E o que eu chamava de “trio sinistro”, Domenicali, Ciabatti e Tardozzi meio que se desfez, porque agora Paolo Ciabatti será o Gerente Geral da nova estrutura off-road da Ducati. Para o seu lugar Mauro Grassilli foi indicado e será o novo Diretor Desportivo, Marketing e Comunicação da Ducati Corse. É difícil falar mal de uma equipe que conquistou tanto sucessos em 2022 e 2023, mas em minha opinião este sucesso demorou mais do que devia, muito devido ao péssimo gerenciamento dos pilotos nas equipes Ducati. Ninguém sai feliz da Ducati, que é uma máquina de moer pilotos.
Significa também que a Ducati está levando MUITO a sério a sua iniciativa no Motocross.
Na sequência do recente anúncio de um novo projecto para uma gama de modelos todo-o-terreno que verá a luz num futuro próximo, e que utilizará as competições nacionais de motocross já em 2024 como parte integrante do seu plano de desenvolvimento de produto com um protótipo 450 confiada a Alessandro Lupino, com a colaboração de Antonio Cairoli como piloto de testes de alta performance, a Ducati decidiu criar a Divisão Off-Road da Ducati Corse. A nova divisão tratará da organização e gestão do programa desportivo, que inclui a participação no Campeonato Mundial MXGP e no Campeonato AMA Supercross nos próximos anos.
Paolo Ciabatti, Diretor Desportivo da Ducati Corse de 2013 a 2023, foi chamado para ocupar o cargo de Diretor Geral da nova Ducati Corse Off-Road, com o objetivo de levar a empresa Borgo Panigale ao sucesso também no mundo do off-road. estrada, e se reportará diretamente ao CEO da Ducati Motor Holding, Claudio Domenicali. Para 2024, Ciabatti também manterá a responsabilidade pela coordenação das atividades esportivas da Ducati nos principais campeonatos nacionais de SBK e SSP (MotoAmerica, British Superbike, All Japan Superbike, Australian Superbike e CIV).
Mauro Grassilli, Chefe de Marketing e Patrocínios da Ducati Corse, assumirá o cargo de Diretor Desportivo, Marketing e Comunicações da Ducati Corse, reportando-se diretamente ao Gerente Geral da Ducati Corse, Luigi Dall’Igna. A Ducati Corse continuará a gerir os campeonatos de MotoGP e WorldSBK com o objetivo de dar continuidade à extraordinária série de sucessos que caracterizaram os últimos anos da empresa Borgo Panigale.