Como não podia deixar de acontecer, o Motozoo® foi lá ver o Salão, depois de todo mundo, no sabadão, “mó cráudi”.
Os jornalistas são todos convidados para dias especiais, sem público, quando podem com calma olhar e conversar sobre as motos e novidades. Porém, depois da greve na minha universidade as aulas estão corridas, não quero perder nenhuma, e ir ao Salão no meio da semana iria bagunçar o meu coreto. Decidi ir apenas no sábado, confiando em que não estaria tão cheio. Ledo engano, o Salão estava BOMBANDO.
Mais compacto do que outros anos, mas com as grandes marcas em grandes estandes, achei até melhor esta configuração. Não sei se estou ficando mais gagá, mas este ano a quantidade de mulheres lindas e decotadas em todos os estandes, atrapalhando as fotos das motos, estava exagerada. Os homens babando, literalmente, e nem conseguindo olhar as motos direito.
Rapidamente listo abaixo o que eu curti, clique ns fotos para ampliar.
HONDA
Além de toda a sua linha, como destaques para mim a Honda exibiu a RCV do Marc Marquez, uma Africa Twin toda elameada, linda, uma 250 de corrida pintadinha de Estrela Galícia e as CRF’s do Dakar.
*** Não vi nem fotografei, mas a Honda lançou também um novo scooter , o SH 300i e uma nova Honda Twister 300 ***
SUZUKI
A Suzuki é a marca talvez tinha menos novidades para mostrar. Eu destacaria a bonita pintura GP Réplica das GSXR e uma versão preta fosca das VStrom’s, que eu não conhecia.
*** O revendedor do Rio, a EGO, reclamou do meu esquecimento. Na verdade a Suzuki tem sim um lançamento importante, as GSX-S1000 e GSX-S1000F. 145cv ABS e 3 níveis de controle de tração e um precinho de apenas R$ 44.900. ***
YAMAHA
O estande da Yamaha estava bem cheio, com muitas atrações. A marca está passando por um momento especial, com muitos lançamentos e uma linha que está fazendo sucesso. Muitos foram ao Salão apenas para ver a nova R1, que é muito bacana, e eu tb fui seco para conhecer a Tracer. Tinham também motos customizadas feitas pelo meu amigo Marcelo Peixoto, entre outras atrações.
*** A Yamaha também tinha lá duas novidades que não vi ou fotografei, um scooter para brigar com o líder PCX, o NMax 160 e uma nova Factor 150 ***
KAWASAKI
A Kawa, que anda querendo que eu a chame de Káua, exibiu sua maior atração no momento, a turbinada H2 R e o resto de sua linha. Não consegui descobri, no tumulto que estava o estande, se a novíssima ZX10R sopa de letrinhas estava exposta.
INDIAN
Esta eu estava louco para ver, pois é total novidade, só conhecia por fotos. Gostei, o estande não era grande e estava repleto de gente muito satisfeita com o que estava vendo. As motos são sólidas, as Chief’s exalam tradição e a Scout uma mistura interessante de novo e clássico. Prometem. Uma lojinha vendia objetos, t-shirts e souvenirs Indian, tudo no esquema. Bem vinda a selva.
DUCATI
A Ducati apresentou um um lindo estande, dividido em duas partes e tinha muita novidade para mostrar. No lado Ducati, além da linha atual, de novidade mostrou a nova Multistrada 1200 que tem muitos e importantes melhoramentos. Mostrou também a nova Panigale 1299, que apesar de ser muito semelhante a atualíssima 1199, tem também importantes melhoramentos. Na parte Scrambler Ducati mostrou toda a linha Scrambler, uma novidade completa para o Brasil. Bem bacana.
BMW
A BMW veio seca para mostrar a sua nova XR, que veio para disputar com a Ducati MTS o título de top das multiusos. Briga boa. Curti também a grande quantidade de T-Nine customizadas e a G310 Stunt. O restante da linha já conhecemos.
HARLEY DAVIDSON
Fui na Harley apenas para conhecer a Livewire, a sua moto protótipo elétrica. É muito bonita e interessante. Eu gostaria muito de andar com ela.
TRIUMPH
Passei meio batido pela Triumph, que apesar de ter uma boa linha na loja, não trouxe novidades de impacto. Tinham umas Bonne customizadas e novas versões de suas motos, mas que diferem em detalhes.
MV AGUSTA
Nossa, as motos estão lindas na MV Agusta. Curti muito. Com o mesmo motor de 800 eles fzem 5 motos, a Turismo Veloce, a Estradale, a F3, a Dragster e a Brutale. Com a esperada renovação as F4, onde pretendem fazer a mesma coisa, o bicho vai pegar
KTM
Gosto muito das KTM’s e o motivo de ter tão poucas fotos dela e da anterior MV é bizarro… ao subir na Super Duke me deu uma cãimbra incrível na perna e passei a mancar por um bom tempo, doendo mesmo. Curti muito a Super Duke, a Adventure e toda a linha, mas não fotografei 🙁
Então foi isso, um Salão cheio de motos bacanas e mulheres lindas, lotado de visitantes.
Do ponto de vista de escolhas é um tempo maravilhoso para se gostar de motocicletas, muitas opções. Como mercado vamos passar por um período de ajustes de valor complicado, pois com o aumento do dólar os preços vão subir e hoje rola uma mistura de preço “antigo” com novo, algo que precisará de um tempo para se ajustar. Os preços vão subir, estão subindo. Quem quer comprar tem que comprar correndo para aproveitar os preços que ainda não foram ajustados, e quem quer vender, esperar, porque os preços vão subir nas novas e usadas.
Vejam abaixo mais alguma fotos que tirei e outras de gatas que me enviaram pelo WhatsApp e não consigo atribuir autoria.
Abraços
Mário Barreto