O campeão mundial Toni Bou, o atleta mais premiado do planeta, acaba de adicionar mais um título à sua longa lista de títulos. Hoje, em Itália, o piloto da Repsol Honda Team selou matematicamente o 16º título de TrialGP, o 32º da sua carreira no Campeonato do Mundo.
Na prova de sábado em Ponte di Legno, Itália, o piloto da Repsol Honda Trial Team terminou em segundo lugar, acrescentando um novo título de TrialGP à sua prolífica lista de honras, com uma corrida pela frente antes do final do campeonato. Toni Bou atualmente detém 16 títulos ao ar livre, somados a mais 16 títulos indoor, para um total de 32 títulos.
O piloto da Montesa Cota 4RT venceu seis das nove provas realizadas até agora esta temporada.
Desde 2007, Bou venceu todos os campeonatos mundiais em que participou: 32 títulos individuais. A estes devemos acrescentar também as suas participações com a seleção espanhola na competição Trial des Nations (campeonato mundial de seleções), onde atualmente detém mais 16 títulos.
Toni Bou venceu um total de 131 das 237 corridas no TrialGP e 73 das 98 no X-Trial.
O extravagante Campeão do Mundo de TrialGP de 2022, Toni Bou, encerrou a temporada com uma vitória domingo em Ponte di Legno. Gabriel Marcelli, quinto no dia, conclui o mundial em quinto. E a Montesa consegue adicionar um novo título de construtores.
A cortina caiu na temporada TrialGP 2022 do Campeonato do Mundo hoje, com Toni Bou dando os toques finais, conquistando o triunfo final da campanha. A prova de hoje em Ponte di Legno provou ser mais fácil do que o de ontem, com os organizadores do evento fazendo algumas modificações em certas seções do percurso de sábado, tornando a rota menos complexa. Apesar disso, Toni Bou deu uma grande demonstração de técnica e destreza ao longo do dia, com uma excelente segunda volta, deixando os seus principais rivais no seu rastro para terminar a temporada em grande estilo. O triunfo de hoje em Ponte di Legno significa que o piloto da Repsol Honda Trial Team fecha a temporada 2022 com um total de 7 vitórias, 3 segundos lugares e uma nova coroa mundial TrialGP, sua 16ª consecutiva.
Enquanto isso, Gabriel Marcelli deixou para a prova final da temporada de 2022 do TrialGP para conseguir se esgueirar entre os cinco primeiros. O piloto da Repsol Honda Trial Team cometeu alguns erros na primeira volta que prejudicaram as suas hipóteses de pódio, mas, apesar de uma boa segunda volta, Marcelli teve de se contentar com o quinto lugar. Com o resultado de hoje em Itália, o galego conseguiu o seu melhor resultado de sempre no Campeonato do Mundo de TrialGP com um notável quinto lugar, com um total de 109 pontos na sua primeira época com a Repsol Honda Trial Team.
O último dia do Campeonato Mundial de TrialGP também foi um dia especial para Montesa, que, graças ao excelente trabalho dos pilotos da marca nas categorias TrialGP e Trial2 ao longo da temporada, Montesa conseguiu conquistar o 23º título de construtores.
A última prova na Itália encerra o Campeonato Mundial de TrialGP de 2022 para a Repsol Honda Trial Team. A próxima data do calendário para Toni Bou será no próximo domingo, 25 de setembro, em Monza, onde o piloto de Montesa participará do Trial de Nations representando a seleção espanhola.
Toni Bou 1
PROVA: 1º CLASSIFICAÇÃO: CAMPEÃO MUNDIAL)
Estou muito feliz com a forma como o fim de semana foi. Hoje tive menos pressão, embora tenha sido complicado porque era uma prova fácil onde não se podia cometer muitos erros. Na verdade, tirei cinco por parar na quinta seção, uma seção bastante fácil, e depois tive que tentar me recuperar. Naquele momento, Adam Raga ainda estava em zero, Matteo Grattarola tinha apenas três marcas e eu já tinha seis. Não foi fácil, mas lutamos bem e conseguimos a vitória com uma volta muito boa, somando apenas um ponto. Estou muito feliz e grato à equipe. Mais uma vez, tivemos uma temporada muito boa, com 7 vitórias, 3 segundos lugares e nunca fora do pódio. A equipe trabalhou duro, mas temos espaço para melhorar. Estamos a trabalhar arduamente na moto e estou certo de que vamos continuar a dar passos em frente.
Gabriel Marcelli 3
PROVA: 5º CLASSIFICAÇÃO: 5º
No geral, a temporada tem sido positiva. Gostava de ter conseguido alguns pódios e estar mais perto das primeiras posições da geral, mas terminar a minha primeira época na Repsol Honda Trial Team com uma quinta posição no Campeonato do Mundo é um bom começo. É o meu primeiro top 5 no Campeonato do Mundo de TrialGP, pelo que pude ver a minha progressão ao longo de todos estes anos, especialmente durante os ensaios finais da temporada, em que o meu progresso melhorou. Esperamos que no próximo ano tudo corra melhor e possamos alcançar pódios.
Gabriel Marcelli
Takahisa Fujinami
Líder de equipe
Estou muito feliz com a forma como o meu primeiro ano como treinador da equipe foi. Toni conquistou mais dois títulos mundiais, Montesa conquistou um novo título de construtores e Gabri terminou a temporada em muito boa forma, especialmente nas quatro provas finais. É uma pena que Gabri não tenha conseguido terminar no pódio, mas acabou em quinto no mundial, quando chegou aqui em sexto lugar. O triunfo de Toni hoje em Itália foi a cereja no topo do bolo de uma época magnífica.
Quanto ao título de construtores para Montesa, estou muito feliz com isso. Todos os pilotos da Montesa fizeram um grande trabalho esta temporada. É uma pena que Pablo Suárez não tenha conquistado o título do Trial2 no final, mas suas vitórias também nos ajudaram a conquistar o título de construtores.