SUNDERLAND E KTM TERCEIRO GERAL NO DAKAR RALLY 2021

Rally Dakar 2021 – Etapa 12

Sam Sunderland, da Red Bull KTM Factory Racing, conquistou um impressionante terceiro lugar no exigente Rally Dakar de 2021. Matthias Walkner lutou contra um problema técnico no início do evento para garantir o nono lugar na geral após uma forte corrida na etapa final. Daniel Sanders, da KTM Factory Racing, competindo em seu primeiro Dakar, impressionado por terminar como estreante em quarto lugar.

A 43ª edição do Rally Dakar provou ser uma das mais difíceis de sua história. Com os organizadores entregando uma rota de punição ao longo de todos os 12 dias de competição, o evento incluiu uma grande variedade de terrenos, juntamente com algumas das navegações mais exigentes tecnicamente vistas nos últimos anos. O piloto da Red Bull KTM Sam Sunderland fez uma corrida inteligente desde o primeiro estágio. Com a difícil navegação provando ser um enorme desafio para todos, especialmente para aqueles que lideram o caminho na frente de cada etapa, os pilotos encontraram variações consideráveis ​​nas vantagens de tempo, dependendo de sua posição inicial. Sunderland, usando sua vasta experiência, optou por manter um ritmo sólido, mas constante, ao longo da primeira metade da corrida, com o britânico em sexto lugar na metade da corrida. Aumentando o ritmo após o dia de descanso, e levando o desafio para os que estão à sua frente, o piloto da KTM 450 RALLY ficou em terceiro na geral no sétimo dia e passou para segundo na penúltima etapa.

Ao vencer a etapa 11, Sam teve a nada invejável tarefa de abrir a 12ª e última especial cronometrada. Atrás do líder do rally Kevin Benavides por cinco minutos antes de entrar no palco, o vencedor do Dakar 2017 não teve opção a não ser dar o máximo que ousou durante os 200 km finais enquanto corria contra o relógio. Infelizmente, um pequeno erro que resultou na perda de quase 10 minutos encerrou a cobrança do Sunderland pela vitória. Apesar do revés, Sam chegou com segurança ao final e reivindicou um impressionante terceiro lugar geral. Embora desapontado por não ter garantido uma segunda vitória na carreira para ele e para a KTM, o britânico estava feliz com a forma como a corrida tinha corrido. Sam Sunderland: “Eu fiz o meu melhor durante todo o rali, então não posso ficar muito desapontado, eu acho. Sempre ia ser difícil começar primeiro esta manhã e eu sabia que tinha que me esforçar muito para recuperar aqueles minutos. Não consegui encontrar um ponto de referência no início das dunas e perdi muito tempo tentando encontrá-lo. Sempre há um equilíbrio preciso e quando você aumenta a velocidade, a navegação pode perder. Estou super feliz porque sei que dei tudo de mim. Os outros caras fizeram um ótimo trabalho e depois de um evento tão difícil, com várias quedas e pessoas sendo forçadas a se aposentar por problemas técnicos, estou feliz por estar aqui seguro na linha de chegada e em terceiro lugar. Sinceramente, acho que foi uma das corridas mais difíceis que já fiz – o ritmo no topo é tão alto que temos que lutar todos os dias e não há tempo para relaxar. Parabéns a todos que terminaram e melhorem logo aos que caíram. ”

Infelizmente, perdendo tempo no início do rali, Matthias Walkner foi forçado a recuperar o atraso desde o segundo dia. Apesar de estar atrás dos líderes por mais de duas horas, o austríaco manteve o foco, dando grandes voltas em cada etapa subsequente para lutar constantemente para voltar à classificação. Sentado um pouco fora do top 10 após o penúltimo dia de corridas, um desempenho impressionante do campeão do Dakar 2018 no estágio 12 o viu subir duas posições na classificação geral para um nono altamente louvável. Matthias Walkner: “Estou feliz por estar aqui no final de mais um Rally Dakar. Sim, estou um pouco desapontado com o que aconteceu no segundo dia, mas quando você olha o que alguns dos outros pilotos tiveram que enfrentar, não é tão ruim. Depois de perder mais de duas horas no início, sabia que lutar pelo pódio seria quase impossível. Daí em diante, meu plano era apenas aproveitar cada dia que chegasse e ter como objetivo obter bons resultados nas etapas e um final de corrida bom e seguro.Terminar em nono na geral é muito bom, especialmente com um nível tão alto de competição. Agora espero que possamos fazer mais corridas este ano e voltar no próximo Dakar para um melhor resultado. ”

Competindo apenas o seu segundo rali de cross-country, Daniel Sanders chegou ao seu primeiro Dakar como um verdadeiro estreante. O piloto júnior da KTM Factory Racing impressionou desde o início, demonstrando uma velocidade incrível no Prólogo de abertura. A partir daí, Sanders passou a misturá-lo com os especialistas estabelecidos em Dakar, alegando não menos do que cinco resultados de etapas nos cinco primeiros e mostrou grande maturidade ao longo de todo o evento. Daniel Sanders: “No geral, foi um primeiro Dakar bastante perfeito para mim. Comecei com um bom prólogo e depois fui aprendendo um pouco mais e ganhei o máximo de experiência possível. Estou muito satisfeito por terminar em quarto lugar na geral e como primeiro novato, então isso é legal. Só passei realmente quatro meses na moto de rally KTM, aprendendo o máximo que posso para isso, então não posso agradecer a Jordi e a todos.

Usuário usado para a republicação de releases de imprensa recebidos pelo Motozoo®.

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.