O que foi mostrado no EICMA 2024? Parte 3

Nerva expande sua gama com três scooters elétricas

A marca espanhola Nerva, especializada em mobilidade elétrica, apresenta três scooters na EICMA 2024: EXE II, LIFT e CARGO. A Nerva EXE II é o novo topo de gama e está equipada com a bateria LFP Blade de 7,83 kWh da BYD com garantia de cinco anos, como todas as baterias de scooters Nerva. O motor tem uma potência nominal de 11 kW (15 cv) e 19 kW (quase 26 cv) de potência de pico. A velocidade máxima é de 130 km/h, alcançada no modo SPORT, com uma autonomia reivindicada de cerca de 90 km. No modo ECO, com velocidade máxima limitada a 55 km/h, é possível uma autonomia de até 180 km. No modo NORMAL, a velocidade máxima é limitada a 85 km/h e a autonomia é de 140 km. O lançamento do Nerva EXE II está previsto para fevereiro de 2025. O CARGO é uma scooter monolugar dedicada à entrega, com um top case integrado e uma capacidade de carga de até 70 kg. É equipado com um motor nominal de 6 kW (8 cv), as baterias Blade de lítio-ferrofosfato de 5,22 kWh – fornecidas pela BYD – permitem um alcance máximo de 140 km no modo ECO, que é adequado para uso puramente urbano, onde a velocidade máxima é limitada a 50 km/h. O Nerva CARGO estará disponível a partir de janeiro de 2025. O novo Nerva LIFT é destinado ao uso urbano, tem dimensões compactas e uma bateria Blade LFT de 4,147 kWh. O motor desenvolve uma potência nominal de 6 kW (cerca de 8 cv), para uma velocidade máxima de 100 km/h no modo SPORT; usando o modo ECO – mais adequado para uso urbano – um alcance máximo de 130 km pode ser alcançado. O Lift será o primeiro veículo a chegar ao mercado, disponível a partir de janeiro de 2025.

Nunca ouvi falar desta marca.

Kymco AK 575 Premium 2025

A Kymco apresenta na EICMA 2024 a nova scooter AK 575 Premium. Comparada com sua antecessora, a 550, a cilindrada do motor aumentou para 574,2 cc. No entanto, a potência máxima permanece em 51 cv, enquanto o torque foi aumentado para 55 Nm. A AK 575 também está disponível em uma versão A2 com saída de 35 kW. Fiel ao seu título “Premium”, este modelo Kymco ostenta uma configuração luxuosa. Os recursos incluem um para-brisa ajustável eletronicamente, manoplas aquecidas e um assento espaçoso de 790 mm de altura com encosto ajustável para apoio lombar. Ele também oferece controle de cruzeiro e um sistema Keyless, permitindo que o piloto dê partida na scooter e acesse os compartimentos de combustível e sob o assento sem uma chave tradicional. O compartimento sob o assento acomoda um capacete integral e, para itens menores, há uma gaveta de armazenamento conveniente no escudo traseiro com uma porta USB. O quadro é feito de alumínio, com um motor central que conecta o garfo de dupla braçadeira de 41 mm ao braço oscilante de alumínio de braço duplo. Ambas as rodas são de 15 polegadas, equipadas com pneus 120/70-15 na frente e 160/60-15 na traseira. As especificações técnicas também incluem um sistema ABS de curva Bosch.

A MARCA DE MOTOCICLETAS E SCOOTERS LETBE ESTREIA NA EICMA

A LetBe faz sua estreia mundial na EICMA 2024, apresentando uma nova linha de motocicletas e scooters com a qualidade e confiabilidade herdadas da experiência do grupo chinês Haojin. Os modelos são projetados para serem intuitivos, duráveis ​​e adequados para todos. A linha inclui motores de 125 cc a 700 cc, todos em conformidade com o Euro 5+, e os veículos apresentam um design novo e inovador equipado com tecnologia inteligente. A visão da marca é a motocicleta como um “animal de estimação mecânico”: um veículo capaz de se adaptar a qualquer tipo de usuário, pronto para acompanhá-lo em qualquer jornada que ele escolher. A marca será distribuída na Europa pelo grupo HYT.

Bem, está estreando… por isso nunca ouvi falar…

Royal Enfield Bear 650, muito legal…

Esta é uma scrambler estilosa construída com base na Interceptor 650, mas com uma alma completamente diferente. A ideia que a inspirou vem da vitória histórica de Eddie Mulder na Big Bear Run de 1960.
Em homenagem a esse episódio, ela foi chamada de Bear 650 e é movida pelo motor de dois cilindros de 650 cc da Royal Enfield, valorizado por sua entrega suave e caráter. O motor fornece uma potência de 47 cv a 7.250 rpm e torque máximo de 56,5 Nm a 5.150 rpm, o que proporciona boa propulsão mesmo na faixa intermediária. O sistema de escapamento 2 em 1 sem precedentes otimiza a entrega, enquanto o silenciador compacto economiza peso e desempenha um papel importante na definição do visual da moto. Também arquitetos do estilo scrambler do Bear 650 são os pneus semi-treaded generosos, a linha do assento, o para-lama traseiro curto, os painéis laterais com placa de licença e a distância do solo do Bear 650 transmitem seu autêntico DNA scrambler. O visual é ainda mais realçado pelos esquemas de cores, inspirados no espírito animado da Califórnia: Petrol Green, Golden Shadow e uma edição especial chamada Two Four Nine, que homenageia o número de corrida icônico com o qual Eddie Mulder venceu a Big Bear Run.

Voge Sfida SR16 200

Com a Sfida SR16 200, a VOGE expande sua presença no segmento de scooters de roda alta, onde a SR16 125 já está disponível. O novo modelo segue o estilo, os recursos e a praticidade de seu irmão menor. A parte frontal é caracterizada por um farol de LED montado no alto e luzes DRL no escudo. Um para-brisa e protetores de mão vêm como equipamento padrão. Além do estilo, esta Voge também se concentra na praticidade. A VOGE Sfida SR16 200 tem um estribo largo e plano e um gancho retrátil conveniente. Sob o assento, há espaço suficiente para um capacete jet ou um pequeno capacete integral. Há também um compartimento de armazenamento no escudo traseiro, equipado com um fecho magnético e porta USB. Um baú de 34 litros é fixado ao bagageiro traseiro, também padrão. O Voge Sfida SR16 200 é equipado com um motor monocilíndrico compatível com Euro 5+ com 174,1 cc e 17,4 cv. A velocidade máxima é de 110 km/h e usa uma transmissão automática CVT. Uma escolha incomum feita pelos engenheiros é o diâmetro da roda: 16 polegadas para a dianteira e 14 polegadas para a traseira. O sistema de freios inclui freios a disco duplos com ABS, que é padrão, assim como o controle de tração. O Sfida SR16 da VOGE também possui um sistema Keyless e instrumentação com navegação curva a curva, altamente útil em ambientes urbanos. O destaque é uma câmera de painel com gravação em cartão SD e um detector de colisão que grava e salva automaticamente imagens de incidentes.

Honda CUV e: a família elétrica cresce

CUV e: é uma scooter projetada para aqueles que enfrentam o ambiente urbano diariamente, e é capaz de oferecer, graças às duas baterias removíveis Honda Mobile Power Pack e:, que alimentam o trem de força E-Drive de 6 kW montado na lateral, uma velocidade máxima de 83 km/h, combinada com um alcance de mais de 70 km (testes internos da Honda), além da função de ré Reverse Assist. O tempo de recarga de 0 a 100 por cento é de 6 horas, enquanto leva apenas 3 horas para atingir um nível de carga de 75 por cento, permitindo que você – por meio do carregador dedicado – recarregue as baterias no conforto da sua casa. Além disso, o CUV e: vem com uma instrumentação completa e de última geração com uma tela TFT colorida de 7 polegadas com conectividade de smartphone capaz de transmitir claramente informações relacionadas ao veículo por meio do novo aplicativo Honda RoadSync Duo e gerenciar todas as funções do smartphone, como navegação na tela. Por fim, o equipamento de primeira linha inclui iluminação LED completa, tomada de carregamento USB-C, compartimento prático sob o assento e travas com Smart-Keys.

Moto Guzzi, V7 renova e o Sport se junta à família

Para 2025, a linha Moto Guzzi V7 oferece grandes inovações em estilo e equipamento técnico e se expande trazendo de volta um nome lendário. Junto com o V7 Stone e o V7 Special, o novo Moto Guzzi V7 Sport, o V7 mais avançado tecnologicamente de todos os tempos, faz sua estreia. Começa com o motor, agora Euro 5+ e com acelerador Ride-by-Wire, que traz o Cruise Control como dote. A potência aumenta em 4%. Voltando-se para o equipamento, as linhas do tanque de metal de 21 litros permanecem inalteradas, o design dos painéis laterais evolui, o para-lama traseiro é encurtado e os escapamentos se tornam mais agressivos. O Moto Guzzi V7 também se beneficia de novos equipamentos eletrônicos mais abrangentes. O novo V7 Sport é o V7 de mais alto desempenho e apresenta um novo garfo invertido de 41 mm com pré-carga ajustável, bem como um freio dianteiro de disco duplo com pinças radiais monobloco Brembo, um modo de pilotagem dedicado e uma plataforma inercial de seis eixos. Ele também ostenta uma série de detalhes específicos e acabamentos dedicados, como rodas de liga leve esportivas (1,8 kg mais leves do que as do Stone), suportes de farol de alumínio, espelhos de extremidade de guidão, inserções de alumínio nos painéis laterais e um assento esportivo com costura vermelha. Graças à adoção de uma plataforma inercial de 6 eixos, o gerenciamento dos controles eletrônicos se torna ainda mais preciso, habilitando os recursos Cornering ABS e Cornering Traction Control que podem modular a frenagem e a potência do motor de acordo com o ângulo de inclinação, tudo em benefício da segurança e do desempenho. Desenvolvido especificamente para o V7 Sport, o modo de pilotagem Sport adicional fornece um nível mínimo de intervenção do controle de tração e um mapa do motor com uma resposta do acelerador mais responsiva e dinâmica.

Piaggio Liberty muda de roupa

Na EICMA, a Piaggio também traz o novo Liberty, atualizado em termos de ergonomia e conforto. A parte frontal mudou muito e ganhou em esportividade. O novo farol de LED tem um desenvolvimento horizontal e se tornou um elemento forte da nova estética. Um elemento de assinatura da Piaggio, o ‘braço central’, agora apresenta uma grade em formato de favo de mel, conectando visualmente o Liberty com seus ‘irmãos maiores’, o Beverly e o Medley. Na vista lateral, as novas linhas compactas conectam perfeitamente a parte frontal robusta com uma traseira mais fina. As alças de apoio do passageiro das versões anteriores do Liberty dão lugar a um novo elemento de alumínio que também pode acomodar o topcase traseiro. O triângulo formado pelo assento, manopla do guidão e posição dos pés foi redesenhado para beneficiar o conforto. Além disso, graças em parte ao novo guidão posicionado mais alto, o controle do veículo ainda é melhorado em todas as condições. O novo guidão, além de trazer benefícios na pilotagem, é dimensionado para acomodar a nova instrumentação LCD completa, com painel colorido de 5 polegadas, que funciona nos modos Dia e Noite. Desempenhando um papel importante no novo estilo do Liberty está o novo design esportivo de três raios, com rodas de 16 polegadas na dianteira e rodas de 14 polegadas na traseira.

Moto Morini Alltrhike 450, aventura para todos

A Moto Morini apresenta a nova Alltrhike 450 na EICMA 2024, com chegada prevista às concessionárias na primavera de 2025. Sua característica definidora é a dianteira agressiva, com um para-lama alto, dois faróis circulares e um para-brisa ajustável. O painel digital inclui um sistema de navegação e portas USB e USB-C estão disponíveis. A configuração padrão também inclui uma placa protetora e um suporte central. O motor é um novo bicilíndrico em linha de 450 cc que fornece 44,2 HP e 44 Nm de torque. Nas especificações técnicas, os destaques incluem a roda dianteira de 21″, um garfo Kayaba de 42 mm com 200 mm de curso e um monoamortecedor com ajuste remoto de pré-carga da mola. O ABS pode ser desativado e o sistema de frenagem é aprimorado por uma pinça de freio dianteiro radial. A altura do assento é de 847 mm e o peso é de cerca de 170 kg.

Moto Morini Rumble, compacto e estilosa

A Moto Morini traz uma verdadeira explosão de novos produtos para a EICMA 2024. Baseada na mesma plataforma da 3 1/2 naked, a marca de Pavia também apresenta a bobber Rumble, clássica e moderna. Isso é exemplificado pelo farol redondo de LED e pelo painel de instrumentos circular, completo com um navegador integrado. As principais características distintivas incluem rodas de 16 polegadas e pneus grossos: 130/90 na frente e 150/80 na traseira. O tanque de combustível em forma de lágrima comporta 16 litros, e o escapamento curto e robusto dois em um também são notáveis. O motor V-twin de 60° produz 33 cv, tornando a moto adequada para portadores de carteira A2. Para o deleite dos iniciantes, o peso é inferior a 175 kg e a altura do assento é de apenas 735 mm, enquanto a transmissão por correia final não requer manutenção. A nova Moto Morini Rumble chegará às concessionárias no segundo semestre de 2025.

DUCATI STREETFIGHTER V2 e V2S

A Ducati estreia na EICMA com a nova Streetfighter V2 (também disponível em uma versão S), o primeiro de dois novos modelos (Streetfighter V2 e Panigale V2) com lançamento previsto para o final de março de 2025 com o motor V2 recém-introduzido. Este modelo não é uma evolução da V2 anterior, mas um conceito completamente novo, apresentando um motor V-twin de 90° de 890 cc com comando de válvulas variável (IVT), capaz de fornecer 120 HP a 10.750 rpm e 93,3 Nm a 8.250 rpm. Ele abandona o sistema de válvulas desmodrômicas para reduzir os custos de produção e manutenção. Junto com um quadro monocoque de alumínio, resulta em uma economia total de peso de 18 kg, elevando o peso seco para 178 kg (175 kg para a versão S). Esteticamente, a nova Streetfighter V2 é inspirada nas linhas da Panigale, com uma seção frontal que inclui um farol full LED com DRL, uma seção traseira com um escapamento inspirado na 1299 Final Edition e rodas de liga leve pretas com um design de seis raios Y. O pacote eletrônico inclui um display TFT de 5” com três modos de visualização e novos controles de guidão, permitindo fácil gerenciamento do amplo conjunto de controles eletrônicos, que inclui quatro modos de pilotagem personalizáveis. O Ducati Power Launch e o Ducati Pit Limiter também estão disponíveis, padrão na versão S e opcional no modelo padrão. Na versão padrão, a suspensão é fornecida pela Marzocchi para o garfo invertido de 43 mm, Kayaba para o monoamortecedor traseiro e Sachs para o amortecedor de direção. A versão S é atualizada para Öhlins, apresentando um garfo NIX30 invertido de 43 mm e um monoamortecedor de montagem direta com uma ligação progressiva ao braço oscilante de dois lados. Ambas as versões compartilham o amortecedor de direção Sachs e o sistema de freios Brembo, com pinças monobloco M50 e quatro pistões combinados com discos dianteiros de 320 mm e um disco traseiro de 245 mm.

Taí mais uma Audi Moto. sem Desmo, sem quadro Trellis, sem embreagem seca, sem monobraço. RIP.

Fantic Caballero 700, edições especiais Deluxe e Travel

Na EICMA, a Fantic Caballero 700 está sendo apresentada em duas edições especiais. Uma versão tem um estilo mais chique e urbano, enquanto a outra é equipada com um conjunto de acessórios projetados para viagens e aventuras. A Fantic Caballero 700 Deluxe continua a configuração que já fez tanto sucesso em suas irmãs menores, a 125 e a 500. Comparada à Scrambler 700 padrão, a Deluxe apresenta um novo estilo gráfico. A cor exclusiva Campovolo Grey se estende aos painéis laterais, contrastando com os para-lamas pretos. A característica definidora, no entanto, é o gráfico “3 listras”, que adorna a placa lateral e se estende em tons de cinza pelo assento e tanque. A Caballero 700 Travel, por outro lado, se destaca não apenas por seus acessórios, mas também por seu novo esquema de cores “Tundra Green”. Este tom combina bem com as bolsas laterais, projetadas em colaboração com a Givi, junto com suas armações correspondentes. O visual geral é ainda mais destacado pelas placas vermelhas. O 700 Travel também inclui um prático para-brisa, um bagageiro e uma bolsa de armazenamento montada no tanque.

A marca tem representante no Brasil. Vi no Festival Interlagos.

Honda SH350i 2025, toneladas de novos recursos

A Honda SH350i, uma das scooters de roda alta mais populares, chega em 2025 com um farol dianteiro e carenagem redesenhados, junto com algumas atualizações de equipamento. A porta USB-C foi movida para o compartimento de armazenamento dianteiro, e o compartimento sob o assento, que acomoda facilmente um capacete integral, agora está equipado com uma luz de cortesia. Além disso, há um sistema de partida sem chave, com uma Smart-Key que também permite que você abra a caixa superior de 35 litros sem remover a chave. Esta caixa superior faz parte do equipamento padrão, que também inclui proteções de mão, um para-brisa de policarbonato, controle de tração, ABS de dois canais e indicadores de emergência. Pirelli Angel são os novos pneus de equipamento original, enquanto o motor eSP+ de 330 cc com 29,4 cv recebeu um novo escapamento e diferentes configurações de ECU para atender aos padrões Euro 5+.

HONDA XL750 TRANSALP 2025

A versão 2025 da Transalp recebe algumas atualizações cosméticas e tecnológicas de bordo. Entre os novos recursos está o farol dianteiro, agora dividido e com um visual mais agressivo. O para-brisa, feito do material ecológico DurabioTM, foi redesenhado para melhor desviar o ar ao redor do piloto. O novo painel ganha uma tela colorida TFT de 5 polegadas com conectividade Honda RoadSync. O controle de aceleração Throttle By Wire voltado para turismo, específico para a Transalp, no modelo 2025 oferece 6 modos de pilotagem: os modos predefinidos Sport, Standard, Rain, Gravel são complementados por 2 modos de usuário que permitem o ajuste de todos os parâmetros eletrônicos. As configurações são feitas por meio do novo interruptor esquerdo retroiluminado. Na Transalp 2025, a configuração da suspensão também foi revisada para absorver ainda melhor a irregularidade do solo e oferecer grande segurança na pilotagem. A Honda trabalhou na compressão hidráulica e no amortecimento de retorno do garfo invertido Showa SFF-CA com montantes de 43 mm. O amortecimento do monoshock também foi revisado, aumentando a compressão hidráulica e o amortecimento de retorno. A nova Transalp 2025 é homologada Euro5+, seu motor bicilíndrico paralelo de 8 válvulas desenvolve 92 cv (67,5 kW) e 75 Nm. Para portadores de licença A2, uma versão de 35 kW está disponível. Para 2025, a seleção de acessórios também foi expandida e está disponível em uma gama atualizada de cores.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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