MotoGP em Silverstone, Pecco!

Boa tarde minha meia dúzia de leitores! Desculpem-me a demora em escrever a coluna, vocês sabem que eu curto escrever logo após acabar a corrida, para sair “quente”. Desta vez não deu… eu estava voltando do Encontro de Motos Internacional de Penedo, na volta dormi em Morro Azul e somente agora estou podendo escrever, já em casa. Vi a corrida na fazenda.

Já estava me dando saudade das corridas, mas como passaram rápido estas 5 semanas… meu Deus, o tempo está voando.

Os pilotos folgam, mas as fábricas trabalham pesado neste período, quando tem calma para acertar um monte de coisinhas que no corre corre das corridas, literalmente, não dá tempo de acertar. Muita coisa acontece neste break e as vezes o campeonato volta mudado. Ano passado, por exemplo, Pecco Bagnaia voltou muito mais forte na segunda metade do campeonato, e acabou o ano vencendo tudo. A Ducati aposta nesta virada e já começou bem hoje, colocando 2 motos no pódium e mais a do Bastianinni, como melhor privada e em quarto lugar hoje.

4 motos no parc fermé, 4 italianas, 3 Ducatis, 1 Aprilia. Nem vi Honda na corrida de hoje. Yamaha só vi a do Quartararo, que nem foi muito bem (chegou em oitavo) e as Suzukis, que no final do ano vão desaparecer do grid. Ano que vem a Aprilia cresce para 4 motos, a Suzuki some, e a Yamaha perde duas. Quem diria hein? Com a Honda ruim do jeito que está os japoneses vão levar uma surra no ano que vem. Este ano, não fosse Fabio Quartararo salvando a liderança do campeonato, já estariam levando surra.

Vejam a classificação de hoje clicando aqui.

Hoje para a corrida as Ducatis se mostraram bem acertadinhas e dando pau geral na aceleração. Não teve quem segurasse a Desmosedici na aceleração. Só a Aprilia fez um certo jogo mais duro, mas mesmo ela, não deu. A Yamaha paga mico neste quesito, e elas sambaram na frente do Quartararo, e dispensaram as Suzukis.

Fabio até largou bem, mas a sua volta quase longa acabou com sua corrida de vez. Não que eu ache que ele chegaria muito melhor, pelo andar das carruagens ele seria ultrapassado fatalmente.

Zarco caiu, Pecco andou lindamente, Miller e sua Ducati Estegossauro também. Maverick Viñales deu show e quase venceu a corrida, chegando em segundo. Acredito que ele só andou mais do que o Aleix Espargaró porque Aleix andou quebrado depois de um tombado nos treinos. Aleix inteiro e a moto andando o que andou, ganharia mole. O perigo é que esta é a segunda corrida seguida em que o Mavecão chega na frente do Aleix e, conhecendo O Viñales, já já começa a dar problema…

Rins vinha muito bem até começar a perder posições e Mir caiu. Isso não é normal, o normal é o Rins cair. Martinator também cresceu na corrida mas para o azar dele o Enea Bastianinni veio voando sem asa lá de trás e passou por ele como um foguete. Na briga dos dois para vem quem pega a vaga do Miller, foi pontaço para o Enea, que anda muito bem no final das provas. E provou que as asinhas dianteiras são enfeite, porque ele trombou com o Bezzechi no início da prova, perdeu as asinhas e andou muito bem sem elas.

A pista é muito boa, com vários pontos de ultrapassagem, larga, e todos os pilotos, até o Aleix, chegaram relativamente perto uns dos outros. Razoável também a corrida do Miguelito Oliveira, chegando na frente do Binder. O resto… umas tais de Repsol Hondas, uns tais como Andrea Dovizioso, Franco Morbidelli e outros, a transmissão nem mostrou…

Bela vitória da Ducati e de Pecco, o único a vencer 4 vezes este ano, e mesmo assim está a 50 pontos do líder. A Ducati mostrou pressão ao classificar e correr muito bem, a Yamaha mostrou-se fraca novamente mas o seu santo Quartararo salvou bons pontos e chegou na frente do Aleix. A GP21 continua mostrando-se mais suave com os pneus do que a GP22, pelo o que andou o Enea Bastianini no final da prova.

A corrida não foi boa e disputada como a Moto2, mas foi bacana. Vamos com tudo e as japas tem que reagir!!!

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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