Niccolò Canepa se aposentará das corridas após Bol d’Or

O piloto oficial da equipe EWC da Yamalube YART Yamaha, Niccolò Canepa, se aposentará das corridas após o final da temporada do Campeonato Mundial de Endurance (EWC) da FIM de 2024 no Bol d’Or de 12 a 15 de setembro, com o italiano buscando encerrar sua carreira em alta, garantindo títulos EWC consecutivos.

O piloto de 36 anos teve uma carreira ilustre que abrange mais de duas décadas, durante as quais correu na MotoGP, WorldSBK, Moto2, WorldSSP e MotoE e se tornou o piloto italiano de EWC mais bem-sucedido da história.

Canepa, que vem de Gênova, começou sua carreira nos campeonatos nacionais italianos antes de fazer sua estreia no WorldSSP em 2005. Depois de terminar em segundo no Campeonato Europeu de Superstock 600 de 2006, ele foi coroado o Campeão da Copa FIM Superstock 1000 de 2007.

Após esse sucesso, ele fez sua estreia no WorldSBK na temporada seguinte com algumas corridas curinga e se tornou um piloto de testes da MotoGP antes de subir para a classe principal em tempo integral em 2009. Depois de terminar em um impressionante 16º lugar geral durante sua temporada de estreia na MotoGP, ele mudou para a Moto2 em 2010 e fez 11 largadas antes de retornar à Copa FIM Superstock 1000 em 2011. Uma temporada completa no WorldSBK se seguiu em 2012, e ele então terminou como vice-campeão na Copa FIM Superstock 1000 de 2013.

Ele retornou ao WorldSBK para as temporadas de 2014 e 2015 antes de começar sua longa associação com a Yamaha quando se juntou à GMT94 Yamaha EWC Team em 2016, terminando como vice-campeão no Endurance World Championship naquele ano, com Canepa também se tornando o piloto de testes oficial da Yamaha Motor Europe WorldSBK.

Sua função de piloto de testes o fez substituir o lesionado Sylvain Guintoli por quatro corridas durante a temporada de 2016 do WorldSBK, garantindo quatro resultados entre os dez primeiros. Ele também substituiu o afastado Florian Marino em duas corridas naquele ano no STK1000 European Championship, registrando um pódio (3º) em Donington Park.

Em apenas seu segundo ano com a GMT94 Yamaha Team, ele se tornou o primeiro italiano a vencer um Campeonato Mundial de Endurance da FIM, ao levantar a coroa de 2016/2017 e, no processo, ele também se tornou o primeiro italiano a reivindicar a vitória no Bol d’Or, antes de terminar como vice-campeão na temporada seguinte.

Canepa continuou a fazer aparições como wildcard no WorldSBK pela Pata Yamaha Team em 2018, disputando as duas corridas em Donington Park e depois em Misano, marcando pontos em ambas as saídas. Ele então se juntou à YART Yamaha EWC Official Team para a temporada 2018/2019 da EWC, imediatamente saboreando o sucesso ao vencer o 8 Hours of Slovakia Ring para terminar a temporada em quarto.

Em 2019, ele também fez sua estreia na MotoE World Cup, terminando em nono na geral, um resultado que ele repetiria no ano seguinte, mostrando sua habilidade de ser rápido, independentemente da maquinaria. Em sua segunda temporada com a equipe YART, vitórias em Estoril e Sepang significaram que eles garantiram o segundo lugar geral no Campeonato Mundial de Endurance FIM 2019/2020.

Durante esse tempo, ele também se tornou o treinador de pilotos da Yamama WorldSBK, assumindo um papel ainda mais ativo no paddock junto com suas funções de piloto de teste, o que rendeu dividendos em 2021, quando a Yamaha venceu o campeonato WorldSBK. Ele retornou à Copa do Mundo de MotoE em 2022, garantindo seu primeiro pódio na classe a caminho de terminar a temporada em sétimo, enquanto também competia no Campeonato Italiano de Superbike CIV.

Canepa adicionou outro título EWC em 2023 após uma temporada impressionante que viu a YART vencer o 24H SPA EWC Motos e garantir o segundo lugar no 24 Heures Motos em Le Mans antes de terminar em quarto no Bol d’Or para ser coroado campeão mais uma vez.

O italiano está tentando se despedir em grande estilo ao ganhar sua terceira coroa do Campeonato Mundial de Endurance da FIM em sua corrida final, com a equipe YART indo para o Bol d’Or liderando a classificação geral por seis pontos após terminar em segundo nas 24 Heures Motos em Le Mans, vencer as 8 Horas de Spa Motos e garantir um pódio dos sonhos (2º) nas lendárias 8 Horas de Suzuka.

Embora ganhar outro título de campeonato seja o final perfeito para uma carreira incrível, aconteça o que acontecer no Bol d’Or, Canepa será lembrado como um dos pilotos de EWC mais bem-sucedidos de todos os tempos e é membro de um clube de elite de pessoas que venceram todas as três principais corridas de 24 horas (Spa, Le Mans e Bol d’Or).

Niccolò Canepa
Yamalube YART Yamaha Official EWC Team

“Foi uma jornada fantástica! Comecei a correr de minibikes quando tinha apenas nove anos e, aos 19, já pilotava uma moto de MotoGP. Tive a sorte de ter tido uma carreira incrível; claro, houve alguns momentos difíceis, mas quando criança, eu nunca teria imaginado que teria tanto sucesso e me divertido tanto com esse esporte. Dei tudo de mim para as corridas, mas recuperei muito mais do que esperava, e ganhei dois títulos EWC e um em Superstock. Espero que possamos fazer três no EWC depois do Bol d’Or. Tive a oportunidade de correr em muitos campeonatos, como MotoGP, WorldSBK, EWC, WorldSSP, Moto2 e MotoE. Estou feliz com o que conquistei. Como piloto, você sabe quando é hora de parar, e parece o momento perfeito para se aposentar após o Bol d’Or. Já estou pensando em novos desafios e em começar um novo capítulo na minha vida. Claro, sentirei falta das corridas, dos meus companheiros de equipe e da minha R1, mas acho que é o momento certo. Quero agradecer a todos que me apoiaram ao longo da minha carreira, especialmente minha família e namorada e aqueles com quem cruzei o caminho que me ajudaram ou me ensinaram algo. Foi um prazer conhecer tantas pessoas ao longo do caminho, e estou animado para a próxima aventura, que me verá continuar a usar o azul Yamaha!”

Mandy Kainz
Yamalube YART Yamaha EWC Equipe Oficial – Gerente da Equipe

“Foi um verdadeiro prazer trabalhar com Niccolò. Ele não é apenas um piloto incrível, mas também um cara ótimo. Ele tem sido essencial para o sucesso da YART desde que entrou para a equipe, e sua atitude, habilidade e trabalho em equipe são inigualáveis. Somos uma grande família na YART, e Niccolò tem sido uma grande parte disso desde que entrou. Estou extremamente orgulhoso do que conquistamos juntos, e ele fará muita falta. Quero agradecê-lo por tudo o que ele deu à equipe. Parece apropriado que ele esteja se despedindo depois de uma temporada tão incrível, e sei que o pódio em Suzuka era um sonho antigo para ele, assim como era para mim e para o resto da equipe. Ele já entrará para a história como um dos pilotos mais bem-sucedidos do EWC, mas tem a chance de escrever seu nome no livro de recordes mais uma vez no Bol d’Or, garantindo um terceiro título para ele e títulos consecutivos com a YART. Queremos terminar em alta e criar ainda mais história juntos para que ele possa encerrar sua ilustre carreira da melhor maneira possível.”

Andrea Dosoli
Gerente de P&D e Corrida de Estrada da Yamaha Motor Europe

“Niccolò teve uma carreira incrível e faz parte da família Yamaha há quase dez anos. Ele correu e provou o sucesso em todos os principais campeonatos, mostrando sua fantástica habilidade de pilotagem, independentemente da máquina. Quando ele se juntou à GMT94 em 2016, ele imediatamente se adaptou à R1 e causou um impacto instantâneo, terminando como vice-campeão em sua primeira temporada EWC antes de ganhar o título em sua segunda. Ele também desempenhou um papel importante em nosso sucesso no WorldSBK, não apenas como piloto de teste oficial, mas também como treinador e mentor de pilotos. É difícil explicar o quão significativo foi o impacto que ele teve na Yamaha, com sua vasta experiência, formação em engenharia e atitude incrível em relação ao trabalho em equipe, tudo contribuindo para seu sucesso, e ele pode estar muito orgulhoso do que conquistou. Ao longo dos anos, ele não perdeu nada de seu ritmo e vantagem competitiva, o que foi demonstrado pela sensacional vitória do título EWC de 2023 da YART, e ele será considerado um dos pilotos de resistência mais bem-sucedidos de todos os tempos. Seria a maneira perfeita de coroar uma carreira tão ilustre garantindo seu terceiro título EWC no Bol d’Or, mas aconteça o que acontecer, Niccolò pode manter a cabeça erguida e ficar muito orgulhoso do que conquistou. Embora sua carreira como piloto possa estar chegando ao fim, isso não significa que ele deixará a família Yamaha, e já estamos ansiosos para trabalhar com ele em alguns novos projetos empolgantes no futuro.”

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.