Toprak Razgatlıoğlu testará a Yamaha YZR-M1 no teste de MotoGP de Jerez.
O campeão mundial de Superbike de 2021, Toprak Razgatlıoğlu, terá uma nova oportunidade de testar a máquina Yamaha YZR-M1 MotoGP durante um teste de desenvolvimento planejado no circuito de Jerez, na Andaluzia, Espanha.
Razgatlıoğlu se juntará ao piloto de testes de MotoGP da Yamaha, Cal Crutchlow, para dois dias de testes na segunda-feira, 10 e terça-feira, 11 de abril, em Jerez.
Será o segundo teste da estrela turca a bordo do YZR-M1, depois que sua primeira saída no Motorland Aragon em junho do ano passado foi interrompida pelo mau tempo.
As características do circuito de Jerez de 4,428 km são adequadas ao estilo de pilotagem de Razgatlıoğlu e o teste deve proporcionar uma oportunidade ideal para ele acumular bastante tempo de pista e se adaptar ao YZR-M1.
Lin Jarvis – Diretor Administrativo Yamaha Motor Racing Srl
“Em primeiro lugar, deixe-me dizer que é um prazer poder dar a Toprak outra oportunidade de pilotar a YZR-M1. Não pude estar presente no teste anterior, mas desta vez estarei em Jerez para acompanhar os testes e partirei direto de lá para assistir ao Grande Prêmio das Américas em Austin no próximo fim de semana. Toprak é um motociclista extraordinariamente talentoso e estou muito curioso para ver sua velocidade em nossa máquina de MotoGP de fábrica. Ele terá a chance de pilotar ao lado de Cal, que estará lá para os testes de desenvolvimento em andamento da nossa YZR-M1 2023.”
Andrea Dosoli – Gerente de corridas de estrada Yamaha Motor Europe N.V.
“Gostaria de agradecer à Yamaha Motor Company e à Yamaha Motor Racing por darem a Toprak a oportunidade de testar a YZR-M1 mais uma vez. Como atual campeão mundial de Superbike, o teste de Toprak a bordo da Yamaha YZR-M1 no ano passado foi muito aguardado por muitos nos paddocks de MotoGP e WorldSBK. Infelizmente, foi difícil para ele se familiarizar totalmente com o YZR-M1 no teste de Aragão devido à interrupção causada pelo clima. Desta vez em Jerez, uma pista onde Toprak tem sido tradicionalmente muito forte, parece que vamos desfrutar de condições de teste quase perfeitas. O foco de Toprak neste teste será, mais uma vez, sentir as características do YZR-M1 e dos pneus Michelin, enquanto estamos muito interessados em ver a rapidez com que um piloto de SBK de seu calibre pode se adaptar às demandas únicas de pilotando uma moto de MotoGP.”
Toprak Razgatlıoğlu
“Estou ansioso para testar a moto YZR-M1 MotoGP em Jerez, uma pista de que gosto muito. O último teste em Aragão foi limitado pelo clima, mas em Jerez parece que teremos melhores condições e mais tempo de pista. Isso me dará a chance de entender melhor as demandas de pilotar uma moto de fábrica da MotoGP. Obrigado à Yamaha por me dar esta oportunidade.”
Durante o teste de dois dias em Jerez, Razgatlioglu ficou a menos de dois segundos do ritmo estabelecido por Dani Pedrosa, segundo relatos, embora os tempos das voltas não fossem oficiais por se tratar de um teste privado.
Também foi relatado que Razgatlioglu estava a menos de um segundo do piloto de testes da Yamaha Cal Crutchlow.
Falando após o teste, Razgatlioglu acrescentou: “Tive dois dias muito bons. Meu foco era completar o máximo de voltas possível para entender melhor a moto, em vez de tentar fazer uma volta rápida, mas foi muito divertido de qualquer maneira!