Fantic Stealth 125 e 500
Assim como sua gêmea esportiva, a Imola, a Fantic Stealth retorna à EICMA como modelo de produção. A Fantic Stealth 125 estará disponível na Itália até o final de 2024, enquanto a Stealth 500 chegará em 2025. Ambos os motores são monocilíndricos Minarelli com soluções técnicas avançadas. A 125 é um quatro tempos de 15 HP, com comando de válvulas variável e embreagem deslizante. A unidade MM460 DOHC tem dimensões muito compactas em relação ao seu deslocamento, pesa menos de 40 kg e promete excelente capacidade de resposta em todas as velocidades. A potência declarada está próxima do limite da licença A2, e o RPM máximo é de cerca de 10.000, graças a um pistão forjado derivado de corrida. O sistema de gerenciamento Ride by Wire também permite vários mapas de motor dedicados, juntamente com a possibilidade de sistemas avançados de assistência ao motorista. O quadro é misto, com uma treliça de tubo de aço e placas de alumínio, que também é usada para o braço oscilante com uma cinta inferior. Para centralizar a massa efetivamente, o tanque de combustível é posicionado próximo ao centro de gravidade, e a parte mais pesada do escapamento fica localizada sob o motor. O Stealth também possui uma tela TFT de 5 polegadas com Bluetooth e luzes LED completas. ABS de curva e controle de tração também estão disponíveis.
Honda revela o ICE Concept, um revolucionário motor V3 de 75° com supercharger elétrico
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Paralelamente à transição elétrica, a Honda está avançando com o desenvolvimento de motores de combustão interna e na EICMA (Hall 15 – Estande E70, I30, I31, E70SOP) revelou o ICE Concept: um inovador motor V3 de 75° refrigerado a líquido equipado com um compressor elétrico. O ICE Concept irá equipar as novas motocicletas de médio-alto deslocamento do fabricante japonês, programadas para chegar em um futuro não tão distante. Aplicado pela primeira vez em um motor de motocicleta, o supercharger elétrico é capaz de controlar a pressão do ar de admissão independentemente da velocidade do motor, resultando em alto torque de entrega a partir de baixas rotações. Nesta configuração, o supercharger não precisa de um intercooler. Além disso, o novo ICE Concept tem dimensões extremamente compactas, tanto longitudinalmente quanto transversalmente, e dá aos designers ampla liberdade no posicionamento de todos os componentes no espaço limitado de uma motocicleta, permitindo a centralização da massa. O motor V3 não é novidade na Honda. Quem tem boa memória vai se lembrar do lendário NS400R 2 tempos de meados da década de 1980, o precursor deste projeto.
Suzuki DR-Z4S e DR-4ZSM
A Suzuki revela os novos DR-Z4S e DR-Z4SM: a nova geração do DR-Z400 dual sport e sua versão supermoto derivada. Para 2025, eles apresentam certificação Euro 5+ e estarão novamente disponíveis na Europa, mas muitas outras atualizações foram introduzidas. O quadro de aço é totalmente novo, apresentando uma estrutura superior de viga dupla, juntamente com suspensão KYB ajustável para rebote e compressão. No lado eletrônico, agora há ride-by-wire com três mapas de motor, controle de tração ajustável e ABS, que pode ser desativado na roda traseira para o SM e em ambas as rodas para o S. As outras diferenças entre os dois modelos envolvem naturalmente as rodas – 21″ e 18″ no dual sport, ambas 17″ no supermoto – e o disco de freio dianteiro, que é flutuante e maior no caso do SM. Ambos os modelos compartilham o mesmo motor: um monocilíndrico com duplo comando de válvulas no cabeçote, ignição dupla e uma transmissão de cinco marchas com embreagem deslizante, entregando 38 HP a 8.000 rpm e 37 Nm a 6.500 rpm. O peso em ordem de marcha é de 151 kg para o S e 154 kg para o SM.
KTM 1390 Super Duke GT, turismo rápido
A KTM apresenta a nova geração de sua sport tourer, a KTM 1390 Super Duke GT. Comparada ao modelo anterior, tudo mudou, já que a base técnica agora vem da mais recente 1390 Super Duke R. O motor é o mesmo LC8 de 1.350 cc com comando de válvulas variável, junto com o mesmo quadro de treliça de aço e suspensão semi-ativa WP SAT de última geração. A KTM também introduziu sua eletrônica mais recente na GT, apresentando uma nova lógica para os modos de pilotagem, uma tela sensível ao toque TFT de 8,88″ e interruptores de controle redesenhados. Atenção especial foi dada ao modo Comfort, enquanto a adição de um radar frontal permite recursos como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem assistida. A ergonomia também foi atualizada, projetada para fornecer conforto junto com liberdade de movimento para pilotagem esportiva. O sistema de freios é da Brembo, com discos de 320 mm, pinças Stylema e um cilindro mestre MCS.
MV AGUSTA OTTANTESIMO COLLECTION
Para marcar o 80º aniversário de sua fundação, a MV Agusta apresenta seis modelos comemorativos, cada um reconhecível pela gravação a laser na braçadeira tripla ou placa de proteção do tanque, 1 di 500, juntamente com esquemas de cores exclusivos. A linha de 3 cilindros inclui a Brutale RR Ottantesimo, Dragster RR Ottantesimo, F3 RR Ottantesimo e Superveloce S Ottantesimo. Esses modelos também foram tecnicamente otimizados, com uma nova embreagem que promete esforço de alavanca reduzido e inclui uma função de deslizamento e assistência de torque. A Dragster RR, no entanto, se destaca com a conveniente embreagem SCS, que permite pilotar sem usar a alavanca do guidão. Na linha de 4 cilindros, a Brutale 1000 Ottantesimo e a Brutale 1000 RR Ottantesimo foram desenvolvidas para melhorar o conforto geral e aumentar o desempenho, especialmente em RPMs baixas e médias, graças aos eixos de comando redesenhados. Há também um novo sistema de escapamento, desenvolvido em colaboração com a Arrow, e uma embreagem deslizante de 10 discos com assistência de torque. A Brutale 1000 RR é equipada com suspensão Öhlins Smart EC 3.0, que, com base em dados da plataforma inercial e da eletrônica de bordo, se autoajusta de acordo com o comportamento dinâmico da moto.
UM Motorcycles, a família cresce com três novos modelos
A histórica empresa americana sediada em Miami, Flórida, fundada em 1999, está pronta para revelar suas novas ofertas para o mercado europeu na EICMA 2024. A UM Motorcycles apresentará de fato três novos modelos projetados para atender às crescentes necessidades dos motociclistas europeus, particularmente no segmento neoclássico, e novos modelos de scooter que entrarão nos principais segmentos de mercado. O primeiro é o Wynwood 125, uma scooter urbana de roda alta que leva o nome do distrito artístico de Miami de mesmo nome, famoso por sua vibrante cena de arte de rua. O segundo modelo é o Rockville, uma maxi scooter compacta com um visual esportivo e aventureiro inspirado nas regiões selvagens do Centro-Oeste americano. No mundo das motocicletas, chega uma grande novidade: a UM Motorcycles apresenta a Riverdale 401, uma nova no segmento neoclássico, que mistura estética vintage com desempenho de ponta. Uma motocicleta ideal tanto para uso diário quanto para passeios de fim de semana fora da cidade, a Riverdale 401 é equipada por um motor de 401 cc, bicilíndrico, refrigerado a líquido, com potência de 31,5 kW a 9500 rpm.
Fantic Imola 125 e Imola 500, esportividade e engenharia refinada
Depois de estrear como um conceito no ano passado, a Fantic Imola retorna à EICMA agora como uma moto de produção em duas versões: Imola 125 e Imola 500. Há apenas pequenas mudanças em relação à moto de exibição. A Fantic Imola mantém seu formato compacto e aerodinâmico, apresentando uma estrutura monocoque e compartilhando a plataforma com a família Stealth naked. Ambos os modelos Fantic Imola vêm com motores avançados. O motor Minarelli de 125 cc e 4 tempos atende ao limite legal de 15 HP e incorpora recursos técnicos refinados, como temporização variável. A Minarelli também fornece o inovador motor monocilíndrico de 500 cc, com DOHC e pesando menos de 40 kg. Sua potência está próxima do limite da licença A2 e pode girar até 10.000 rpm. É compatível com Euro 5+ e ostenta um pistão forjado derivado de corrida e um cabeçote de cilindro altamente compacto. A Fantic Imola também oferece exclusividade e refinamento em seu chassi. O quadro combina uma seção superior de treliça de tubo de aço com placas laterais de alumínio, onde o braço oscilante de alumínio com um suporte de reforço inferior é ancorado. Os modelos Fantic Imola são tecnologicamente avançados, equipados com um display TFT de 5 polegadas com Bluetooth, controle de tração multinível e ABS de curva, todos funcionando com base em dados fornecidos pela unidade de medição inercial.
Yamaha TMax e Tech Max 2025
A nova Yamaha TMAX, nas concessionárias a partir de março de 2025, permanece fiel às características estilísticas que a tornaram tão bem-sucedida desde 2001, com mais de 400.000 unidades vendidas até o momento. O motor de 2 cilindros de 560 cc desenvolve potência máxima de 35 kW a 7.000 rpm, então a TMAX também pode ser pilotada por portadores de licença A2. Homologada Euro 5+, ela apresenta um assento a 800 mm do solo, rodas mais leves e toda a parte dianteira com farol full LED foi completamente redesenhada. Ainda confirmados estão o quadro de alumínio fundido, o garfo invertido e o monoamortecedor (ajustável na versão Tech MAX). Para 2025, a Yamaha adicionou ABS de curva, enquanto o peso do meio-fio aumenta em 1 kg para 219. O botão, posicionado no centro do guidão, é um polivalente: é usado para ligar e desligar a scooter, travar a direção, travar o suporte central (para dificultar o roubo) e acessar o grande compartimento sob o assento. Tudo em um, com a Smart Key no seu bolso. Os pilotos do TMAX Tech MAX podem acessar o mapa completo do Garmin Navigation por meio do aplicativo Garmin Motorize, disponível para download em um telefone Apple ou Android. A instrumentação apresenta um painel colorido TFT de 7 polegadas e ampla conectividade. A versão Tech MAX apresenta um equipamento mais rico: para-brisa ajustável eletricamente, manoplas e assento aquecidos, controle de cruzeiro, monoamortecedor ajustável de compressão e retorno, sensores de pressão dos pneus (TMPS), rodas leves forjadas. Duas cores estão disponíveis para o Tech MAX: Ceramic Grey e Dark Magma.
Yadea nova programação e test rides para visitantes
A Yadea, uma das líderes mundiais em veículos elétricos de duas rodas, apresentará uma linha completa, com 17 modelos mais vendidos, incluindo Yadea Fierider, Yadea Voltguard e Yadea GFX. Uma das principais novidades relacionadas à presença da Yadea é a área exclusiva de test ride, instalada do lado de fora do Hall 18. Os protagonistas dos testes serão as motocicletas elétricas de alto desempenho da Yadea de anos anteriores. Esta oportunidade permitirá que os entusiastas façam contato direto com os modelos da Yadea para que possam apreciar seu manuseio, entrega de potência e estabilidade de pilotagem. A Yadea também organizará um desafio exclusivo entre os visitantes que vierem ao estande ou participarem do test ride.
Nova Zentropy Z e-scooter
A empresa sul-coreana Zentropy traz para a EICMA 2024 a nova Zentropy Z, uma scooter elétrica com rede de energia integrada, permitindo fornecimento ilimitado de energia por meio de modelos de bateria intercambiáveis e recarga automática. Movimentando-a está um motor de 9 kW, que permite aceleração de 0 a 50 km/h em 3,6 segundos e de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, superando assim o desempenho de um motor clássico de 125 cc. Na frente de segurança, há um sistema de freios ABS e TCS de canal duplo em ambas as rodas. Além disso, graças a um módulo IoT, o modelo oferece monitoramento e controle em tempo real do status do veículo e da bateria. Além disso, a Zentropy agora está buscando explorar potenciais oportunidades de parceria com distribuidores e fabricantes respeitados em todo o mundo.
MV Agusta F3 Competizione
Baseado nas bases técnicas e estilísticas da F3 RR e também enriquecido com componentes exclusivos. A nova MV Agusta F3 Competizione estará disponível em apenas 300 unidades numeradas, produzidas ao longo de 2025. Esta nova máquina vem com garfo invertido Öhlins NIX30, com montantes revestidos de TiN de 43 mm: totalmente ajustáveis em todas as funções hidráulicas (compressão e recuperação) e mecânicas (pré-carga da mola). O amortecedor Öhlins TTX 36 representa um elemento premium, com tecnologia de tubo duplo e reservatório piggyback externo. O pacote Öhlins reduz o peso em 1 kg em comparação com os componentes instalados na F3 RR padrão. O quadro permanece inalterado, mas as rodas de fibra de carbono expostas com acabamento fosco chegam, economizando bons 3 kg em comparação com as de alumínio na F3 RR. O sistema de freios Brembo é confirmado, com dois discos dianteiros de 320 mm de diâmetro com banda flutuante e pinças monobloco Stylema montadas radialmente. O motor de três cilindros em linha de 798 cc pode ser equipado com o escapamento completo Akrapovic não homologado, que permite 160 cv de potência com o limitador a 13500 rpm e uma economia de peso de 3 kg, totalizando -14 kg a menos que a F3 RR.
Tinbot apresenta nova scooter GTX e linha YanYang
A Tinbot apresentou na EICMA 2024 muitas novidades, entre elas a série GTX e a YanYang. A GTX é uma scooter elétrica com potência nominal de 8 kW e potência máxima de 20 kW, torque de 320 Nm e velocidade máxima de 130 km/h. Os valores de torque garantem um comportamento ágil e ágil; as dimensões (comprimento 2100 mm, distância entre eixos 1450 mm, altura do assento 800 mm) e peso (156 kg) permitem que a GTX navegue facilmente no trânsito, oferecendo um passeio seguro e agradável. A bateria tem capacidade de 8,16 kWh e promete uma autonomia adequada para deslocamento urbano. O sistema ABS e as rodas de 14 polegadas garantem segurança, estabilidade e boa manobrabilidade. O equipamento padrão inclui um display TFT de 7 polegadas com sistema de navegação integrado. A série de motocicletas elétricas YanYang foi projetada para atender a diferentes necessidades: a versão Young para pilotos mais jovens, a Standard para iniciantes e a Advanced para usuários mais experientes. O modelo Young, por exemplo, é construído em uma estrutura de liga de alumínio forjado 6063-T6 que garante robustez e leveza (peso 60 kg, incluindo bateria; carga máxima 80 kg), combinada com rodas de 14 x 1,4 polegadas na frente e rodas de 12 x 1,6 polegadas na traseira, com pneus 70/100-14 na frente e pneus 80/100-12 na traseira. O sistema de freios com discos dianteiros e traseiros de 203 mm e pinças de quatro pistões garante operações de frenagem potentes e seguras. O motor elétrico de 4 kW (até um máximo de 8 kW) permite uma velocidade máxima de 60 km/h; a bateria de lítio de 72 V, 35 Ah permite um alcance de até 50 km.
Nova 2025 KTM 990 DUKE R
Com a nova 990 Duke R, a KTM entra no segmento das motos esportivas naked de médio porte mais dinâmicas. A base da 990 Duke foi amplamente atualizada, começando com o motor LC8c, que entrega 103 Nm e 130 HP (+7). A eletrônica é mais avançada, apresentando uma nova tela sensível ao toque colorida de 8,88″, modos de pilotagem personalizáveis e dois modos ABS adicionais. O verdadeiro destaque é o chassi atualizado, com um novo garfo de 48 mm e uma ligação progressiva adicionada ao amortecedor traseiro. O sistema de freios é totalmente Brembo, com discos de 320 mm, pinças Stylema e um cilindro mestre radial MCS.
BMW S 1000 R e M 1000 R 2025, remodelação e atualizações
Os roadsters da BMW estão recebendo uma atualização para 2025 com uma frente redesenhada, apresentando faróis duplos inspirados nos modelos superesportivos da marca. Do lado técnico, ambos os modelos agora atendem aos padrões Euro 5+ e vêm com um novo controle de aceleração com uma rotação mais curta de 58°. A S 1000 R ganha um aumento na potência máxima de 5 cv, totalizando 170 cv a 11.000 rpm, e seu equipamento padrão foi atualizado para incluir controle de freio motor ajustável, uma porta de carregamento USB-C e o sistema de emergência E-call. O pacote técnico para a M 1000 R 2025 está confirmado, incluindo o motor de quatro cilindros em linha com temporização variável Shiftcam, que nesta configuração entrega 210 cv.
BMW M 1000 RR e S 1000 RR 2025: aerodinâmica aprimorada
Aproveitando a necessidade de cumprir com os padrões Euro 5+, a BMW está atualizando seus dois modelos superesportivos para 2025. A M 1000 RR apresenta um novo pacote aerodinâmico que gera mais downforce, mantendo sua velocidade máxima declarada de 314 km/h. Isso também se deve a um aumento de 6 cv no motor de quatro cilindros em linha com temporização variável, agora entregando um total de 218 cv a 14.500 rpm. O chassi foi otimizado em áreas-chave, e a eletrônica ganhou um sensor de ângulo de direção, já presente na S 1000 RR, permitindo funções de controle de deriva durante a aceleração e a frenagem. Quanto à S 1000 RR 2025, o design frontal foi retrabalhado e agora integra as asas aerodinâmicas da geração anterior da M RR. As especificações técnicas permanecem inalteradas, enquanto o pacote eletrônico padrão foi aprimorado com os Pro Riding Modes configuráveis, que permitem acesso a duas opções adicionais de resposta do acelerador e são totalmente personalizáveis.
Kawasaki Z900 2025
Altamente aguardada, a Z900 da Kawasaki chegou na hora certa, como só um trem japonês faria. Completamente redesenhada com melhor qualidade de acabamento, a moto permanece fiel ao estilo “sugomi” que a tornou tão popular. O motor é confirmado em 948 cc com 124 cavalos de potência, mas a eletrônica foi atualizada. A nova Z900 apresenta um acelerador Ride by Wire com opções multimapa, incluindo controle de cruzeiro e quatro modos de condução, um dos quais é totalmente personalizável. Pela primeira vez na Z900, há uma unidade de medição inercial (IMU) capaz de gerenciar o ABS em curvas e o controle de tração, sendo este último ajustável e desligável. Um quick-shifter também está incluído como padrão, ativo a partir de 1.500 rpm. O quadro de treliça de aço foi revisado para rigidez, e a Kawasaki afirma que a nova configuração de suspensão fornece melhor contato com o solo. O sistema de freios? Freios radiais Nissin para a versão padrão, enquanto o modelo SE apresenta freios Brembo e um amortecedor traseiro Ohlins. Também há atualizações para ergonomia e interface eletrônica. O novo guidão mais plano promete uma posição de pilotagem um pouco mais frontal. O painel TFT de 5 polegadas foi completamente redesenhado, com conectividade para smartphone, comandos de voz e navegação curva a curva. Duas opções de assento estão disponíveis: um alto com 830 mm e um baixo com 810 mm.
Triumph Motorcycles apresenta as novas Icon Editions
A Triumph Motorcycles apresenta as novas Icon Editions. São sete Bonnevilles da linha Modern Classic, inspiradas no passado do início do século XX. Uma edição limitada e disponível apenas para 2025. Os sete modelos, que fazem parte da coleção Icon Editions, dão vida ao logotipo da herança Triumph, que remonta a 1907 e permaneceu sem uso por mais de 100 anos. Cada Bonneville Icon combina desempenho contemporâneo com um toque elegante de classicismo, no autêntico estilo Triumph. Cada modelo apresenta um esquema de cores sofisticado, com detalhes pintados à mão e gráficos exclusivos destacando o logotipo dourado. Da elegância da Bonneville T100 e T120, ao espírito não convencional da Scrambler 900, 1200 X e 1200 XE, ao estilo personalizado da Bobber e Speedmaster.
Yamaha Tracer 9 entra em 2025 com atualizações significativas
Entre as inovações importantes da Tracer 9 2025 está o sistema de iluminação LED matrix, o primeiro para uma motocicleta. Este sistema avançado, combinado com uma câmera frontal, ajusta automaticamente a intensidade do feixe de luz com base nas condições de iluminação. Isso permite visibilidade ideal sem ofuscar os veículos que se aproximam. Todas as versões da Tracer 9 são movidas pelo motor CP3 de três cilindros de 890 cc com 119 cv, montado em uma estrutura de alumínio que permanece inalterada, assim como o sistema de freios. A Yamaha reposicionou o assento, os apoios para os pés e o guidão para melhorar o conforto do piloto e do passageiro. O assento agora é mais macio e o subchassi traseiro é 50 mm mais longo, proporcionando mais espaço a bordo. Todas as versões apresentam um painel TFT de 7 polegadas, com os modelos GT e GT+ também equipados com conectividade, permitindo navegação curva a curva pelo aplicativo MyRide da Yamaha. Entre as três versões disponíveis da Tracer 9, a Tracer 9 é o modelo básico, equipado com suspensão mecânica; o Tracer 9 GT conta com suspensão semi-ativa e bolsas laterais de série; e o Tracer 9 GT+, a versão topo de linha, inclui todos os recursos do GT, além de adicionar um radar frontal para funções avançadas de assistência ao motorista, a transmissão robótica Y-AMT, a iluminação de matriz de LED e travamento central para as bolsas.
Yamaha MT-07: mais tecnologia, menos peso
A Yamaha atualiza a MT-07 para 2025, equipando-a com novos recursos. Este campeão de vendas vem com o motor bicilíndrico CP2 confirmado, produzindo 73,4 cv e 68 Nm. O motor agora incorpora tecnologias eletrônicas, como o acelerador Ride by Wire com três modos de pilotagem (Sport, Street e Custom totalmente personalizável), embreagem deslizante e controle de tração. Um quickshifter opcional está disponível, mas o verdadeiro destaque é a transmissão Y-AMT, já vista na MT-09, que a Yamaha agora disponibilizou para a MT-07. No lado do chassi, o quadro foi aliviado, o braço oscilante é novo e as rodas agora são feitas usando tecnologia spinforged, reduzindo o peso em 480 g. A suspensão foi revisada e, pela primeira vez, a MT-07 apresenta um garfo invertido e pinças radiais. Apesar do conjunto adicional de tecnologia, o peso total da moto cai em 1 kg, chegando a 183 kg totalmente abastecida. A ergonomia melhorou com a adoção de um guidão 18 mm mais largo, 22 mm mais baixo e 9,3 mm mais para trás, enquanto os pedais foram rebaixados. Por fim, o novo display colorido de 5″ oferece controles de guidão com um joystick de 5 direções e indicadores avançados com funções de frenagem de emergência, bem como um recurso de “três piscas”, com desativação automática do pisca-pisca.
Destaques da Can-Am na EICMA 2024
A Can-Am, marca da BRP Inc., anuncia a disponibilidade de sua aguardada linha de motocicletas totalmente elétricas Pulse e Origin 2025. A Can-Am Pulse é criada especificamente para uso urbano. Esta ágil e ágil motocicleta naked apresenta uma enorme tela sensível ao toque de 10,25 polegadas com Apple CarPlay, permitindo que os pilotos naveguem com facilidade e permaneçam conectados a cada viagem com o aplicativo BRP GO! A Can-Am Origin foi projetada para aventuras além dos limites da cidade. Ela ostenta a mesma tecnologia Active ReGen e conectiva da Pulse, e ostenta o DNA da Can-Am e a herança do motocross com prontidão para todos os terrenos, suspensão aprimorada e pneus esportivos duplos. Tanto a Can-Am Pulse quanto a Origin vêm de fábrica com uma bateria durável de 8,9 kWh, testada em batalha no calor escaldante do deserto e nas baixas temperaturas do inverno. O sistema impulsiona o Can-Am Pulse para uma autonomia estimada na cidade de até 160 km (100 milhas), e o Can-Am Origin para uma autonomia estimada na cidade de até 145 km (90 milhas). Isso não é tudo. No estande da Cam-Am, foco especial também será dado ao novíssimo veículo de 3 rodas Can-Am Canyon. Com características distintas como maior distância do solo, maior curso da suspensão, rodas all-road, pinos antiderrapantes enduro e muito mais, o Canyon foi construído especificamente para levar os pilotos em qualquer aventura. Repleto de tecnologia premium, recursos práticos e maior capacidade de armazenamento, o Can-Am Canyon oferece uma rota acessível para o popular mercado de turismo de aventura com um passeio estável e recursos projetados para proteção e conforto. Três opções de acabamento prontas para a aventura (Standard, XT, Redrock) estarão disponíveis junto com 25 acessórios convenientes, projetados especificamente para a linha Canyon de veículos de 3 rodas.
Ufa! Cansei. Certamente tinham mais novidades, mas estas foram as que eu tive saúde para garimpar no site da EICMA.