Um novo ano anuncia o início do Campeonato Mundial de Rally Raid de 2025 com o fenomenal Rally Dakar dando início à árdua e difícil temporada de cinco etapas para a Monster Energy Honda HRC.
De volta à Arábia Saudita pela sexta vez, o Dakar será realizado de 3 a 17 de janeiro, cobrindo um total incrível de 7.805 quilômetros, incluindo os 5.209 quilômetros mais difíceis de etapas especiais contra o relógio que ficarão entre os pilotos e o degrau mais alto do pódio enquanto eles seguem de Bisha a Shubaytah. Desde o início, o 48 Hour Chrono, que levou os competidores ao limite em 2024, retorna com um “estrondo” no início do Dakar de 2025, com os competidores enfrentando uma grande etapa ao longo de dois dias e 1.057 km, que incluirá dormir uma noite sob as estrelas, sem assistência da equipe durante a noite e rações alimentares simples. Esta etapa do 48 Hour Chrono realmente incorpora os primeiros dias do Dakar na África para testar sua resiliência logo no início, antes de uma etapa de maratona épica após seu retorno ao acampamento. Com as épicas dunas do Empty Quarter para enfrentar durante o rali, no último dia de ação haverá uma largada em massa, que lembra a etapa do Lac Rose no Paris Dakar, que não só será espetacular, mas também proporcionará um confronto final como nenhum outro, enquanto a disputa pelo icônico troféu beduíno chega à sua conclusão.
A Monster Energy Honda HRC colocará cinco pilotos a bordo da Honda CRF450 RALLY, incluindo o atual campeão Ricky Brabec, que estará em busca de uma terceira vitória no rali mais difícil do mundo. Lutando para estar em forma após uma queda na última vez no Rallye Du Maroc, que encerra a temporada, o experiente americano tem se esforçado para garantir que esteja em sua melhor forma quando chegar à linha de largada. Ele será acompanhado pelo vice-campeão do Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2024, Adrien Van Beveren, que subiu ao pódio do Rally Dakar em 2024 com um terceiro lugar. Indo para seu décimo Dakar, o vencedor da etapa do Chrono de 48 Horas de 2024 tem como objetivo cruzar a linha em Shubaytah como o piloto mais rápido e escrever seu nome nos livros de história ao lado dos pilotos franceses da Honda Cyril Neveu e Gilles Lalay.
Tosha Schareina, o rei do prólogo da temporada de 2024, tentará converter sua velocidade em um resultado que o espanhol sabe que tem dentro de si. O Dakar do ano passado foi cruel com Schareina depois que ele caiu no começo, mas deixando essa decepção para trás, ele então venceu o BP Ultimate Rally-Raid Portugal, o Rallye Du Maroc e foi vice-campeão no Desafío Ruta 40. Esses resultados o colocaram entre os três primeiros do Campeonato Mundial de Rally-Raid em sua primeira temporada completa.
Também competindo em seu segundo Rally Dakar com a Monster Energy Honda HRC, Skyler Howes agora está de volta à forma física após sofrer uma lesão no verão, que o tirou da rodada final da temporada de 2024 no Marrocos. De volta para sua sétima tentativa no Dakar, o americano não é estranho ao pódio, tendo conquistado a vaga final em 2023 após liderar por seis dias, então ele vai querer estar de volta entre os favoritos na Arábia Saudita.
Será o Rally Dakar número 13 para o veterano Pablo Quintanilla que, apesar de terminar em segundo lugar duas vezes em 2020 e 2022, nunca levou o cobiçado prêmio principal. O bicampeão do World Cross Country Rally de 38 anos é o piloto mais experiente na classe Rally GP e tentará se recuperar de uma temporada decepcionante de 2024.
A equipe se reunirá em Bisha, na parte sudoeste da Arábia Saudita, para o início da 47ª edição do Rally Dakar deste ano, onde a rota os levará pelas paisagens mais espetaculares e, às vezes, mais desafiadoras do mundo do esporte, e muito menos do Campeonato Mundial de Rally-Raid. Eles enfrentarão dunas colossais, calor escaldante, frio congelante, pedras enormes e dias exaustivos enquanto seguem para o norte até AlUla antes de seguirem para o leste em direção às vastas dunas e à linha de chegada em Shubaytah.
Os pilotos da Monster Energy Honda HRC estarão prontos para o prólogo de abertura na sexta-feira, 3 de janeiro, onde 29 quilômetros de ação cronometrada os aguardam.
Ruben Faria
Gerente geral
Já estamos na Arábia Saudita prontos para o pequeno shakedown. Estou muito feliz com toda a equipe, os pilotos estão bem preparados, Ricky está recuperado, assim como Skyler. É sempre difícil chegar ao Dakar com todos os pilotos em boas condições, mas eles estão de volta à forma física total, então estou muito feliz.
Será outro Dakar difícil, tendo o 48 Hour Chrono no segundo e terceiro dia, com mais de 900 km de etapa especial, será muito difícil desde o início. Também com a etapa maratona logo depois, o que nunca aconteceu antes, será um desafio para a equipe, pilotos e motos. Estamos preparados, pois trabalhamos o ano todo prontos para esse tipo de condições, então definitivamente será uma primeira semana desafiadora.
Após o dia de descanso, seguimos em direção ao Empty Quarter, haverá algumas etapas mais fáceis, mas assim que entrarmos nessa área, será exigente, não como oprimeira semana, mas de uma forma diferente para os pilotos de fábrica e acho que a primeira semana provavelmente será mais estratégica do que a segunda.
O Dakar pode ser perdido facilmente, então precisamos chegar ao final em Shubaytah encarando dia a dia, com os pilotos permanecendo calmos, fortes e inteligentes, o que é a chave para este rali, pois muitas coisas podem acontecer para todos durante o curso deste evento. Temos uma equipe forte que está pronta para lutar pelo desafio épico do Rally Dakar 2025.
Pablo Quintanilla 7
Terminei minha preparação para o Dakar, foi longa, mas super boa. Comecei imediatamente após o Rallye Du Maroc com meu programa de treinamento e durante esse tempo estava focado em fazer o máximo de quilômetros possível no deserto, então, honestamente, me sinto muito bem com muita confiança na moto e com a navegação também. Estou confiante de que posso fazer uma corrida muito boa, super motivado para fazer parte desta grande corrida novamente e meu objetivo é correr para a vitória.
Ricky Brabec 9
Foi um começo lento para me preparar para este Dakar depois de uma lesão no início do Rallye du Maroc, o que colocou um ligeiro obstáculo no meu programa de treinamento.
Sofri com uma fratura no platô da tíbia, o que me atrasou algumas semanas, mas os médicos cuidaram muito bem de mim e me colocaram de volta nos trilhos.
Nas últimas cinco semanas, estive ocupado fazendo road books e pilotando em trilhas únicas estilo enduro aqui em casa e me sinto o mais pronto possível.
Estou animado para voltar ao Dakar com a equipe e buscar o melhor resultado possível, todos nós queremos vencer e é por isso que lutamos todos os dias.
Skyler Howes 10
Minhas preparações para o Dakar foram muito, muito fortes, fiz muito treinamento de road book e rally bike e, além disso, passei um tempo considerável com meu treinador, fazendo ciclismo e ginástica. Para mim, o mais importante é voltar à forma que eu estava antes do meu acidente na corrida de Vegas para Reno e então melhorar a partir daí.
Sei que o Dakar deste ano vai ser bem difícil, no início do rali temos uma longa etapa que nos leva diretamente para a etapa 48 Hour Chrono, acho que a navegação será muito mais desafiadora do que no Empty Quarter, então acho que a primeira semana não vai ser tão fácil. Vai ser difícil para o corpo e para a mente, então estou ansioso por este desafio, embora eu ache que será muito mais sobre estratégia este ano.
Adrien Van Beveren 42
Minha preparação para o Dakar foi excelente. Sinto-me mais experiente e pronto para corrigir os erros que cometi nos anos anteriores, mas também estou totalmente ciente de que esta será uma corrida muito desafiadora e longa. Trabalhei no lado mental, para encarar dia a dia e manter a calma durante os momentos difíceis que certamente virão.
Sinto-me forte e pronto para lutar muito, assim como meus companheiros de equipe, e treinar com eles ao longo do ano nos tornou mais fortes como equipe. A moto está em perfeitas condições para este Dakar, trabalhamos muito nela e estou muito feliz com a Honda CRF450 RALLY.
Desde que o Dakar de 2024 terminou, estou me preparando para este. Cheguei ao pódio da última vez, mas quero mais.
Tosha Schareina 68
O Dakar é a corrida que estamos esperando e estou realmente ansioso por ela depois de uma ótima temporada.
Consegui vencer todos os prólogos em 2024 com vitórias, pódios em todas as corridas e um terceiro no campeonato, apesar de não pontuar em duas corridas do Campeonato Mundial de Rally-Raid.
Foi um ótimo ano e estou ansioso para compensar o acidente do ano passado na primeira etapa, que faz parte do jogo.
Tenho uma ótima equipe ao meu redor e uma ótima moto e é isso que me motiva a dar 200%.