O que foi mostrado no EICMA 2024? Parte 2

Este ano o Salão deu também um super destaque para a lindas modelos que enfeitaram o evento, curtam elas clicando aqui ó:

Continuando com as novidades:

Honda CL500 2025 MY

A Honda tem uma longa tradição na construção de motocicletas de pequeno deslocamento. Uma combinação de manuseio, motor brilhante, acessibilidade e caráter, resultando em motocicletas que, com o tempo, assumem um significado especial para seus proprietários. As CLs das décadas de 1960 e 1970 eram esse tipo de moto, as primeiras verdadeiras street scramblers, e a CL500 de 2022 tem a aparência, o motor e a resistência para enfrentar os desafios urbanos – e outros – de hoje. Inalterada em termos de chassi do motor, se você excluir a homologação Euro 5+, para 2025 a CL500 ainda traz consigo atualizações que abordam detalhes de ergonomia e estilo. A posição revisada do pedal, junto com o novo estofamento do assento, melhora o conforto de pilotagem sem distorcer suas características. As laterais contornadas, além disso, permitem que a moto seja firmemente presa com as pernas em pilotagem em pé, típica da pilotagem off-road. A tela LCD intuitiva com retroiluminação negativa também foi revisada e agora é mais legível, mesmo sob luz solar direta. Também estão chegando as duas novas cores: Amarelo e Marrom, totalizando quatro opções de cores.

Voge Valico 800DS Rally, pronto para a aventura

A Voge expande sua linha para 2025 e traz a Valico 800DS Rally para a EICMA. Esta moto entra no segmento de aventura, o que é evidente pelo seu para-brisa com luzes de LED e um para-brisa quase vertical, complementado por dois defletores. Atrás do plexiglass há uma tela TFT colorida com conectividade para smartphone, que pode ser carregada pela porta USB padrão. O equipamento também inclui assento e manoplas aquecidos. A seção central da moto é muito fina, apesar do tanque de combustível de 24 litros. A altura do assento é de 850 mm do solo. Logo abaixo do tanque, a Valico 800DS Rally é equipada com um novo motor bicilíndrico paralelo de 798 cc, fornecendo 94 HP e 81 Nm de torque, que o piloto pode controlar por meio de vários modos de pilotagem. A transmissão é de 6 velocidades com embreagem deslizante hidráulica. As rodas medem 18 e 21 polegadas, são de raios cruzados e podem ser equipadas com pneus sem câmara. A suspensão é da KYB (Kayaba), com o amortecedor e o garfo invertido totalmente ajustáveis, oferecendo curso longo: 200 mm na frente e 190 mm na traseira. Há também um amortecedor de direção ajustável. Completando o pacote estão ABS comutáveis ​​e controle de tração. O peso é de 213 kg.

Nunca ouvi falar nesta moto…

TAILG REVELA O S96MAX, UM COMPACTO PODEROSO DE DESEMPENHO E INOVAÇÃO

A TAILG, uma marca que produz mais de 15 milhões de veículos anualmente, revela não apenas a nova S96MAX, mas também toda a sua linha de motocicletas elétricas de ponta, apresentando uma linha de 12 modelos adicionais. A nova S96MAX representa o carro-chefe da empresa sediada em Shenzhen, apresentando um motor três em um integrado de 15 kW chamado Star Ring Strong Magnetic Motor, com velocidade máxima de 120 km/h e aceleração de 0 a 50 km/h em apenas 3,5 segundos. O modelo foi refinado em muitas áreas: seu alcance geral aumentou em 13,5%, a eficiência de recuperação de energia melhorou em 108% e seu peso foi reduzido em 50%. Ela é equipada com um painel TFT inteligente, carregamento sem fio de 55 W e câmeras frontal e traseira HD 1080P. Além de atualizações técnicas, a S96MAX apresenta um sistema de carregamento ultrarrápido que permite 80% de carga em apenas 10 minutos com potência de 20 kW usando uma estação personalizada.

Mais uma marca chinesa desconhecida no Brasil.

Nova Kymco KMN 125

A Kymco revela a nova KMN 125 na EICMA 2024, um modelo voltado para jovens motociclistas e aqueles que buscam uma moto fácil de pilotar, mas bem equipada, também acessível com carteira de motorista B. Esta moto naked compacta e acessível tem um visual dinâmico, inspirado em modelos de maior cilindrada. O farol é integrado a uma carenagem frontal com farol full LED, perfeitamente conectado a um tanque de combustível de 10 litros. Na traseira, uma seção traseira elegante e elevada contribui para o visual aerodinâmico da moto, junto com uma carenagem mais baixa e painéis laterais. A Kymco KMN 125 é movida por um motor monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a líquido, compatível com Euro 5+, emparelhado com uma transmissão de seis velocidades. O motor fornece uma potência máxima de 15 cv e 12 Nm de torque. Sua estrutura de aço é complementada por um garfo dianteiro invertido e um monoamortecedor ajustável de pré-carga na traseira. As rodas de liga leve de 17 polegadas são equipadas com pneus 110/80 na frente e 130/70 atrás. O sistema de freios inclui discos estilo wave em ambas as rodas, e o ABS vem de fábrica. Recursos adicionais incluem um display LCD multifuncional. A altura do assento é de 780 mm, e a moto tem um peso bruto de 140 kg.

CFMoto 800MT-X, dupla personalidade

A nova 800MT-X faz sua estreia na EICMA 2024, misturando um visual inspirado em sua irmã menor, a 450MT, a base técnica da 800MT e um tanque de combustível baixo e dividido de 22 litros que lembra os modelos KTM. Atrás do para-brisa ajustável, há uma tela sensível ao toque TFT colorida de 7 polegadas com conectividade Bluetooth e Apple CarPlay. Os recursos padrão incluem controle de cruzeiro, ABS em curvas e controle de tração ajustável. As atualizações opcionais são manoplas e assento aquecidos, um conjunto de três bolsas rígidas e tanques de combustível traseiros adicionais de 8 litros cada. Mecanicamente, a 800MT-X usa o comprovado motor bicilíndrico paralelo de 799 cc, produzindo 95 HP e 87 Nm de torque, gerenciado com três modos de pilotagem: Sport, Rain e Off-road. A 800MT-X oferece uma escolha entre uma variante mais voltada para a estrada com curso de suspensão padrão de 190 mm e uma versão off-road com suspensão de longo curso de 230 mm. No último caso, a altura do assento sobe de 830 para 870 mm. A bicicleta é equipada com um garfo de 48 mm totalmente ajustável, bem como um monoshock totalmente ajustável e rodas raiadas medindo 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira. O peso seco é de 196 kg.

Honda CB750 Hornet 2025, remodelação e… mais

Dois anos após seu lançamento no mercado, a Honda CB750 Hornet está sendo atualizada com um novo farol dianteiro dividido e máscara frontal redesenhada, juntamente com alguns refinamentos técnicos. Entre eles, a primeira atualização envolve a suspensão: enquanto os componentes permanecem Showa, a configuração foi revisada para melhorar o desempenho em pilotagem esportiva. No lado eletrônico, há um novo display TFT colorido de 5”, atualizado em hardware e interface, juntamente com um novo interruptor de controle do lado esquerdo. Os modos de pilotagem agora são 5, com 3 modos predefinidos mais 2 que são totalmente personalizáveis. O resto do equipamento permanece inalterado, incluindo o motor bicilíndrico paralelo de 755 cc com virabrequim de 270° e distribuição Unicam de 8 válvulas, ainda entregando 92 cv a 9.500 rpm e 75 Nm a 7.250 rpm, apesar da nova certificação Euro 5+.

Feia demais… mas é uma das motos mais vendidas na Europa.

Moto conceito CFMoto Master of Speed

A CFMoto está se preparando para entrar no segmento supersport. Na EICMA 2024, revela uma moto conceito chamada Master of Speed, que mais tarde pode levar a um modelo de produção. Atualmente, a moto continua sendo uma moto de exibição futurista, mas o motor V4 que a alimenta já parece pronto para rugir tanto nas estradas quanto nas pistas. O motor CFMoto V.04 apresenta um virabrequim contrarrotativo e um ângulo de 90° entre os cilindros. Ele oferece uma potência notável de 212 HP a 14.500 rpm, com um torque máximo de 114 Nm a 12.500 rpm. O peso também é impressionante, pois os engenheiros conseguiram mantê-lo em apenas 61,5 kg. É provável que esse motor logo encontre seu caminho sob a carenagem de uma moto esportiva, e também é possível que ele possa eventualmente alimentar um modelo super naked.

PAVOROSA.

KTM 990 RC R, a moto esportiva de médio porte segundo Mattighofen

A empresa austríaca revelou a versão final de sua moto esportiva de peso médio, a 990 RC R, na EICMA 2024. Alimentada por um motor LC8c paralelo de 947 cc capaz de 130 cv e 103 Nm, ela apresenta uma estrutura de tubo de aço com um braço oscilante de alumínio. A suspensão é totalmente ajustável WP Apex, enquanto o sistema de freio dianteiro se beneficia das mais recentes pinças Brembo Hypure. O sistema eletrônico é abrangente e pode ser gerenciado por meio de uma tela sensível ao toque TFT colorida de 8,8”, e a ergonomia foi projetada para evitar ser muito extrema, aumentando o conforto para andar nas ruas. A KTM também anunciou uma versão 990 RC R Track, exclusivamente para uso em pista, sem luzes ou placa, mas equipada com componentes projetados especificamente para maior desempenho.

MEU DEUSO!!! Isso sim!!!!!

APRILIA TUONO 660 FACTORY

A nova Aprilia Tuono 660 Factory é equipada com um motor bicilíndrico dianteiro paralelo de 660 cc, com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e corpos de borboleta ampliados de 52 mm. Ela fornece 105 cv, mas também está disponível em uma versão reduzida de 48 cv (35 kW). O braço oscilante, girando na estrutura de suporte do motor, é conectado a um monoamortecedor Öhlins STX 46, o garfo, também Öhlins, faz parte da série NIX 30 com tubos de 43 mm de diâmetro e é ajustável, como o monoamortecedor, em compressão, retorno e pré-carga da mola. O pacote eletrônico APRC, centralizado no Ride BY Wire e uma plataforma inercial de seis eixos, inclui recursos padrão como controle de largada (ALC), trocador rápido eletrônico (AQS) e ABS multimapa para curvas. Tudo é controlado pelos novos controles montados no guidão e uma tela de 5” com brilho aprimorado e brilho reduzido. O design foi atualizado na seção frontal, e o motor não tem carenagem inferior. Muitos acessórios estão disponíveis, incluindo uma peça traseira de assento único para substituir o assento do passageiro.

Amo muito tudo isso!!

A Piaggio Medley 200 cresceu

Graças ao novo motor e ao aumento do deslocamento, a Medley se torna o elo entre as high-wheelers e as scooters GT, combinando a leveza, agilidade e facilidade de pilotagem das primeiras com o acabamento, proteção e capacidade de carga característicos das grand tourers. Para 2025, a Piaggio Medley dá um grande passo à frente e atinge a classe de 200 cc. Graças ao novo motor monocilíndrico de alta tecnologia com injeção de combustível e refrigeração a água, a potência chega a 13 kW e o torque sobe para 16,5 Nm. Valores que, na estrada, prometem brilhantismo e, ainda mais importante na condução urbana, uma grande elasticidade de movimento, indispensável em paradas e arrancadas frequentes e disparos a partir de baixas velocidades. A Piaggio Medley 200 é equipada com um sistema Start & Stop, patenteado pela Piaggio, que garante o máximo de silêncio na partida, mais leveza e confiabilidade, menor consumo. A Piaggio Medley apresenta uma grande área de carga, muito grande para uma high-wheeler de classe média. Um resultado alcançado graças aos formatos da cauda e ao posicionamento do tanque de combustível no centro da plataforma.

Uma pena não termos Vespas e Piaggios por aqui…

Moto Morini X-Cape 1200, esta é a hora certa

A Moto Morini X-Cape 1200 estava entre os destaques da EICMA 2023. Agora, ela retorna aos holofotes com o objetivo de chegar às concessionárias no segundo semestre de 2025 em uma gama de três cores. Seus recursos permanecem como anunciados anteriormente. A carenagem é generosamente moldada, com faróis de LED que oferecem funcionalidade de curva. A área frontal também inclui uma câmera de painel, enquanto um radar traseiro monitora pontos cegos. O pacote de tecnologia também inclui uma tela TFT de 7 polegadas com navegação integrada, controle de cruzeiro, assistência de troca rápida e controle de tração ajustável com três níveis. Além disso, há três modos de pilotagem disponíveis para o piloto. A X-Cape 1200 é movida pelo motor V2 Corsa Corta EVO compatível com Euro 5+, fornecendo 125 cv e 105 Nm de torque. O quadro é um design de treliça e a frente apresenta um garfo totalmente ajustável. Ela vem com rodas raiadas, medindo 17 e 19 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Scorpion Trail 3. Entre os acessórios opcionais, destaca-se o conjunto de três bolsas de viagem.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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