Toprak não é deste mundo!

É meus amigos leitores, desculpem-me a demora em escrever, mas eu não estava bem. Na verdade, ainda não estou bem, mas estou melhorando. No domingão do dia dos pais eu fui jantar com a minha filha Joana e escolhi um restaurante asiático. A comida estava deliciosa, mas me bateu mal!

Arroz Frito de Porco. Uma delícia. Mas apimentado, bateu esquisito.

Este fim de semana tive todo o tempo do mundo para assistir as 3 corridas do WSBK e confirmar que o Toprak Razgatlioglu não é deste mundo atual do WSBK. Ele bateu o recorde mundial, somando 13 vitórias seguidas no mundial, e a impressão é que esta conta vai para mais de 20.

O turco está imbatível na pista. Sua BMW, a moto mais feia do circuito, talvez não seja também a melhor, mas dane-se, ele está dominando os concorrentes sem a menor piedade. Ganhou corrida até com a moto sem uma asa, ultrapassa sem dó, faz o que quer. A moto é feia, por um comportamento que é chamado de pareidolia, tentamos ver rostos em tudo e a BMW tem uma cara de boca aberta esquisita, é alta, feia. Mas está melhorando, pois Van der Mark, um piloto que eu respeito muito, neste fim de semana andou bem mais perto da ponta.

Toprak simplesmente venceu as 3 corridas sem parecer fazer muita força, simplesmente toprakeando nas frenagens e botando prá frente. O tombo do Bautista ao tentar dar o X foi uma boa medida… não deu para o Bautista, que fez boas corridas de recuperação. Não se sabe porque largou tão mal, pois Petrux, outro Fênix, largou bem em todas as provas.

Petrux se arrebentou todo, quebrou dentes, maxilar, clavícula, estava todo fodido não tem muito tempo e agora está aí… beliscando pódiums e todo bonitão novamente. Incrível a medicina destes caras.

Eu li que a BMW pagou 18 milhões de dólares por todos os dados da Suzuki GSXR-RR de MotoGP. Comprou para dar algum uso e acho que finalmente teremos uma BMW na pista sem ser o carro madrinha. Quando as regras mudarem, em 2026, acho que a BMW irá para o MotoGP com uma moto de 4 cilindros em linha, como a Suzuki e como a própria BMW, levando Toprak para o Mundo dos GPs, que ele já disse que quer ir. Veremos.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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