E hoje tivemos uma mexida boa no vai e vem dos pilotos no MotoGP. Prá mim não foi surpresa total, pois já estávamos ouvindo que o Maverick Viñales estava conversando com outras fábricas. Li até que ele estava nos planos da Honda, mas hoje em dia os sites publicam qualquer fofoca, inventam até, porque tem que apresentar números de views e curtidas capazes de competir com as gatinhas especialistas em motociclismo e seus Instagrams.
Sim, é isso em que se transformou o interesse em motociclismo. Uma mulher bonita lendo ficha técnica e fazendo caras e bocas para uma camera tem muito mais valor do que um jornalista escrevendo uma matéria sobre qualquer assunto. Já contei para você, o pentacampeão do mundo Jorge Lorenzo criou um canal no Youtube e conseguiu apenas 70 mil seguidores no mundo, quando sabemos que qualquer lindinha aqui do Morro do Salgueiro consegue logo uns 500 mil. Ele desistiu do seu canal, é claro, não vale a pena.
Mas voltando… a Aprilia de uma hora para a outra perdeu seus dois pilotos principais e terá que começar 2025 sem estas referências, o que não é bom. Fofocam que Viñales não foi informado da contratação do Jorge Martin, mas não acho que isso seja motivo. Viñales não poderá nunca reclamar da Aprilia, que o pegou no limbo após a palhaçada que ele fez na Yamaha, recebendo uma inédita demissão quase que com justa causa. Foi apoiado, até venceu corrida, mas nunca se firmou por duas corridas seguidas. No geral andou menos do que El Capitan Espargaró mas se reabilitou, parou de reclamar da moto e andou o que pode e conseguiu com a RS-GP. Dias bons e ruins, fez uma boa passagem pela Aprilia e vai para a KTM reabilitado e com a possibilidade real de ser o recordista em vitórias por marcas diferentes, 4. Na Aprilia foi quase sempre coadjuvante do Aleix, continuará sendo coadjuvante na KTM, depois do Pedro Acosta e do La Bestia. Não acredito que Viñales irá andar mais do que estes dois.
Enea Bastianini, La Bestia, todos esperavam que fosse para a Aprilia, pois é italiano, jovem, rápido, piloto de fábrica e o esperado era que com a saída do Mavecão, La Bestia assumisse o seu lugar, mas… surpresa… a KTM demitiu logo 2 e pegou o Enea Bastianini. Grande contratação, o Enea é um ótimo piloto, já foi piloto KTM, mais um, que sofreu na mão da Ducati e seu gerenciamento horroroso e competitivo entre seus pilotos. Ele merece uma tranquilidade para poder mostrar o potencial que exibiu em 2022. Acho que sua briga na equipe será contra Pedro Acosta, em minha opinião ele engolirá o Viñales e o Binder. A KTM virá com duas equipes fortíssimas mas quase apostaria que Acosta e La Bestia irão capitanear o esforço.
Assim como a KTM precisou do Acosta para saber onde está a RC-16, a Aprilia precisará do Martinator para saber onde está a RS-GP.
A Aprilia agora precisará se recompor… em minha opinião o mais forte concorrente para a vaga seria o Joan Mir, que não aguenta mais cair de Honda e seria o favorito para voltar a correr com o Davide Brivio sendo seu fã. Ele já ajudou, declarando que os passos de Marc Marquez, indo para uma equipe satélite antes de subir novamente para uma equipe de fábrica, foram bons e necessários. Teve que dizer isso porque ele era o principal piloto de fábrica da Suzuki, depois passou a ser o principal na Honda e poderiam achar que seria uma coisa ruim ele ir para a Trackhouse. Ele adiantou-se praticamente dizendo que aceitaria uma oferta deles. Está doidinho para sair da Honda. E a Aprilia já disse que não quer Joe Roberts ainda na Trackhouse. Miguel Oliveira subiria para a oficial abrindo o espaço para Mir. O problema é que Miguel não está merecendo. O meu favorito para o lugar de Viñales na RS-GP 25 seria então o Diggia.
A Pramac está desfalcada… perdeu seu piloto principal e querem empurrar um rookie para ela disputar 2025… Quem seria um bom substituto para o Jorge Martin na Pramac e que não esteja já contratado? Difícil… Bez é um puxa saco do Rossi e já não quis, Diggia seria uma boa mas EU JÁ o coloquei na Aprilia…, kkkk, Rins, outro excelente piloto, está meio quebrado ainda. A Yamaha está caçando equipe para ter 4 motos na pista e a lenga lenga com a possibilidade de arrancar a Pramac da órbita da Ducati continua. Com a mudança no regulamento todas as fábricas irão ter que criar novas motos, o que seria uma oportunidade ideal para a Pramac cair fora, se ela quiser. Estas duas vagas da Yamaha terão que arrumar o que falta…
Nesta arrumação teríamos 2 vagas na Honda, uma no lugar do Mir e outra no lugar de Nakagami, que já deu o que tinha que dar. Teríamos 2 vagas na nova Yamaha. Se Diggia sair da VR46, teríamos uma vaga lá para o Aldeguer. Ah! Esquecemos da Gresini, que também precisa de um substituto de peso para o lugar do Marc Marquez. Diggia saiu meio chateado, para lá não volta. Bez não trocaria 6 por meia dúzia… os Fernandez são pouco para o tamanho da vaga…
Meu Deus, é muita confusão, fofoca e possibilidades. Eu lamento muito tudo isso ainda no início do campeonato, porque estas trocas certamente influem no andamento do campeonato. Um saco.
Aguardemos os próximos capítulos.