É meus camaradas, não vi a corrida. Este negócio de corrida no sábado e no domingo é duplamente demandante. Espero que o salário do Fausto Macieira tenha dobrado, porque certamente é o dobro de trabalho.
Eu estava na estrada com meu amigo Bernardo fazendo o que mais gosto, andando de moto. Fomos até Três Rios deixar uma relíquia, pegar outra e eu fui com uma semi relíquia, uma Yamaha FZ1. Vou escrever um teste.
Cheguei em casa morto de cansado e dormi. Acordei na madruga e vi um compacto da prova.
Incrível Marc Marquez quase fazer a pole no seu retorno. Imaginem MM e Quartararo de Ducati ou KTM… não que Bagnaia seja bundão, mas estes dois, especialmente MM, estão acima dos outros.
O chassi Kalex certamente vai melhorar a moto. Japonês é bom de fabricação, preço e venda. Inovação, tecnologia de ponta, os ocidentais estão na ponta hoje em dia, sempre estiveram. Lembro que quando a Kawasaki esteve no MotoGP, seu chassi era feito pela Sutter. MM andou com ele e taí, largou de segundo a pentelésimos do Bagnaia e sua poderosa Desmosedici GP23.
Com dinheiro, com o talento de MM, muito trabalho e humildade para mudar a equipe, o modo de trabalho e aprender, a Honda RC213V vai evoluir.
Hoje na corrida MM largou mal, largada quase do “tipo Viñales”, perdeu posições e depois não teve moto e saúde para correr atrás deste prejuízo. Está mais difícil ultrapassar hoje em dia no MotoGP. São questões aerodinâmicas, são questões de temperatura de pneus, e tá todo mundo rápido.
Martinator felizmente venceu. Vai fazer muito bem para a cabeça e para as ambições dele. Jorge Martin tem um plano claro, que é ser piloto de fábrica e ser campeão do mundo. Não se sente pior do que ninguém no grid. Ficou muito abalado por ter sido preterido na Ducati oficial e está na sua luta de despedir Bastianini de lá, ou ir para a Yamaha, se bem que hoje em dia parece péssima idéia.
Bagnaia largou na frente mas não teve como segurar o Martinator e nem o Binder, o “especialista” em sprint race. Mais algumas corridas e a KTM estará no nível das Ducatis. Talvez não porque não tem pilotos nem a quantidade de motos na pista que a Ducati tem, mas o fato é que a KTM achou o caminho e Binder está super bem.
Bagnaia ficou para brigar com Marc Marquez e foi bom para ele. Andar atrás olhando e depois ter que ultrapassar MM em uma corrida vale por uma pós graduação. É duro.
Mas tanto Marc, como a RCV ainda não são páreo para os garotos e suas Ducatis acertadinhas. MM estava segurando eles, que acabaram passando e deixando MM em quinto. Não está de todo ruim, é o lugar do conjunto MM+Honda no momento. Para mais do que isso tem-se que melhorar. Novamente a melhor Honda. Mir sofrendo “à Lorenzo Style”, é duro levar este pau do companheiro de equipe.
As Aprilias… andando para trás.
Mais para trás eu não vi, o compacto não mostrou nada além dos estabacos de Quartararo e Miller.
Vamos ver a corrida de amanhã…
Veremos a constância de MM. Talento ele tem. Excelente matéria, pontual e isenta.