Gianluca pega as chaves da estilosa motoca italiana.
Ele diz: “vamos esquentar ela um pouco”. Assim ilumina a bela tela colorida TFT. A Superveloce ruge suavemente, estrangulada pelo escapamento sobrecarregado pela maldita marmita compatível com os regulamentos Euro4.
Assim que coloco minha bundinha na motocicleta sexy, entendo que não será uma viagem em veludo, e sim em uma race réplica muito rápida.
A sela é dura, fina, quase não afunda com o peso dos meus 72kg. Mas, de qualquer forma, as motos “ignorantes” são assim. “Stacce”, como dizemos por aqui em Roma.
Então, puxo a embreagem, coloco a primeira e… embora.
A primeira parte do meu teste de cerca de 2 horas e meia, incluindo o almoço, acontece no meio do trânsito de Roma. (Eu não desejaria isso ao meu pior inimigo.)
Felizmente, a moto é muito ágil, leve e muito estreita, ela desliza no trânsito sem problemas, mas como eu disse, o selim é feito de espuma de mármore e a posição de pilotagem é muito muito esportiva.
Por outro lado, sem problemas com pernas e braços. Os apoios para os pés têm uma posição esportiva, mas não extrema, e achei muito pior para os braços também.
Nota positiva a caixa de câmbio, os engates são precisos, praticamente não perdem o ritmo e o quick-shifter sobe e desce é rápido e funciona perfeitamente mesmo em baixas rotações.
Após o trecho da cidade onde me familiarizei com o chassi, freios e motor, finalmente chego na rua Appia Nuova. Subo em direção a Castel Gandolfo onde posso finalmente pegar o ritmo e começar a testar um pouco esses 148cv.
Estou no mapeamento Sport e só vou perceber no meu retorno que também tenho um mapeamento de corrida mais esportivo disponível.
Embora o mapeamento não tenha sido o mais extremo, mesmo no Sport a moto é muito forte. Eu esperava um caráter bastante semelhante ao Triumph Street Triple RS de 3 cilindros, também chamado de “batedeira” e, em vez disso, esse trepistoni é uma coisa totalmente diferente, outro caráter, decididamente mais agressivo, relativamente silencioso até 5000 rpm, então muda voz e fica mais ignorante e por volta de 8/9000 explode com um grito delicioso até 13000, empurrando muito forte.
Na área superior do contagiros o som é louco mesmo com o escapamento Euro4 original.
Luxúria pura.
Chegando ao lago de Castel Gandolfo, tiro algumas fotos rituais do ponto panorâmico de costume e depois desço e como um belo prato de polenta com linguiça e costela no restaurante Da Agnese. Com a Superveloce estacionada ali diante dos meus olhos em toda a sua majestade, entre os olhos sorridentes dos transeuntes.
Saio outra vez e brincando com os mapeamentos, finalmente descobri que também tenho o mapa “Race” (bom dia meu sol!). A princípio não parece ter mudado muito, mas assim que tenho a oportunidade de puxar um pouco mais as marchas, entendo que ela ficou ainda mais ignorante e pronta na resposta do acelerador. Se eu gostava antes, agora realmente me deixa louco.
Faço algumas curvas sem exagerar porque o asfalto está um pouco escorregadio e francamente não quero correr riscos. E assim que eu encontrar uma reta… bem, você pode imaginar …
Dirijo com um grande sorriso no rosto ao retornar a Roma, curtindo este fantástico 3 cilindros e rezando para ter visto todos os radares de velocidade no trajeto. Eu não gostaria de descer, mas o tempo acabou e eu tenho que voltar para meus amigos no BRT Prototipi para trazer ela de volta para eles.
Este teste foi um presente de Natal muito bem-vindo! OBRIGADO Gianluca e Lorenzo!
É hora dos boletins.
- Estilo e Design: 10 lindos, únicos, saia com isso e TODOS se virarão (acredite!). Um design um pouco retrô, um pouco futurista. Quadro de treliça, os belos 3 escapamentos, monobraço e depois os aros que são simplesmente espetaculares. Tem tudo.
- Motor: 8,5 Potência à vontade e bem utilizável. Som agradável. Não me atrevo a pensar quando removo a marmita Euro4 …
- Caixa de câmbio: 8,5 Não muito suave, mas precisa e rápida. Quickshifter perfeito para cima e para baixo.
- Chassis: 8 Suspensão rígida, como um verdadeiro esportivo. Como deveriam ser.
- Freios: 8.5 Os M4.34s são realmente bons compassos de calibre, mesmo com o cilindro mestre Nissin (horror! Usado apenas para Ducati Brembo … mas eles funcionam muito bem). Travagem potente e modular. Um segmento abaixo do M50 e Stylema, mas outro mundo em comparação com o M4.32.
- Conforto: N / R (não recebido). Isso quebra suas costas. A posição de direção pode criar sofrimento real. Talvez eu não esteja mais velho … Os footpegs, por outro lado, estão no lugar certo na minha opinião, quase como um sport-tourer.
- Preço: 7.5 20.000 € não são poucos mas é uma MV, e é super exclusiva.
Não gostei:
- Quando ela começa a empurrar com força, a fúria do cilindro 3 pode deixá-la “nervosa”, acho que um amortecedor de direção poderia ajudar a conter a descamação.
- Não entendo a escolha da embreagem a cabo quando todo o resto da linha tem embreagem hidráulica. Especialmente considerando a lista de preços …
- A alavanca do freio traseiro é pequena e parece “frágil”, pode ser melhorada.
Eu compraria?
Para colocá-lo na sala de estar ou para passeios esporádicos certamente. Para minhas saídas de fim de semana de 300 km ou mais, acho que minhas costas implorariam por misericórdia. Não é para todos, mas talvez a mesma pergunta feita há 10 anos teria uma resposta diferente.
Motor, caixa de câmbio, chassi, freios, gostei de tudo … se tivesse um guidão alto e uma posição um pouco mais confortável … espere, tem, sim, tem duas:
Brutale e Dragster 800!
O que você me diz MV, posso fazer o teste destas também? 🙂 Uma das duas pode ser minha moto ideal …
Até a próxima avaliação!
Flavio
Muito bom amigo carcamano! Colabore mais!!!!