Scott Redding na BMW!

E hoje fui acordado pelo meu amigo Ricardo do ForzaRio com esta notícia bombinha (porque notícia bomba é no MotoGP) e inesperada. Scott cansou da Ducati e vai para a BMW.

Se a Ducati que vende 50 mil motos/ano bota uma cacetada de motos no grid do WSBK, a BMW que vende 5x mais, pode colocar também. Digo isso porque Scott foi contratado sem que eles abram mão do campeão Tom Sykes e do também campeão, de Superstock, Michael van der Mark. Estão tentando renovar com os dois e fazendo novamente um esforço para tentar um bom resultado no WSBK. Chega de ser só carro madrinha né? kkkkk.

Não é moleza não, estão em sétimo no campeonato com o Tom Sykes, atrás das duas Kawasaki oficiais, das duas Ducatis oficiais e de duas Yamaha, sendo que somente a de Toprak é oficial. Gerloff é monstro e por isso está sendo cotado até para o MotoGP.

Sou ducatista, apesar de estar sem Ducati na garagem no momento, mas sou um crítico do estado de coisas que impera no box. Casey Stoner deu uma entrevista tem poucas semanas dizendo que a Ducati não respeita seus pilotos, tem zero de lealdade e que foi para Honda rindo alegremente, pois absolutamente tudo era melhor por lá.

Até porque ainda tem corridas pela frente, Scott foi político, disse que vai dar tudo, está em terceiro no campeonato, mas sabemos, tá puto e é outro que sai alegremente da Ducati. A Ducati simplesmente não ouve seus pilotos, não faz o que eles pedem, para eles a moto é a melhor do universo e a falha é sempre dos pilotos.

A moto é boa, sem dúvida, mas uma equipe é composta de vários membros e o mais importante de todos não é o Claudio Domenicali e sim o piloto que tem que subir na moto e vencer o Rea. Redding vem reclamando e pedindo mudanças na moto desde o ano passado. A moto não muda, as outras mudam e andam prá frente, a Ducati fica e o peso cai nos ombros dos pilotos que “não estão extraindo da moto mais desenvolvida e espetacular do universo conhecido, o seu potencial”. Não é assim que rola, não tem bobo nestes campeonatos mundiais.

Por exemplo, o monobraço da Panigale é um handicap negativo. É um ponto de design lindo, mas prá correr no nível de WSBK, uma balança tradicional é mais leve e mais “performante” do que o lindo, pesado e relativamente ineficiente monobraço. Mas quem mexerá nisso?

E assim a Panigale segue sendo a única Ducati que nunca venceu o WSBK. Nem a 2 cilindros, e nem a 4 cilindros. As duas chegaram bem perto, mas o fato é que desde Carlos Checa em 2011 com a 1098R, a Ducati não vence.

Sobra agora o problema para a Aruba Ducati resolver, quem vai para o lugar do Scott? Quem deve ter se animado todo foi Chaz Davies, para voltar, mas duvido. Rinaldi não vai, não foi.. Rabat não foi, não vai… Bautista não volta nem a pau (será?). Os quentes do momento são Toprak Rasgatioglu e Garret Gerloff, mas renovaram com a Yamaha e que inclusive está andando mais do que a Ducati. Difícil.

Será que Petrux se interessaria em encarar esta? Ele está demitido no MotoGP, fez uma carreira na Ducati e já falou nisso uma vez. O WSBK parece que não está na carreira para pegar garotos, como está o MotoGP.

Vamos ver as cenas dos próximos capítulos, duvido que Ducati estava esperando por esta, ela devia é estar pensando em tirar o Scott, porque ele “falhou”. Eu acho que a Audi Motorrad tem que trocar todos na Ducati. Domenicali, Ciabatti, Tardozzi… os caras ganharam um campeonato diferente em 2007, só um. Depois, mesmo com Hayden, Rossi, Stoner, Melandri, Dovi, Lorenzo, não ganharam mais nada. No WSBK tão aí levando pau tem 10 anos, aposentaram a linda Panigale V2 com desonra. Já deu, obrigado pelos serviços prestados, tchau e bença.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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