A história da Aprilia RSV4 é uma das histórias de motociclismo mais fascinantes do mundo. Construída com o objetivo de vencer na pista e em todos os testes comparativos, ela dominou por uma década, conquistando a aprovação da crítica e títulos em todas as categorias em que competiu. Em sua evolução mais extrema, ela até correu no Campeonato Mundial de MotoGP.
Esta é a demonstração de um design incrivelmente visionário num setor onde as motos são o resultado da melhor tecnologia à disposição do fabricante. A Aprilia RSV4 tem sido constantemente atualizada e aperfeiçoada ao longo do tempo, permanecendo consistentemente como a referência em esportividade e desempenho, o melhor exemplo do que pode ser alcançado explorando a valiosa experiência de um Departamento de Corridas vitorioso como o da Aprilia, que em sua breve história conquistou 54 títulos de campeonato, incluindo sete conquistados no campeonato mundial de SBK especificamente com o RSV4.
Em exposição para a sua estreia mundial online na APRILIA.COM, agora nasce um novo RSV4, profundamente remodelado, a começar pela estética. O novo design é o resultado de um grande trabalho realizado em termos de aerodinâmica aplicada, confirmando o compromisso da Aprilia em estudar soluções cada vez mais complexas e inovadoras. O estilo, inspirado no ultramoderno RS 660, e as formas modeladas no túnel de vento permitem um coeficiente de resistência aerodinâmica extremamente baixo, com um benefício significativo em termos de desempenho em altas velocidades, aumentando também a pressão do ar na caixa de ar, que todos aumenta a downforce. Os winglets não são mais um elemento adicional nos painéis, mas são embutidos nas carenagens de parede dupla, solução que otimiza a estabilidade em altas velocidades e simultaneamente melhora a refrigeração do motor, desviando os fluxos de ar quente do piloto, além de representar uma característica altamente estética. O farol dianteiro de LED triplo, com luzes de perímetro DRL, representa a assinatura de iluminação das bicicletas desportivas Aprilia e inclui a função “luzes de curvatura”: o par de luzes suplementares que iluminam o interior da curva, aumentando a visibilidade nas curvas. A ergonomia é totalmente nova e melhorada graças ao novo tanque de combustível e ao novo selim que permitem ao piloto encaixar perfeitamente nas carenagens, mais espaço a bordo e uma posição de condução mais natural e relaxada. Os controles elétricos são mais funcionais e intuitivos, e a nova instrumentação TFT é maior e mais completa. Graças ao novo Marelli 11MP ECU e à nova plataforma inercial de seis eixos, ambas mais potentes, o gerenciamento eletrônico foi aprimorado com o controle do acelerador Ride-by-Wire completo e a lógica de operação APRC também foi refinada. O conjunto exclusivo de controles eletrônicos da Aprilia também foi completado com a introdução do controle de freio motor de vários níveis. Existem agora seis modos de pilotagem, três para a pista (incluindo dois personalizáveis) e três para a estrada (incluindo um personalizável): o motociclista só precisa escolher o modo de pilotagem que melhor interpreta suas necessidades de pilotagem para obter automaticamente as melhores configurações em termos de controle de tração, controle de Wheelie, freio motor, ABS e os demais parâmetros gerenciados. A arquitetura ultrafina do chassi, herdeira de uma dinastia vitoriosa que ostenta 18 títulos mundiais e 143 corridas de Grand Prix na classe 250, sofreu uma mudança drástica com o novo braço oscilante, mais leve e com uma cinta inferior reforçada, inspirado no da Aprilia RS-GP usado no MotoGP, projetado para diminuir massas e aumentar a estabilidade da extremidade traseira em aceleração.
O primeiro V4 estreito de alto desempenho produzido em massa do mundo, o motor mais revolucionário e potente já construído pela Aprilia, apesar da aprovação de emissões Euro 5, ganha mais torque e confirma seu nível de potência máxima excepcional de 217 HP, graças às operações direcionadas que incluem o novo sistema de escapamento e o aumento do deslocamento efetivo do motor, anteriormente 1.077 cc e agora 1.099 cc. Estão disponíveis duas versões: RSV4 (apenas no esquema de cores Dark Losail) e RSV4 Factory (nos dois esquemas de cores Aprilia Black e Lava Red). Ambas as versões são movidas pelo renovado motor V4 de 1.099 cc, mas podem ser distinguidas pelo equipamento padrão que, para a fábrica, inclui aros de roda de alumínio forjado, o sistema de suspensão semi-ativo Öhlins Smart EC 2.0 e as pinças de freio Brembo Stylema.
A Aprilia Tuono V4 é o ponto de referência na categoria Hypernaked em termos de eficácia e sensibilidade, seja na rua ou em pista extrema. Tuono V4 atinge agora níveis de desempenho e sofisticação nunca antes vistos, graças ao know-how da Aprilia adquirido ao longo de anos de competição de alto nível e graças à experiência de quem simplesmente inventou a categoria Hypernaked, partindo de uma superbike e criando uma das mais motos carregadas de adrenalina de qualquer época, superdivertidas na estrada e imbatíveis nas pistas.
A primeira grande mudança da nova família Tuono V4, exposta para a sua estreia mundial online em APRILIA.COM, consiste na nova e clara caracterização dos dois modelos da gama. A Tuono V4 (disponível nas cores Tarmac Grey e Glacier White) adota as características de uma moto esportiva de rua que também busca percursos mais longos. O conforto proporcionado pelo guidão elevado e a carenagem superior mais protetora é novo e melhorado. O passageiro não é mais um hóspede mal tolerado e agora se beneficia de uma parte ampla e confortável de selim e pedais inferiores.
A Tuono V4 dirige seus pensamentos para novos horizontes para alcançá-los rapidamente, então os acessórios disponíveis incluem um par de malas assimétricos dedicados. Tuono V4 Factory (no esquema de cores Aprilia Black) em sua natureza como uma máquina produtora de adrenalina confirma essas fortes sensações e diversão pura e sem adulteração. Ele é dedicado a um público extremamente exigente e possui componentes exclusivos que incluem o sistema de suspensão semi-ativa Öhlins Smart EC 2.0 como equipamento padrão. O estilo do Tuono V4 é totalmente novo e inspirado no introduzido pela RS 660, da qual herda o conceito inovador da carenagem dupla, com função de apêndice aerodinâmico. Como na tradição do Tuono V4, o design é caracterizado por superfícies reduzidas e a típica carenagem superior que abriga a nova unidade de farol triplo LED com luzes DRL com a função “luzes de dobra”.
Sendo um derivado próximo da RSV4, a Tuono V4 também se beneficia da nova e refinada ergonomia da superbike Aprilia, que oferece mais espaço para um melhor ajuste a bordo para o piloto, graças ao novo formato do tanque de combustível e da carenagem traseira. Os controles elétricos são mais funcionais e intuitivos, e a nova instrumentação colorida TFT é maior e mais completa. Graças ao poder de cálculo mais poderoso do novo Marelli 11MP ECU e à nova plataforma inercial de seis eixos, o gerenciamento eletrônico usando o acelerador Ride-by-Wire completo foi aprimorado e a lógica de operação APRC também foi refinada. O exclusivo conjunto de comandos eletrônicos da Aprilia, que sempre foi o melhor do mundo em termos de eficácia e sofisticação técnica, está ainda mais aprimorado com a introdução do controle de freio motor ajustável. Existem agora seis modos de pilotagem, três para a pista (incluindo dois personalizáveis) e três para a estrada (incluindo um personalizável): o motociclista só precisa escolher o modo de pilotagem que melhor interpreta suas necessidades de pilotagem para obter automaticamente as melhores configurações em termos de controle de tração, controle de Wheelie, freio motor, ABS e os demais parâmetros gerenciados. A arquitetura do chassi, já reconhecida como ponto de referência em termos de eficácia e tato, evolui significativamente graças à chegada de um novo braço oscilante de alumínio mais leve com cinta de reforço inferior. O novo braço oscilante adopta, portanto, uma geometria que já foi vista nas motos Aprilia que dominaram o World SBK, então desenvolvido para o MotoGP. O novo componente é projetado para diminuir as massas e aumentar a estabilidade da extremidade traseira em aceleração. O Tuono V4 ainda é a única moto esporte nade movida por um motor V4 de 65 ° com características únicas. O 1.077 cc V4 de Veneza permanece inalterado em termos de seu desempenho já excelente. Seus 175 HP e 121 Nm de torque significam que ele domina a categoria Hypernaked, mesmo quando confrontado com concorrentes com potência mais pura, graças ao extraordinário equilíbrio que o exuberante V4 cria com uma arquitetura de chassi e pacote eletrônico perfeitamente ajustados como nenhum outro veículo nesta categoria. Mesmo com a homologação de emissões Euro 5 e um novo sistema de escapamento, o som e o caráter que o público e a crítica tanto amam no V4 se confirmam.