não presta. Zarcô correndo em casa chegou quase 27 segundos depois e Luca Marini, em último, ainda sem marcar um único ponto no campeonato, e a 40 segundos da ponta. Inacreditável.
Todo este oba oba sobre os pilotos e equipes prá mim é fácil de resolver… Minha arrumação: Martinator vai para a Ducati, ele mais do que merece. MM vai para a Pramac e ganha uma moto 2025, para ele uma promoção. La Bestia vai para a Aprilia. Morbidelli poderia ficar na Pramac, se melhorar, ou abrir espaço para o moleque que foi contratado, com um dos dois indo para a Gresini. E a Yamaha se acertando com a VR46, não me faz sentido outra opção. Chega de Aleix Espargaró. Na KTM, se continua assim Acosta sobe para as motos laranjas e Miller vai prá casa, já deu. Ou desce para a Gas Gas. Joe Roberts sobe para a outra Aprilia e o Raul Fernandez dança. Ou o Miguel volta para a Gas Gas, porque não está indo bem na Aprilia. É isso.
E vamos para a próxima