Por esta não esperávamos!! O turco está fora da Yamaha. Como o MotoGP é muito improvável, estimo que ele irá para a BMW, que precisa dele, ou para a Honda, que também precisa dele. Até a Kawasaki seria um bom pouso, mas o fato é que ele parecia estar prestigiado na Yamaha e não conseguiram segurar ele por lá. Isso vai certamente gerar um troca troca nos pilotos do WSBK, pois a Yamaha R1 dele é certamente a segunda melhor opção no grid…
Vamos ao comunicado oficial da Yamaha
Yamaha e Razgatlıoğlu se separam no final da temporada de SBK de 2023
O Campeão Mundial de Superbike de 2021, Toprak Razgatlıoğlu, deixará a Pata Yamaha Prometeon WorldSBK Team no final da temporada de 2023, quando ele e a Yamaha terminaram amigavelmente seu relacionamento de quatro anos juntos, com o piloto turco buscando um novo desafio para 2024.
O potencial de Razgatlıoğlu em duas rodas ficou claro desde tenra idade. Ele ganhou vários títulos nacionais do Campeonato Turco de Motocross quando criança antes de ser coroado Campeão Europeu de Superstock 600 em sua primeira tentativa em 2015. Subindo para o Campeonato Mundial de Superbike em 2018, ele se tornou o primeiro piloto turco a marcar um pódio e registrar uma vitória em a classe antes de assinar com a Yamaha para a temporada de 2020.
Razgatlıoğlu teve um início impressionante na Yamaha, vencendo na estreia em Phillip Island em 2020, antes de obter mais duas vitórias convincentes no Estoril no final do ano, a caminho do quarto lugar na classificação do campeonato.
A temporada de 2021 testemunhou uma das maiores batalhas pelo título da história do WorldSBK, com Razgatlıoğlu enfrentando Jonathan Rea pela coroa do campeonato mundial. No final das contas, o piloto turco reinou supremo, conquistando 13 vitórias, 29 pódios e três pole position para erguer o Campeonato Mundial de Superbike de 2021, encerrando o reinado de seis anos de Rea como campeão e garantindo o primeiro título da Yamaha na classe desde Ben Spies em 2009.
Em 2022, a estrela turca voltou a travar uma feroz batalha pelo campeonato ao lado de Rea e Alvaro Bautista da Ducati. Razgatlıoğlu perdeu o segundo título consecutivo, mas terminou a temporada com mais vitórias (14) do que em 2021, além de 29 pódios e quatro pole position. Ele também se tornou o piloto de maior sucesso da Yamaha na história do WorldSBK com 30 vitórias, superando o recorde anterior de Noriyuki Haga.
A temporada de 2023 viu o piloto turco mostrar consistência e ritmo incríveis, com o piloto de 26 anos atualmente em segundo lugar na classificação geral, tendo garantido uma vitória e mais dez pódios nas primeiras 12 corridas.
No entanto, depois de quatro temporadas, um título mundial, 31 vitórias em corridas e 47 outras aparições no pódio com a Yamaha no WorldSBK, Razgatlıoğlu decidiu assumir um novo desafio em 2024 e deixará a equipe Pata Yamaha Prometeon WorldSBK no final de esta estação. Ao mesmo tempo, tanto a Yamaha quanto Razgatlıoğlu continuam totalmente empenhados em lutar pelo título mundial de SBK de 2023.
A Yamaha gostaria de agradecer a Razgatlıoğlu pela sua imensa contribuição para o sucesso desportivo da Yamaha nas SBK e aproveitar esta oportunidade para lhe desejar boa sorte nos seus futuros empreendimentos.
Andrea Dosoli: Gerente de corridas de estrada, Yamaha Motor Europe
“Lamentamos ver Toprak deixar a Yamaha no final desta temporada. Queríamos continuar o que tem sido uma parceria incrivelmente bem-sucedida, com o destaque óbvio sendo a tríplice coroa de títulos mundiais de piloto, fabricante e equipe que conquistamos juntos em 2021. Fizemos o que sentimos ser uma oferta que refletia adequadamente o valor da Toprak como um piloto e um embaixador da Yamaha, bem como a competitividade do nosso pacote de corrida e nossa estratégia de corrida dentro da plataforma WorldSBK. No entanto, à medida que as negociações avançavam, ficou claro para ambas as partes que Toprak está motivado para abraçar um novo desafio em 2024 e respeitamos sua decisão. Embora os nossos caminhos se divirjam no final do ano, agora estamos totalmente focados na batalha pelo título mundial de SBK de 2023, que recomeça em breve em Misano. Por fim, gostaria de agradecer a Toprak em nome da Yamaha, mas também pessoalmente, pela sua contribuição inestimável para o nosso projeto de SBK. O seu primeiro título de Campeonato do Mundo em 2021 foi uma recompensa justa para ele, mas também para todas as pessoas que, desde que regressamos às SBK em 2016, trabalharam arduamente para tornar este projeto um sucesso. É uma lembrança que todos na Yamaha apreciarão. Desejamos à Toprak todo o sucesso no futuro, mas, por enquanto, temos um trabalho a terminar.”
Toprak Razgatlıoğlu: Pata Yamaha Prometeon WorldSBK Team
“Quero agradecer a toda a família Yamaha pelo amor e respeito que demonstraram por mim. Ganhar o campeonato mundial era o meu sonho quando assinei com a Yamaha e atingimos esse objetivo juntos. Para a próxima temporada sinto que preciso de um novo desafio e, embora tenha havido uma oportunidade no MotoGP, não senti a mesma ligação com a moto de MotoGP que tenho com a superbike. Mas se vou ficar no WorldSBK, preciso de um novo objetivo, uma nova ambição. Lamento sair da Yamaha, tanto da marca quanto das pessoas, pois temos um relacionamento muito bom, mas a mudança faz parte de qualquer esporte e é normal para qualquer profissional. Portanto, um grande obrigado à Yamaha Motor Company, Yamaha Motor Europe, Yamaha Motor Turkiye, Pata Yamaha Prometeon WorldSBK Team e especialmente à minha equipe, que trabalhou arduamente para mim.”
Na BMW!
Dr. Markus Schramm, Head of BMW Motorrad, added: “Welcome to the BMW Motorrad Motorsport family, Toprak Razgatlioglu. We are delighted to welcome him to our WorldSBK factory squad from next season on. I am very proud that Toprak has opted to join BMW Motorrad. This is a forward-looking step for our project and a strong commitment of BMW Motorrad Motorsport in World Superbike.”
Escutei algum comentário sobre proposta da Honda, WSBK. Uma proposta de melhoria da RRR e acho que poderia se enquadrar no projeto ambicioso pessoal. A Honda, quer ou queria ele exatamente por isto, para desenvolver a moto, pois hoje ela tem dois pilotos muito novos.