O que foi mostrado no EICMA 2024? Parte 1

E chegamos ao fim do salão de motos que tem se revelado mais maneiro, por estar no centro do design e das idéias novas no motociclismo mundial. Existem outros salões, todos muito legais, mas o EICMA, em Milão, cresceu nos últimos anos, com a ascensão das marca européias. Sem dúvidas o Japão segue vendendo mais, com a Índia, China, Tailândia crescendo nas vendas e fabricação. Mas o Design, as tendências, partem da Itália.

Este ano o EICMA comemora 110 anos de Design em 2 Rodas. Mais de 1 século, não é brincadeira não.

Até me inscrevi para ir, mas com o Euro a quase 6.2 reais seria uma derrama de Reais do Lula. E não faltaram leitores de ficha técnica brasileiros presentes, gritando em selfs a capacidade do tanque de combustível dos lançamentos. Muitos me perguntam… “Mário, porque você não faz vídeos?”, é porque eu acho a maioria uma bosta, uma vontade de aparecer para catar cliques, e que não levam a nada. Influencers vem e vão, sem ficarem ricos, sem fazerem nada que preste, afundando em seguida no mar da irrelevância.

Acompanhei daqui todos as novidades, que são muitas, vejam:

ZONTES 703F Adventure

O motor de 699 cc e o quadro de alumínio fundido são feitos internamente pela Tayo, dona da marca. A 703F Adventure apresenta um equipamento premium e é uma midi enduro projetada para viajantes aventureiros. Como mencionado, o quadro é uma viga dupla de alumínio que pesa apenas 11 kg, enquanto o motor é um três cilindros de 699 cc refrigerado a líquido, produzindo 97 cv a 10.000 rpm e 76 Nm a 7.500 rpm. Sua vocação é enfatizada pela roda dianteira de 21″ (na traseira é de 18″), as rodas raiadas, a suspensão Marzocchi totalmente ajustável e o assento colocado a 845 mm do solo. O tanque comporta 22 litros e, como padrão, a Zontes 703F vem com um kit de três caixas de alumínio e dash-cam dianteiro e traseiro.

Representada no Brasil pelo João Toledo, que também representa outras marcas e em especial a Suzuki, entra aí na lista dos desejos que em teoria, poderá estar disponível um dia nas lojas brasileiras. No Rio, na Ego Motos.

Moto Guzzi Stelvio Duecento Tribute

Era 1825 quando o Passo Stelvio foi aberto ao tráfego. Para comemorar este aniversário, a Moto Guzzi criou a Stelvio Duecento Tributo, uma versão limitada e numerada da moto de aventura que do famoso Passo leva o prestigioso nome. A Stelvio Duecento Tributo é produzida em uma edição limitada e numerada de 2.758 unidades, exatamente como a altitude, 2.758 metros acima do nível do mar. Feita com base na Solução de Assistência ao Piloto Stelvio PFF, a versão Duecento Tributo se distingue por sua coloração e gráficos sem precedentes enriquecidos com detalhes exclusivos, como o design que traça o curso das lendárias curvas fechadas e as coordenadas geográficas do Passo Stelvio. Outro elemento que transmite visualmente o caráter viajante é a grade que protege o radiador, onde se destaca a assinatura estilizada da águia. O equipamento padrão da Stelvio Duecento Tributo é projetado para lidar com todos os tipos de jornadas. Compartilhando a base técnica da Stelvio PFF Rider Assistance Solution, como mencionado, o modelo é equipado com a inovadora plataforma de assistência ao motorista baseada na tecnologia Imaging Radar 4D e desenvolvida pela Piaggio Fast Forward. Esses dispositivos desempenham um papel fundamental na frente da segurança ativa, fornecendo funções de Forward Collision Warning (FCW), Blind Spot Information System (BLIS) e Lane Change Assist (LCA).

A Moto Guzzi, uma das poucas marcas com história que se mantém sob controle italiano da Piaggio, tem expandido suas ofertas. Eu simplesmente adoro este motor transversal em V, que é a sua marca registrada. A Stelvio é um sonho de consumo. Ainda mais em séria especial toda equipada…

Moto Morini X-Cape 700 apresenta novo motor

Entre muitos lançamentos, a Moto Morini está trazendo para a EICMA uma versão atualizada de seu best-seller da família, o X-Cape, agora chamado de X-Cape 700. Como o número sugere, a principal atualização diz respeito ao motor, com deslocamento aumentado para 693 cc. A potência máxima agora é de 71 HP, cerca de dez a mais que o modelo anterior. O quadro é do tipo treliça, complementado por um braço oscilante de alumínio e com um garfo Marzocchi de 50 mm. Este é totalmente ajustável, enquanto o monoshock traseiro permite ajustes de pré-carga e amortecimento de retorno. O sistema de freios é da Brembo e inclui a opção de desabilitar o ABS. Quanto ao design, a carroceria teve mudanças mínimas, mas apresenta novas pinturas mais elegantes. Um olhar mais atento revela um para-brisa redesenhado com um sistema de ajuste aprimorado. O catálogo inclui três opções de cores: branco, vermelho e preto, sendo este último o único disponível com rodas de liga leve fundidas. Caso contrário, a moto normalmente vem com rodas raiadas, de tamanho 17″ e 19″, equipadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR. O equipamento padrão inclui luzes LED completas, portas USB e USB-C duplas, protetores de mão, um suporte central e uma tela TFT de 7″ com navegação integrada. A X-Cape 700 deve chegar ao mercado na primavera de 2025.

A Moto Morini foi comprada pelos chineses. Estão investindo e inclusive anunciaram um investimento de 250 milhões (não lembro se de dólares ou reais), para montarem estas motos em Manaus… aguardemos.

Benelli revela a nova Leoncino Bobber 400

A Benelli apresenta na EICMA 2024 a nova Bobber 400, introduzindo pela primeira vez um modelo power cruiser na linha Leoncino. O tanque de 15 litros mantém as características distintivas da família Leoncino e dá à moto um perfil baixo e agressivo. O assento do piloto é separado do tanque, enquanto a cauda curta de alumínio pode suportar um assento de passageiro opcional sem a necessidade de quadros adicionais. Uma das características de destaque da Leoncino Bobber 400 é o novo motor V-Twin de 60°. Com um deslocamento de 384,5 cc, este motor bicilíndrico produz 34,5 HP e entrega um torque máximo de 36 Nm. O filtro de ar é exibido com destaque no lado direito da moto, enquanto o quadro adota uma estrutura clássica de berço duplo. Para a suspensão, há um par de amortecedores na traseira e um garfo telescópico invertido na frente. A altura do assento é de 730 mm e o painel de instrumentos apresenta um display colorido redondo. A moto é equipada com pneus de alto perfil de 16 polegadas e espelhos de guidão. A Benelli Leoncino Bobber 400 estará disponível em 2025 em três cores: Desert Tan, Midnight Black e Onix Grey.

A Benelli também foi comprada pelos chineses. Chegamos a vender Benellis aqui no Brasil, no tempo do Izzo. Estes chineses não tem planos imediatos de vender no Brasil.

Moto Morini Corsaro GT 2025, DNA de Globetrotter

Após apresentar a dupla Corsaro e Corsaro Sport em Milão em 2023, a Moto Morini mais uma vez escolhe a EICMA para a estreia da Corsaro GT. Desta vez, é um modelo crossover touring, ainda desenvolvido em torno do motor V-twin de 750 cc e 90°. Ele está disponível em uma versão de 96 HP e uma variante de 48 HP restrita a A2. Com a Corsaro GT, a Moto Morini promete um alto nível de conforto ao dirigir, graças a um assento largo, guidão elevado e para-brisa ajustável. Atrás dele, há um display digital de 7 polegadas com conectividade Bluetooth e um sistema de navegação integrado. Os recursos padrão também incluem ABS em curvas e um sistema de monitoramento de ponto cego. O peso declarado é de 215 kg, com altura do assento de 845 mm e capacidade do tanque de combustível de 19 litros. O quadro é uma estrutura mista de tubos de aço e placas de alumínio. O garfo é do tipo invertido e totalmente ajustável. As rodas são de 17 polegadas com pneus nos tamanhos padrão de 120/70 e 180/55. As entregas começarão no segundo semestre de 2025.

KTM 390 Adventure R 2025: escolha aventureira

Na EICMA, a KTM apresenta (também) a 390 Adventure R 2025, nem de longe uma variante simples da 390 Adventure já à venda. Esta é uma moto inteiramente nova com uma configuração diferente, mais voltada para o off-road. A 390 Adventure R apresenta um chassi recém-projetado, carroceria exclusiva inspirada no Dakar e um motor herdado da mais recente Duke 390, fornecendo cerca de 45 HP. Seu design se inspira na 450 Rally, com um para-lama alto, para-brisa vertical, laterais finas e uma seção traseira elegante. O quadro de tubo de aço é complementado por um subquadro dedicado. Seguindo a tradição da KTM, as suspensões são fornecidas pela WP, garantindo um longo curso da roda, com rodas medindo 18 e 21 polegadas. A moto chegará ao mercado na primavera de 2025.

A KTM já está presente no Brasil, mas suas motos são muito caras. Anunciaram um envolvimento maior em Manaus, para baixar os preços e aumentar a linha de motos disponível… Aguardemos…

NOVA APRILIA TUONO 457

Após o sucesso da moto esportiva RS 457, a Aprilia apresenta a Tuono 457, que herda a configuração técnica da RS, mas com uma estética inspirada nos modelos Tuono de maior cilindrada. A potência máxima ainda é de 35 kW (47,6 HP) a 9400 rpm, dentro dos requisitos para portadores de licença A2, fornecida pelo motor bicilíndrico paralelo de 457 cc com refrigeração líquida, duplo comando de válvulas no cabeçote e 4 válvulas por cilindro. Graças a um ajuste específico, 82% do torque está disponível já a 3000 rpm, com um pico de 43,5 Nm a 6700 rpm. Comparada à RS 457, a Tuono tem uma transmissão final mais curta com um dente adicional na roda dentada traseira. O chassi apresenta uma estrutura de alumínio de dupla viga no segmento e um braço oscilante montado no motor, para um total de apenas 159 kg (peso seco). O garfo de 41 mm e o monoshock são ajustáveis ​​em pré-carga, e as rodas de 17” são equipadas com pneus dianteiros 110/70 e traseiros 150/60. A altura do assento é de apenas 800 mm, tornando a moto acessível a uma ampla gama de ciclistas. A eletrônica inclui Ride By Wire, três modos de pilotagem (Eco, Sport, Rain), três níveis de controle de tração e Bosch ABS. O design é totalmente novo, com elementos aerodinâmicos sutis que lembram a Tuono 1000 R e a maior V4 1100. A Tuono 457 está disponível em duas cores (Piranha Red e Puma Gray) e pode ser personalizada com vários acessórios, incluindo um quick-shifter bidirecional e uma corrente de transmissão final vermelha.

A Aprilia faz parte do Grupo Piaggio, junto com a Vespa e a Moto Guzzi. Eles ainda tem uma bronca na justiça com o Grupo Izzo e os italianos da Piaggio não querem muito assunto com brasileiros. Então estas marcas continuam distantes das terras brasileiras…

Rieju Xplora 557 e 707, os crossovers estarão disponíveis em 2025

Entre os novos modelos da Rieju estão dois novos crossovers de deslocamento médio: o Rieju Xplora 557 e 707, que se baseiam amplamente no projeto MV Agusta LXP Orioli. Isso pode ser visto no farol full LED, carenagens aerodinâmicas e seção traseira. O Xplora 557 apresenta rodas raiadas de 17”, enquanto o Xplora 707 tem uma roda dianteira de 19”. Ambos têm uma altura de assento de 795 mm e uma diferença de peso seco de apenas 3 kg: 218 kg para o 557 e 221 kg para o 707. A configuração do chassi é idêntica para ambos os modelos, apresentando um garfo invertido de 43 mm e um monoamortecedor progressivamente ajustável com ajuste de pré-carga, tudo pela Kayaba. Eles também compartilham o mesmo quadro multitubular de aço e sistema de freios Brembo, com discos dianteiros flutuantes duplos de 320 mm e um disco traseiro de 260 mm. Ambos os modelos vêm com ABS comutável e uma tela TFT colorida de 7” com tecnologia Mirror Link. A principal diferença está no motor. O Xplora 557 é equipado com um motor QJ de dois cilindros de 554 cc, fornecendo 47,6 HP e 51 Nm de torque, tornando-o adequado para uma licença A2. O Xplora 707, por outro lado, é movido por um motor Benelli de dois cilindros produzindo 70 HP e 70 Nm de torque. O Rieju Xplora 557 e 707 estarão disponíveis a partir do início de 2025.

Esta marca eu nunca tinha ouvido falar, não sei nada sobre ela, apenas que é mais uma chinesa no pedaço.

Nova linha RFN Warrior da Apollonino

Na EICMA 2024, a Apollino apresenta a linha RFN Warrior de modelos off-road elétricos. O carro-chefe da linha é o modelo Warrior Pro, alimentado por um motor síncrono de ímã permanente de 15 kW com 560 Nm de torque. A bateria de íons de lítio Samsung de 72 e V 45 Ah com capacidade de 3240 Wh se encaixa em um quadro de liga totalmente de alumínio. Na frente da moto, há um garfo de braço duplo ajustável de 48-51 mm com 18 configurações e um sistema de freio a disco flutuante de quatro pistões. O mesmo sistema de frenagem é montado na traseira, onde também há um monoamortecedor ajustável de 330 mm com 20 níveis de amortecimento de recuperação e pré-carga. A linha é completada com os modelos Kids, para crianças de 3 a 6 anos; Mini, para crianças de 6 a 12 anos; e Warrior, dedicado a jovens de 12 a 16 anos. Também em exposição no Hall 11 – Stand E03 está a linha RXF, que inclui os modelos EVO 16, EVO 18 e EVO 20. Na Itália, o Apollino é importado pela CVM.

Nada sei sobre esta marca.

CFMOTO lança a nova 675NK naked

Na EICMA, a CFMOTO irrompe no segmento naked com a nova 675NK. Seu estilo agressivo, projetado pelo estúdio Modena40, revela o motor de três cilindros DOHC de 675 cc. Esta unidade fornece 90 HP de potência e 70 Nm de torque. A transmissão possui uma caixa de câmbio de seis velocidades com um Quick Shifter de troca de marchas para cima e uma embreagem deslizante. O quadro de perímetro de aço de alta resistência é combinado com um braço oscilante de liga de alumínio leve, derivado de seu irmão mais esportivo. A 675NK mantém uma distância entre eixos de 1.400 mm, mas tem dimensões específicas do chassi, com um ângulo de direção de 26,5° e trilha de 94 mm. A suspensão da marca KYB é ajustável na dianteira e na traseira. O sistema de freios J. Juan inclui um par de pinças de quatro pistões de montagem radial em discos de 300 mm na frente, enquanto a traseira tem um disco de 220 mm com uma pinça de pistão único. A altura do assento é de 810 mm, permitindo boa manobrabilidade com o peso seco da moto naked de 175 kg. A instrumentação apresenta um display TFT colorido, e controle de tração e ABS vêm como padrão. A iluminação é totalmente LED com uma assinatura de luz distinta. Por último, mas não menos importante, as opções de conectividade incluem Bluetooth e Wi-Fi, juntamente com o aplicativo CFMOTO Ride.

A CFMoto é outra marca chinesa, que está investindo bastante. Tem acordos com a KTM e inclusive já venceu no Moto3. No Brasil mantém apenas uma operação com quadriciclos. Veremos se se animam a trazer motos também.

Nova gama KL 2025

Na EICMA 2024 KL, a marca distribuída na Europa pela Pelpi International, apresenta uma novidade absoluta em seu catálogo: a Duel X. Com esta 125 cc, a marca sai do segmento de mobilidade urbana e entra no mundo da Adventure. A moto é basicamente derivada da naked Duel 125, e para 2025 está disponível em uma nova cor e vem com ABS como padrão. O coração da empresa continua focado em scooters, no entanto. No Salão Internacional de Milão 2024, de fato, a Nexy 125, equipada com um motor híbrido, a Onyx, disponível em versões de 125 cc e 50 cc, a TRX, a mais esportiva do catálogo disponível em cilindradas de 125 cc e 300 cc, e a maxi scooter Brera 318 GT, projetada para viagens mais longas, estão todas em exibição. Na passarela da EICMA também a versão de 50 cc da linha Gemma.

Nunca ouvi falar destas marcas, mas a motinho parece linda.

Honda GB350S, roadster atemporal

A Honda apresenta na EICMA a nova GB350S, uma roadster compacta que pode ser pilotada com uma licença A2. Seu design é old-school, apresentando um tanque de combustível de aço e um assento longo e plano posicionado a 800 mm do solo. Complementando o visual estão um farol redondo de LED, um velocímetro circular analógico acompanhado por um display LCD e várias luzes indicadoras. Elementos de borracha no garfo de 41 mm e um par de amortecedores aumentam a sensação clássica. A carroceria mínima deixa o motor monocilíndrico Euro5+ refrigerado a ar exposto. Os valores de potência (21 HP) e torque (29 Nm) prometem fácil manuseio, também graças ao controle de tração padrão. A transmissão é de cinco velocidades com embreagem deslizante assistida. A eficiência de combustível é declarada em 40 km/l. O sistema de freios, equipado com ABS, inclui um disco dianteiro de 310 mm e um disco traseiro de 240 mm. A roda dianteira mede 19 polegadas, enquanto a traseira tem 17 polegadas. O Honda GB350S 2025 está disponível em três cores: Puco Blue, Gunmetal Black Metallic e Pearl Deep Mud Gray. A Honda oferece uma variedade de acessórios, de um pequeno para-brisa a um par de bolsas laterais com suportes correspondentes.

A Royal Enfield tem conquistado espaço com suas motos retrô. Esta Honda vai na mesma onda.

Aprilia SX 125 e RX 125 2025

As motos supermoto e enduro de 125 cc da Aprilia estão recebendo um visual completamente novo e moderno para 2025, com linhas mais nítidas e iluminação LED completa. Outra atualização se concentra na tecnologia, com a estreia de um novo painel de instrumentos colorido fornecendo mais informações, incluindo o indicador de marcha. Ambos os modelos têm em comum a base técnica, com um motor monocilíndrico de 15 cv, quatro válvulas, um quadro de berço duplo de aço e suspensão com garfos invertidos de 41 mm e um monoamortecedor com articulação progressiva. As diferenças entre os dois modelos são limitadas a rodas e freios. A Aprilia SX 125 2025 tem rodas de 17”, pneus de estrada com um pneu traseiro de 130 mm e um disco de freio dianteiro de 300 mm. A RX 125 tem rodas de 21” e 18”, pneus cravos e um disco de freio dianteiro estilo onda de 260 mm.

Ah… a molecada italiana é que é feliz…

Italjet Dragster 700 Twin Limited Edition, não chame de scooter

No estande da Italjet, um foco particular é dado à deslumbrante Dragster 700 Twin Limited Edition, que será vendida em apenas 700 unidades numeradas. Os destaques deste modelo são seus componentes premium. A lista inclui um escapamento Akrapovic de titânio, uma tampa de embreagem DBK com uma janela transparente, pinças de freio Brembo e suspensão Öhlins. A Italjet Dragster 700 Twin é um híbrido entre uma scooter e uma superbike. O resultado desafia qualquer definição padrão, criando um nicho para “hiperscooters”. Atrás de seu escudo frontal compacto, mas agressivo, tanto o quadro quanto a mecânica são deixados visíveis. O quadro tubular treliça abriga um motor QJMotor de dois cilindros de 700 cc, fornecendo 68 cv e 70 Nm de torque na versão de potência máxima. Há também uma versão desregulada disponível para portadores de licença A2. Assim como nas motocicletas, ela possui uma embreagem, transmissão de seis velocidades, um braço oscilante robusto e um garfo com placas de montagem duplas. As rodas, por sua vez, são de 15 polegadas.

Não tenho palavras!!!!

Zero Motorcycles anuncia a novíssima X Line

A Zero Motorcycles anuncia sua nova linha de produtos 2025-2026, projetada para tornar o mundo dos veículos elétricos premium de duas rodas disponível para uma gama mais ampla de consumidores em todo o mundo. Os novos produtos incluem 6 modelos posicionados em diferentes segmentos de veículos, todos com preços competitivos. Os primeiros a compor a nova X-Line do fabricante californiano são chamados Zero XE e XB. São duas motocicletas elétricas equipadas com baterias removíveis, controle de tração comutável, suspensão calibrada como padrão e um quadro de alumínio forjado. A Zero XE é a primeira verdadeira moto de trilha da marca: pesa 101 kg, é equipada com uma bateria removível de 4,3 kWh e possui um motor de ímã permanente de 15,5 kW com 635 Nm de torque, perfeito para terrenos irregulares e gradientes encontrados durante sessões off-road. A Zero XB é a menor irmã da linha, pesando apenas 63 kg, incluindo a bateria removível de 2,3 kWh. O motor fornece 7,5 kW com um valor de torque de impressionantes 373 Nm. A velocidade máxima é limitada a 45 km/h para torná-la adequada para portadores de licença AM. A Zero Motorcycle também apresenta a nova linha my 2025 para os segmentos Premium Street e Adventure na EICMA, com novas cores e uma lista de acessórios expandida. As linhas afetadas são a S e DS para os modelos DSR/X, SR/S e DS.

Nunca andei em uma moto elétrica destas novas. Espero um dia ter a oportunidade.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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